Anda di halaman 1dari 11

A Comunidade dos pases de Lngua Portuguesa

Introduo:

Com este trabalho espero que todos fiquem a saber mais sobre A Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa.

A CPLP foi criada em 17 julho de 1996. A CPLP constituda pelos pases de lngua oficial portuguesa, como Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde; Moambique, Guin-Bissau, So Tom e Prncipe e Timor Leste. A CPLP guiada pelos seguintes princpios: O Defender e divulgar a Lngua Portuguesa O Cooperar a cultural, a econmica e a poltica.

Histria
A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal e So Tom e Prncipe. No ano de 2002, depois de conseguir a independncia, Timor-Leste foi acolhido como pas integrante. Na atualidade, so oito os pases integrantes da CPLP. Apesar da iniciativa, a CPLP uma organizao recente que busca pr em prtica os objectivos de integrao dos territrios lusfonos (portugueses). Em 2005, numa reunio em Luanda, Angola, a CPLP decidiu que no dia 5 de Maio seria comemorado o Dia da Cultura Lusfona pelo mundo. No decorrer da 6 Conferncia de Chefes de Estado e de Governo realizada em Bissau em julho de 2006, foram admitidos como dois observadores associados: a Guin Equatorial e as Maurcias. Na Cimeira de Lisboa, que teve lugar no dia 25 de julho de 2008, foi a vez da formalizao da admisso do Senegal como observador associado.

Membros
A CPLP formada por oito Estados soberanos cuja lngua oficial ou uma delas a lngua portuguesa. Eles esto espalhados por todos os cinco continentes habitados da Terra, uma vez que h um na Amrica, um na Europa, cinco na frica e um transcontinental entre a sia e a Ocenia. So eles: a Repblica de Angola, a Repblica Federativa do Brasil, a Repblica de Cabo Verde, a Repblica da Guin-Bissau, a Repblica de Moambique, a Repblica Portuguesa, a Repblica Democrtica de So Tom e Prncipe e a Repblica Democrtica de Timor-Leste.
Uruguai

Devido ao passado do Uruguai (que j foi territrio portugus e brasileiro), e ao crescente nmero de falantes na fronteira com o Brasil, o ensino do portugus se tornou obrigatrio a partir da 6 ano.

Galiza

Grandes filsofos e romanistas dizem que galego d origem da lngua portuguesa, o movimento reintegracionista galego defende que a Galiza entre na Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa(CPLP). Embora haja tentativas de personalidades e coletivos que defendam a integrao da Galiza na CPLP, s h quatro entidades a nvel nacional que a defendam: a Associao de Amizade Galiza-Portugal, a AGAL o Movimento Defesa da Lngua e o BNG, assim como, em Portugal e nos demais pases nos que este se encontra representado, o Movimento Internacional Lusfono.

Guin Equatorial e Maurcia

Alguns pases da frica tm idiomas derivados do portugus, graas presena portuguesa no continente desde o sculo XV. A Guin Equatorial e a Maurcia, apesar de falar outros idiomas (a Maurcia tem o ingls como lngua oficial, e a Guin Equatorial, o francs e o espanhol). Os seus governos buscaram, mesmo assim, obter o estatuto de Observador junto da CPLP. Na 6 Conferncia de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Bissau em Julho de 2006, a Repblica Maurcia e a Guin Equatorial obtiveram o estatuto de Observador Associado, e, na 7 Conferncia, em Lisboa em Julho de 2008, esto presentes pela primeira vez nessa qualificao. A Guin Equatorial decidiu, em 2007, adotar o portugus como lngua oficial para ascender, plenamente, ao estatuto de membro permanente da Comunidade num futuro prximo, o que aconteceu a partir de 1 de Janeiro de 2009.

Macau

Macau foi o ltimo territrio ultramarino portugus a ser descolonizado, sendo devolvido China em 1999. Ainda mantm vivos traos da cultura portuguesa. O portugus uma das lnguas oficiais deste territrio. O pedido para a obteno do estatuto de "Observador Associado" no foi ainda efectuado pelo Governo da Regio Administrativa Especial de Macau - RAEM, entretanto em 2006, durante o 2 Encontro Ministerial entre a China e os Pases de Lngua Portuguesa, o Secretrio ExecutivoAdjunto da CPLP, embaixador Tadeu Soares, em representao da CPLP endereou um convite ao Chefe do Executivo, Edmundo Ho Hau Wa, no sentido de a RAEM se tornar Observador Associado da Organizao.

Estrutura
A Comunidade regida pelo Secretariado Executivo, que estuda, escolhe e implementa planos polticos para a organizao. Fica localizada em Lisboa. O mandato do Secretrio Executivo dura dois anos, passvel de uma reeleio. A Conferncia dos Chefes de Estado e de Governo, bienal, estuda as prioridades e os resultados da CPLP. O plano de ao tomado pelo Conselho dos Ministros dos Negcios Estrangeiros e Relaes Exteriores, que acontece anualmente. H ainda encontros mensais do Comit de Concertao Permanente A bandeira da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa ostenta oito asas em formato de crculo. Cada uma dessas asas representa um membro da CPLP. Antes da filiao oficial de TimorLeste, havia sete asas.

Concluso:

Com este trabalho ficamos a saber quais os pases que pertencem a CPLP.

Bibliografia:
http://www.google.pt/search?hl=ptPT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=752&q=A+Comunidade+dos+pa%C3%ADses+ de+L%C3%ADngua+Portugesa&oq=A+Comunidade+dos+pa%C3%ADses+de+L%C3%ADngua+Port ugesa&gs_l=img.3...3616.34673.0.35986.49.13.3.33.36.0.174.1686.2j11.13.0...0.0...1ac.1.7.img.q46C TDhQD00

Anda mungkin juga menyukai