Anda di halaman 1dari 15

SOCIOLOGIA

AULA 1

Prof. Daniel Mota

Introduo

Sociologia Estuda as relaes sociais e as formas de associao, considerando as interaes que ocorrem na vida em sociedade.

A sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da diviso da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperao, competio e conflito na sociedade.

A sociologia como cincia


Como cincia, a Sociologia tem de obedecer aos mesmos princpios gerais vlidos para todos os ramos de conhecimento cientfico, apesar das peculiaridades dos fenmenos sociais quando comparados com os fenmenos de natureza e, consequentemente, da abordagem cientfica da sociedade.

Cincias Sociais
O comportamento humano muito complexo e diversificado. Cada indivduo recebe influncias de seu meio, forma-se de determinada maneira e age no contexto social de acordo com sua formao. O indivduo apreende com o meio, mas tambm pode transform-lo em sua ao social. Moral X tica

ENTRE A FILOSOFIA E A RELIGIO


Na Grcia Antiga, surgiram explicaes mitolgicos para alguns fenmenos sociais.
Festas Dionisacas, Complexos que surgiram com os Mitos; Surge o estudo sistemtico da sociedade humana: Prsocrticos e Sofistas; Plato (427-327 a.C.), autor de A Repblica; Aristteles (384-322 a.C.), escreveu a Poltica, autor da afirmao o homem nasce para viver em sociedade.

A reflexo terica sobre a sociedade se deu entre pensadores ligados igreja catlica. Santo Agostinho (354-430), por exemplo em seu livro A cidade de Deus, propunha normas para evitar o pecado na sociedade.

Os Pensadores Renascentistas
Com o renascimento, surgiram pensadores que abordavam os fenmenos sociais de maneira mais realista: Maquiavel, autor de O prncipe; Toms Morus, Utopia; Tomaso Campanella, Cidade do Sol; Francis Bacon, Nova Atlntida; Erasmo de Roterd, Elogio a loucura.

No sculo XVII, outros pensadores deram sua contribuio ao desenvolvimento das Cincias Sociais, um dos mais notveis foi o ingls Thomas Hobbes, autor de Leviat.

Vico e a nova cincia


Importante nesse processo de reflexo no-religiosa sobre a sociedade foi, no sculo XVIII, a obra de Giambattista Vico, A nova cincia. Segundo Vico, a sociedade se subordina a leis definidas, que podem ser descobertas pelo estudo e pela observao objetiva.

O mundo social , com toda certeza, obra do homem


Conceito revolucionrio para poca.

Alguns anos depois Jean-Jacques Rousseau reconheceu a influncia decisiva da sociedade sobre o indivduo. O contrato social, de Rousseau afirma que O homem nasce puro, a sociedade que o corrompe
Hoje, sabe-se que o indivduo tambm influencia e modifica o meio em que vive ao agir sobre ele.

O Iluminismo
Movimento revolucionrio, cujas as ideias influenciaram muitos movimentos polticos e sociais: - distanciamento da religio.
A independncia dos Estados Unidos e os princpios que constam na constituio americana tiveram origem nos ideais do iluminismo

A Revoluo Francesa foi sem duvida o acontecimento que mais longe levou os princpios iluministas, ao proclamar e estabelecer com alcance universal os direitos a igualdade e liberdade individuais.
Elaborao do primeiro documento social: Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado
Definir o comportamento das pessoas

Cientificismo; Darwinismo Social.

Revoluo Industrial
Ao longo do sec. XIX, com a Revoluo Industrial intensificando-se em diversos pases da Europa e nos EUA, causou profundas transformaes sociais.
Milhes de pessoas deixaram o trabalho na agricultura e passaram a empregar-se como assalariados em fabricas e viver nas cidades. O governo, a economia, a educao, a famlia passaram por grandes mudanas.

A natureza e a sociedade podiam agora ser analisadas com os instrumentos da razo, e no mais sob a luz da religio, as bases cientficas estavam plantadas para a observao e o estudo sistemtico dos fatos sociais, isto , da sociedade humana.

Anda mungkin juga menyukai