Anda di halaman 1dari 24

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO A NECESSIDADE DE OXIGENAO

ROTEIRO DE ESTUDO Anatomia e fisiologia do aparelho respiratrio; Fisiologia da respirao ( fases, regulao e ciclos respiratrios); Fatores que afetam a oxigenao: fisiolgicosdesenvolvimentais- comportamentais- ambientais; Sinais e sintomas do no atendimento da necessidade de oxigenao; Conceitos bsicos da assistncia de enfermagem; Assistncia de enfermagem; Oxigenoterapia (tcnicas de enfermagem).

1-FISIOLOGIA DA RESPIRAO
CONCEITO DE RESPIRAO
a troca de gases entre o organismo vivo e o seu meio ambiente. O O2 inspirado e o CO2 expirado enquanto a respirao interna ocorre a nvel celular.

ANATOMIA

FASES VENTILAO o processo de movimento dos gases para dentro e para fora dos pulmes e exige: coordenao muscular, propriedade elstica do pulmo/trax e inervao intacta. *Inspirao caixa torcica diminuio da presso pelo aumento da entrada de ar.

*Expirao caixa torcica

aumento da presso pela diminuio da sada de ar.

VENTILAO

PERFUSO Refere-se ao volume de sangue contido ao nvel dos capilares alveolares. A circulao pulmonar proporciona ao sangue venoso misto que sai do ventrculo direito do corao uma chance de troca gasosa antes de retornar ao trio esquerdo

VENTILAO X PERFUSO A eficincia mxima na troca gasosa entre sangue e alvolo ocorre quando a ventilao e a perfuso correspondem igualmente.

PERFUSO

DIFUSO

o movimento das molculas de uma rea de alta concentrao para outra, de baixa concentrao. A difuso dos gases respiratrios acontece ao nvel da membrana alvolo-capilar. O transporte de oxignio depende: *Quantidade de O2 que entra nos pulmes(ventilao); *Fluxo sanguneo para os pulmes e tecidos(perfuso) *Freqncia de difuso. O Transporte do dixido de carbono ocorre sob a forma de ons bicarbonato.

DIFUSO

REGULAO DA RESPIRAO

Regulao neurolgica realizada pelo SNC (bulbo e ponte) determinando a freqncia, profundidade e ritmo respiratrio.

Regulao qumica a taxa de substancias qumicas, principalmente dixido de carbono e ons hidrognio influenciam na freqncia e profundidade da respirao.

REGULAO DA RESPIRAO

O aumento do PCO2 Estimula o bulbo

diminui o PH aumento da FR / profundidade.

A diminuio do PO estimula corpos carotdeos e artico aumento da freqncia e profundidade.

CICLOS RESPIRATRIOS Pulmonar ou externo- compreende a penetrao do ar nos pulmes, as trocas de gases nos alvolos (hematose). Sanguneo ou intermedirio- responsvel pelo transporte de gases (O2 e CO2) dos pulmes para os tecidos e vice versa Tecidual ou interno- Catabolismo aerbico, troca dos gases ao nvel dos tecidos.

2.0 FATORES QUE AFETAM A OXIGENAO

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Fisiolgicos

Distrbio que afeta o funcionamento crdio-pulmonar; Diminuio da capacidade de transporte de O2 : anemia e inalao txica; Diminuio da concentrao de oxignio inspirado(obstruo das vias areas, elevao da altitude e diminuio da inspirao). Diminuio do volume de sangue circulante(hipovolemia) devido a perdas de lquidos extracelular); Aumento da taxa metablica( gestao, cicatrizao, febre etc); Distrbios que afetam o movimento da parede torcica (gestao, obesidade, traumas etc)


1. 2.

Fatores desenvolvimentais
Lactentes Prematuros; Crianas e idosos

Fatores comportamentais
influenciar a funo respiratria

A nutrio, o exerccio fsico, tabagismo, estresse e o abuso de substncias txicas so fatores que podem

Fatores ambientais

A poluio urbana e poluentes ocupacionais afetam a oxigenao adequada.l

3-SINAIS E SINTOMAS DO NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE OXIGENAO

Hipoxia ou hipxemia - Diminuio da presso parcial do oxignio (PO2= 80% a 100%); Cianose- Cor azulada das extremidades e mucosas devido a grande quantidade de hemoglobina reduzida; Hipercapenia- Aumento da PCO2 no sangue acima dos nveis consideradas normais ( PCO2= 35 a 45 mmHg); Hipocapenia- Diminuio da PCO2 abaixo dos nveis normais; Dispinia- Dificuldade de respirao; Apnia_ Ausncia de movimentos respiratrios; Taquipnia- Aumento da freqncia respiratria.

3-SINAIS E SINTOMAS DO NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE OXIGENAO


Bradpinia-Diminuio da freqncia respiratria; Hemoptise- Escarro sanguinolento; Tosse-Expulso sbita, audvel do ar dos pulmes Dor torcica avaliar a localizao, durao, radiao e freqncia; Modificao do estado mental Siblios- Som de alta intensidade e agudo causado pela movimentao do ar em alta velocidade pelas vias areas estreitadas,

4- PRINCPIOS GERAIS DA ASSISTNCIA RESPIRAO


A respirao a troca de gases entre o organismo vivo e o seu meio ambiente; Todas as clulas vivas necessitam de oxignio; As vias areas precisam permanecer livre para que a respirao ocorra; Os movimentos dos msculos proporcionam a fora fsica essencial para a respirao; A hidratao adequada essencial a respirao; A expanso incompleta dos pulmes pede resultar em atelectasia.

5-CONCEITOS BSICOS DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM


Prevenir condies no ambiente externo que predispem um suprimento deficiente de oxignio;
Proteger os pacientes da falta de oxignio local ou generalizada; Executar medidas para manter a ventilao ou aumentar os suprimentos de oxignio disponveis para a absoro.

6-ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM
Manuteno da permeabilidade das vias areas:
Estimular a tosse; Realizar aspirao; Retirar corpos estranhos; Posicionamento correto do cliente;
Hidratao adequada; Umidificao; Nebulizao

Mobilizao de secrees pulmonares:

6-ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Manuteno ou promoo da expanso pulmonar:


Posicionamento; Encaminhar para fisioterapia.

Manuteno e promoo da oxigenao


Oxigenoterapia quando prescrita( cnula nasal, cateter nasal, mscara facial, ventilao mecnica).

AVALIAO DOS GASES NO SANGUE ARTERIAL


PH= 7,3-7,45 PO2= 80-100% Sat. O= 95-100% PCO2= 35-45mmHg HCO2= 22-26 mEg/l

7-Oxigenoterapia
CONCEITO
Consiste na administrao de oxignio numa concentrao de presso superior a encontrada na atmosfera. O objetivo de fornecer transporte adequado de oxignio no sangue ocasionando a diminuio do trabalho respiratrio e do estresse sobre o miocrdio.

DISPOSITIVOS DE ADMINISTRAO: *Baixo fluxo: cnula nasal, mscara simples. *Alto fluxo: Mscara de venturi, colar de traqueostomia, tubo T, tenda facial e respirador.

Anda mungkin juga menyukai