Anda di halaman 1dari 12

METODOLOGIA DA PESQUISA Para que?

O homem um ser curioso. Faz perguntas... Quer explicaes para entender o universo...Como?

Como explicar o universo?


-

Sem explicao espanto, medo?

Desde o princpio da civilizao, o homem tem se esforado para entender o mundo que o cerca: tenta conhecer e entender a realidade circundante.

Age sobre a natureza, para torn-la mais adequada s suas necessidades. Enquanto age sobre a natureza constri CONHECIMENTOS.

Na medida em que o ser humano enfrenta os desafios para adquirir o conhecimento, ele experimenta e transforma a natureza e amplia e desenvolve suas necessidades.
O permanente acmulo de conhecimentos sobre a natureza e o comportamento social e de aes racionais capazes de transform-la, compe o universo de idias que hoje denominamos de CINCIA.

METODOLOGIA DA PESQUISA

um conjunto de abordagens, tcnicas e processos utilizados pela cincia para formular e resolver problemas de aquisio objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemtica.

UNIVERSIDADE < >ENSINO SUPERIOR 1. espao para aquisio do conhecimento, 2. exerccio para desenvolvimento de pesquisas, 3. adquirir competncia para o desenvolvimento das cincias: a cincia das Letras, a cincia das Artes, a cincia da Economia, a cincia da Medicina, a cincia das Engenharias a cincia dos Sistemas de Informao....

Por que o nome UNIVERSIDADE?...

Qual o papel da UNIVERSIDADE?


Desenvolver: ENSINO PESQUISA EXTENSO O que isso?....

Metodologia da Pesquisa = subsdio para fornecer os pressupostos do trabalho de pesquisa, para a construo do conhecimento.

Na Metodologia da Pesquisa podemos Conhecer as normas cientficas elaboradas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) para aplicar na construo do conhecimento, na pesquisa, na elaborao de trabalhos acadmicos

Metodologia = Abordagem das normas consagradas pelo uso entre os cientistas e pesquisadores referente :

estrutura e apresentao tcnicas de pesquisa elaborao da pesquisa desenvolvimento de mecanismos mentais que se desencadeiam atravs do processo reflexivo.

na escola (em todos os nveis de formao at a universidade) que se processa a aquisio do conhecimento sistematizado. O desenvolvimento do conhecimento sistematizado condio humana para a sobrevivncia no mundo contemporneo.

A UNESCO estabeleceu para as escolas um grande desafio para o III Milnio:

desenvolver na educao quatro pilares fundamentais.

Algum sabe quais so esses PILARES que a escola deve desenvolver?.....

PILARES DA EDUCAO

Aprender a conhecer construir conhecimentos suficientes e abertos que possibilitam adquirir novos conhecimentos de acordo com as novas necessidades. Aprender a fazer adquirir competncias para enfrentar novas situaes.
Aprender a conviver - desenvolver a habilidade de compreender o outro, preparar-se para gerir os conflitos na elegncia, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreenso recproca e da paz. Aprender a ser - para melhor desenvolver a personalidade, para agir cada vez com maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal.

Anda mungkin juga menyukai