Anda di halaman 1dari 24

CONSTITUCIONALISMO

Aula 2 - continuao

CONSTITUCIONALISMO
Conceito: como se denomina o movimento social, poltico e jurdico e at mesmo ideolgico, a partir do qual emergem as Constituies Nacionais. constituir-se parte do estabelecimento de normas fundamentais de um ordenamento jurdico de um Estado, localizadas no topo da pirmide normativa, ou seja, sua constituio.

CONSTITUCIONALISMO
Termo Jurdico: Reporta-se a um sistema normativo, baseado na Constituio, e que se encontra acima dos detentores do poder.

Constitucionalismo - um Sistema Poltico que se embasa no regime constitucional. Regime Constitucional - Diz-se respeito Constituio; que est de acordo com o que a Lei Magna determina, que tem respaldo nela.

CONSTITUCIONALISMO
Uadi Bulos = dois significados diferentes: em sentido amplo, significa o fenmeno relacionado ao fato de todo Estado possuir uma Constituio em qualquer poca da humanidade, independentemente do regime poltico adotado ou do perfil jurdico que se lhe pretenda atribuir; em sentido estrito, significa a tcnica jurdica de tutela das liberdades, surgida nos fins do sculo XVIII, que possibilitou aos cidados o exerccio, com base em Constituies escritas, dos seus direitos e garantias fundamentais, sem que o Estado lhes pudesse oprimir pelo uso da fora e do arbtrio.

CONSTITUIO
Conceito -Lei Magna, lei fundamental de um pas, cdigo poltico que traz os princpios e as normas que definem e organizam os poderes do Estado soberano. Conjunto sistemtico de dispositivos jurdicos que determinam a forma de governo institui os poderes pblicos, regulando suas funes, assegurando seus direitos e deveres essenciais, a liberdade individual dos cidados e estabelecendo relaes de natureza poltica entre governantes e governados.

A ORIGEM HISTRICA DO DIREITO CONSTITUCIONAL


surge num momento o final do sculo XVIII e num contexto a Europa Ocidental e a Amrica do Norte em que o Estado estava firmemente consolidado como forma de organizao tpica da comunidade poltica. A origem e a histria do Direito Constitucional est associada, portanto, ao surgimento e a evoluo do Estado. O Direito Constitucional transforma o Estado / Nao em uma organizao jurdico Poltico fundamental.

O CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
O nascimento do Brasil se deu sob o signo do constitucionalismo. A evoluo histrica do constitucionalismo no Brasil coincide com as transformaes substanciais do prprio Estado. A prtica do nosso constitucionalismo se esboou, sem sucesso, com o movimento revolucionrio ocorrido em Pernambuco, em 1817, de inspirao republicana.

O CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
1) 1824: aps a independncia do Brasil ocorreu uma intensa disputa entre as principais foras polticas pelo poder.

- Nome do pas Imprio do Brasil - Carta outorgada (imposta, apesar de aprovada por algumas cmaras municipais da confiana de D. Pedro I). - Estado centralizado / Monarquia hereditria e constitucional . -Quatro poderes (Executivo / Legislativo / Judicirio / Moderador (exercido pelo imperador) - O mandato dos senadores era vitalcio -Voto censitrio (s para os ricos) e em dois graus (eleitores de parquia / eleitores de provncia) - Estado confessional (ligado Igreja catolicismo como religio oficial) - Modelo externo monarquias europias restauradas (aps o Congresso de Viena)

CARACTERSTICAS:

O CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
2) 1891 : Logo aps a proclamao da repblica predominaram interesses ligados oligarquia latifundiria, com destaque para os cafeicultores. Essas elites influenciando o eleitorado ou fraudando as eleies ("voto de cabresto") impuseram seu domnio sobre o pas ou coronelismo.
CARACTERSTICAS:

Nome do pas Estados Unidos do Brasil Carta promulgada (feita legalmente) Estado Federativo / Repblica Presidencialista Trs poderes (extinto o poder moderador) Voto Universal (para todos / muitas excees, ex. analfabetos) Estado Laico (separado da Igreja) Modelo externo constituio norte-americana

O CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
3) 1934 : Os primeiros anos da Era de Vargas caracterizaram-se por um governo provisrio (sem constituio). S em 1933, aps a derrota da Revoluo Constitucionalista de 1932, em So Paulo, que foi eleita a Assemblia Constituinte que redigiu a nova constituio.
CARACTERSTICAS:

- Nome do pas Estados Unidos do Brasil - Carta promulgada (feita legalmente) - Reforma Eleitoral introduzidos o voto secreto e o voto feminino. - - Criao da Justia do Trabalho Leis Trabalhistas jornada de 8 horas dirias, repouso semanal, frias remuneradas (13 salrio s mais tarde com Joo Goulart). - Foi a de menor durao / j em 1935, Vargas suspendia suas garantias atravs do estado de stio.
Obs.: Vargas foi eleito indiretamente para a presidncia

O CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
4) 1937 : Como seu mandato terminaria em 1938, para permanecer no poder Vargas deu um golpe de estado tornando-se ditador. Usou como justificativa a necessidade de poderes extraordinrios para proteger a sociedade brasileira da ameaa comunista ("perigo vermelho") exemplificada pelo plano Cohen (falso plano comunista inventado por seguidores de Getlio).O regime implantado, de clara inspirao fascista, ficou conhecido como Estado Novo.
CARACTERSTICAS: - Nome do pas

Estados Unidos do Brasil. - Carta outorgada (imposta) - Inspirao fascista regime ditatorial, perseguio e opositores, interveno do estado na economia. - Abolidos os partidos polticos e a liberdade de imprensa. - Mandato presidencial prorrogado at a realizao de um plebiscito (que nunca foi realizado) - Modelo externo Ditaduras fascistas (ex., Itlia, Polnia, Alemanha)

O CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
5) 1946 : Devido ao processo de redemocratizao posterior a queda de Vargas fazia-se necessria uma nova ordem constitucional. Da o Congresso Nacional, recm eleito, assumir tarefas constituintes. CARACTERSTICAS: - Nome do pas Estados Unidos do Brasil - Carta promulgada (feita legalmente) - Mandato presidencial de 5 anos (quinqnio) - Ampla autonomia poltico-administrativa para estados e municpios. - Defesa da propriedade privada (e do latifndio) - Assegurava direito de greve e de livre associao sindical - Garantia liberdade de opinio e de expresso. - Contraditria na medida em que conciliava resqucios do autoritarismo anterior (interveno do Estado nas relaes patro x empregado) com medidas liberais(favorecimento ao empresariado).

O CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
6) 1967 : Essa constituio na passagem do governo Castelo Branco para o Costa e Silva, contexto no qual predominavam o autoritarismo e o arbtrio poltico. Documento autoritrio e constituio de 1967 foi largamente emendada em 1969, absorvendo instrumentos ditatoriais como os do AI-5 (ato institucional n 5) de 1968.

CARACTERSTICAS: - Nome do pas Repblica Federativa do Brasil - Documento promulgado (foi aprovado por um Congresso Nacional mutilado pelas cassaes) - Confirmava os Atos Institucionais e os Atos Complementares do governo militar.
Obs.: reflexo da conjuntura de "guerra fria" na qual sobressaiu a "teoria da segurana nacional" (combater os inimigos internos rotulados de subversivos (opositores de esquerda)

O CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
7) 1988 "Constituio Cidad" : Desde os ltimos governos militares (Geisel e Figueiredo) nosso pas experimentou um novo momento de redemocratizao, conhecido como abertura. Esse processo se acelerou a partir do governo Sarney no qual o Congresso Nacional produziu nossa atual constituio.

CARACTERSTICAS: - Nome do pas Repblica Federativa do Brasil - Carta promulgada (feita legalmente) - Reforma eleitoral (voto para analfabetos e para brasileiros de 16 e 17 anos) - Terra com funo social (base para uma futura reforma agrria?) - Combate ao racismo (sua prtica constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso) - Garantia aos ndios da posse de suas terras (a serem demarcadas) - Novos direitos trabalhistas reduo da jornada semanal, seguro desemprego, frias remuneradas acrescidas de 1/3 do salrio, os direitos trabalhistas aplicam-se aos trabalhadores urbanos e rurais e se estendem aos trabalhadores domsticos.

Brasil : Origem
A forma federativa do Estado teve sua origem nos Estados Unidos. As treze colnias britnicas da Amrica ao se tornarem independentes, estabeleceram um pacto de colaborao para se protegerem das ameaas da antiga metrpole. Todavia, neste pacto havia o direito de secesso (direito de retirada), que os tornava fragilizados. Para solucionar esse problema, os Estados estabeleceram uma forma federativa de estado em que no se permitiria mas o direito de secesso. Assim, os Estados cederam parte da sua soberania para um rgo central, formando os Estados Unidos da Amrica.

Brasil :Movimentos
Movimento centrpeto (de fora para dentro): Os Estados cederam parcela de sua soberania formando um rgo central. Federao dos Estados Unidos. Movimento centrfugo (do centro para fora): O Estado unitrio descentralizou-se. Federao do Brasil.

O federalismo brasileiro chamado de Federalismo atpico, pois no resultou de um processo de agregao daquilo que era separado, mais sim de um processo de desagregao do Imprio, transformando as provncias em Estados.

Brasil : Caractersticas
- Descentralizao poltica: Os entes da federao possuem autonomia. - Constituio rgida como base jurdica: As competncias dos entes da federao esto estabelecidas numa constituio rgida. - Inexistncia do direito de secesso: No se permite o direito de retirada de algum ente da federao, tanto que a tentativa de retirada enseja a interveno federal.
Conforme o princpio da indissolubilidade do vnculo federativo, a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal (art. 1 da CF). No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de estado (art. 60, 4, I da CF).

- Soberania do Estado Federal: Enquanto os estados so autnomos entre si, nos termos da Constituio Federal, o Pas soberano. - Auto-organizao dos estados-membros: Os Estados organizamse atravs da elaborao das constituies estaduais. - rgo representativo dos estados-membros: Senado. - rgo guardio da Constituio: Supremo Tribunal Federal.

Brasil: Federao
Federao uma forma de estado caracterizada pela existncia de duas ou mais ordens jurdicas que incidem simultaneamente sobre o mesmo territrio sem que se possa falar em hierarquia entre elas, mas em campos diferentes de atuao.

Componentes da Repblica Federativa do Brasil:


A Repblica Federativa do Brasil formada pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrtico de Direito... (art. 1 da CF). A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta constituio (art. 18 da CF).

Fundamentos da Repblica Federativa do Brasil:


- Soberania (art. 1, I da CF): a Repblica Federativa do Brasil (conjunto formado pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) que possui soberania e no a Unio. - Cidadania (art. 1, II da CF). - Dignidade da pessoa humana (art. 1, III da CF). - Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa (art. 1, IV da CF). - Pluralismo poltico (art. 1, V da CF).

Objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil:


Construir uma sociedade livre, justa e solidria (art. 3, I da CF). Garantir o desenvolvimento nacional (art. 3, II da CF). Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais (art. 3, III da CF):

A EC 31/00 criou o Fundo de Combate e Erradicao da Pobreza para vigorar at 2010. Tal fundo deve ser regulamentado por lei complementar, contando em seu Conselho Consultivo e de Acompanhamento com representantes da Sociedade Civil.
Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao (art. 3, IV da CF.

Princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais: Independncia nacional (art. 4, I da CF). Respeito aos dos direitos humanos (art. 4, II da CF). Autodeterminao dos povos (art. 4, III da CF). No-interveno (art. 4, IV da CF). Igualdade entre os Estados (art. 4, V da CF). Defesa da paz (art. 4, VI da CF).

Princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais:


- Soluo pacifica dos conflitos (art. 4, VII da CF). - Repdio ao terrorismo e ao racismo (art. 4, VIII da CF). - Cooperao ente os povos para o progresso da humanidade (art. 4, IX da CF). - Concesso de asilo poltico (art. 4, X da CF): Asilo poltico o acolhimento de estrangeiro que est sofrendo perseguio geralmente do seu prprio pas, em razo de dissidncia poltica, livre manifestao do pensamento ou ainda, crimes relacionados coma segurana do Estado que no configurem delitos no direito penal comum.

Princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais:


A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica e social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes (art. 4, pargrafo nico da CF). Desta forma, o Brasil assinou o Tratado de Assuno (1991) juntamente com a Argentina, Paraguai e Uruguai, formando o Mercosul (Mercado Comum do Sul). O processo integracionista compreende trs etapas, o livre comrcio (eliminao das barreiras ao comrcio entre os membros), a unio aduaneira (aplicao de uma tarifa externa comum ao comrcio com terceiros pases) e o mercado comum (livre circulao de fatores de produo). O Mercosul encontra-se na segunda fase. O Protocolo de Ouro Preto (1994) reconheceu a personalidade de direito internacional ao Bloco.

Anda mungkin juga menyukai