Anda di halaman 1dari 41

Grandes Temas da Biotica

Experimentao Animal

O que Experimentao Animal?


Experimentaes animais so estudos com o objetivo fornecer conhecimentos e possveis benefcios eles prprios e a sade humana. Esses experimentos so comumente chamados vivisseco, mesmo que no envolva cortar um corpo vivo.

J na pr-histria homem mostrava interesse biolgico ao observar e retratar animais e plantas. Grandes cientistas da poca, como Aristteles e Hipcrates, realizaram estudos utilizando animais. Hoje em dia, quase todas as experincias cientficas so realizadas em animais.

Os testes podem ter diversos fins, como a explorao biolgica, ensino e outros.
Quanto aos tipos, importante ressaltar que os testes so aplicados para testar produtos, demonstrar tcnicas ou confirmar ou refutar certas hipteses e a sua elaborao no leva em considerao os sentimentos do animal que servir de cobaia ou modelo.

Em testes de irritao ocular, por exemplo, produtos so aplicados diretamente nos olhos de coelhos.

Experimentao ou tortura?

Animais Utilizados
De um modo geral os animais so escolhidos de acordo com a sua semelhana com a rea s ser estudada no ser humano. O Animal Welfare Act, lei que regulamenta a experimentao animal nos EUA, estima entre 17 e 70 de animais sejam torturados e mortos anualmente em laboratrios. Este nmero no inclui aves, camundongos e ratos. Segundo dados divulgados camundongos, hamsters, ratos, porquinhos da ndia, constituem cerca de 90% dos animais utilizados em pesquisas.

Sencincia Animal
Muitas pessoas maltratam animais por acreditarem que eles no sente dor, medo, e no esto conscientes do que est acontecendo. Porm a sencincia pode ter evoludo h muito tempo e estar distribuda de maneira muito mais ampla atravs das espcies animais. Uma coisa certa, porm: no exclusividade nossa. Os cientistas afirmam que pelo menos os animais vertebrados certamente sentem.

A experimentao animal um direito integral e absoluto. O fisiologista no um homem do mundo, um sbio, um homem que est empenhado e absorto por uma ideia cientfica que prossegue, no ouve o grito dos animais, nem v o sangue que escorre. S v a sua vida e s repara nos organismos que lhes escondem problemas que ele quer descobrir (Claude Bernard, 1813-1878)

O MUNDO SEM EXPERIMENTAO ANIMAL

Na antiguidade era aceitvel fazer experimentos com corpo de criminosos. Na idade mdia, no s o corpo humano era considerado sagrado como a igreja no via com bom olhos as medidas higinicas e a Medicina: Tertuliano dizia que o Evangelho tornava desnecessria a especulao cientfica. Para So Gregrio de Tours, era blasfmia consultar mdico em vez de ir tumba de So Martinho. So Jernimo dizia que quem se lavou no sangue de Cristo no precisava se lavar de novo.

Mundo Moderno
Algumas pesquisas, financiadas e incentivadas por governos e instituies cientficas, so criminosas:
O exemplo mais dramtico de todos foi a Alemanha, na poca no Nazismo. Menguelli castrou os adolescentes judeus para ver se nascia novo pnis; e arrancou a pele morena das jovens judias para ver se nascia uma pele branca.

Sociedades Indgenas
Podemos sonhar com uma sociedade sem sofrimento e sem tortura, como a dos indgenas, que baseada em remdios naturais e prticas mgicas. Porm, a expectativa de vida de um ndio de, no mximo, 48 anos.

O MUNDO COM EXPERIMENTAO ANIMAL

O enriquecimento cientfico e tecnolgico das cincias biomdicas em muito se desenvolveu graas experimentao animal, como os estudos da raiva, de anestsicos, cirurgias cardacas, transplantes, oncologia, antibiticos, engenharia gentica e outras.

Mtodos Alternativos
Mtodos alternativos so procedimentos utilizam os 3 erres:

Substituir o uso de animais em experimentos reduzirem o nmero de animais necessrios ou Refinam a metodologia, de forma a diminuir a dor ou desconforto
sofrido pelos animais.
A seguir, sero mostrados alguns destes caminhos: Tecnologia In Vitro Uso de vdeos, programas de computador e modelos no ensino Trabalho clnico em animais voluntrios Auto-experimentao

Aspectos Legais
No Brasil h diversas leis que regulam a relao entre homens e animais no pas. As principais: - Decreto Lei N 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais. - Lei Federal N 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a "Lei dos Crimes Ambientais".

No Brasil, foram criados comits de tica para assegurar que a lei cumprida, mas existem apenas 14 instituies possuem Comisses de tica no Uso de Animais no pas inteiro, pois no existe um cadastro nacional e nenhuma forma de regulamentao vigente no momento.

Discusso

PONTOS FAVORVEIS: OS PRTICOS


Os animais usados em pesquisas tm um tratamento mdico melhor que grande parte dos seres humanos. Se voc no pode fazer esse tipo de experimentao, ningum mais vai tomar vacina, por exemplo. a fisiologia no teria avanado se no fossem experimentos com animais vivos. Entre o sofrimento e de alguns animais e o da Humanidade, qual voc escolhe?

PONTOS CONTRAS: OS MORALISTAS


possvel reproduzir a maioria dos experimentaes animais de uma maneira tica Os animais tem sentimentos, sensaes e conscincia similares as dos seres humanos Sem crueldade nas pesquisas, a humanidade continuaria evoluindo, embora de maneira mais lenta.

Porque tanto af em acrescentar a vida humana mais meia-dzia de anos a qualquer custo se no final todos nos iremos morrer?

Anda mungkin juga menyukai