Anda di halaman 1dari 178

Rio de Janeiro

Gabriela Pimenta Karine Gomes Talyta Galgane

Breve Histrico
No sculo XVI, os franceses fundaram a France Antarctique em uma ilha da Bahia de Guanabara Em 1565 os portugueses ocuparam as alturas do morro do Castelo. Com a transferncia da Corte portuguesa para o Brasil (1808), a densa cidade colonial recebe 15 mil portugueses e sua expanso vai em direo zona Norte e ao interior da bahia.

Breve Histrico
A abolio, a Repblica e o incio da industrializao, demandam profundas transformaes, iniciadas pelo prefeito Pereira Passos (1902-1906) e o Plano Diretor de Alfred Agache (1925-1930). 3 mil imveis so demolidos, para a abertura da Avenida Central, que liga o novo Porto Avenida Beira-Mar, de acesso A Zona Sul. O Rio embeleza-se inspirados nos Bulevares arborizados da Paris de Haussman (saneamento e embelezamento da cidade). Alargamento da Avenida Getlio Vargas (1940), ocasionou a demolio de outras muitas construes histricas.

Breve Histrico
Desapario de vrios morros no centro, abrindo espaos livres para a implantao de lojas comerciais, escritrios e edifcios pblicos. Entre 1920 e 1950, a terra dos morros do Senado, do Castelo que continha as principais igrejas e conventos coloniais e de Santo Antnio, ficou derramada sobre a bahia, surgindo ali o aeroporto de Santos Dumont e o Aterro de Flamengo.

Breve Histrico
Com o desenvolvimento da estrada de ferro e as primeiras fbricas implantadas na capital, a zona Norte se converteu no espao proletrio, que deslocou a burguesia para a costa da Zona Sul.

Breve Histrico
Primeiro, nos bairros ao largo da bahia Flamengo e Botafogo

Breve Histrico
Finalmente em direo Copacabana, Ipanema, Leblon.

Av. Princesa Isabel.

Breve Histrico
Prolongando-se na segunda metade do sculo XX, em direo de So Conrado e da Barra de Tijuca, atual Miami carioca.

Breve Histrico
1920 e 1930 - Lapa emergiu como bero da boemia carioca 1936 - o Ministrio de Educao e Cultura foi um dos representantes do Movimento Moderno. At 1960, data em que o sistema administrativo da nao se mudou para Braslia

1964: remoo das favelas das reas mais valorizadas da Zona Sul.
1970/1980 : "Preservao Urbana alterao da orientao das aes: preservar/revitalizar. Ex: corredor cultural

Breve Histrico
Em 1969 Lcio Costa cria Plano Piloto da Barra da Tijuca Implantao da BR paralela a praia e no eixo de penetrao em direo a jacarepagua, havia a via 11. J havia na poca um projeto de um centro urbano proposto por Niemeyer que Lucio Costa levou em considerao, ele estava num extremo, no outro extremo (a 20 km) constituiu-se outro centro urbano e um centro metropolitano internamente Lucio Costa Crescimento urbano aliado s questes ambientais

1970/1980
"Preservao Urbana alterao da orientao das aes: preservar/revitalizar. Ex: corredor cultural

1990 Planejamento estratgico 1993 Projeto Favela Bairro, Projetos: Rio cidade, de habitao e cultura da Lapa. Lei do uso residencial/1994

Plano Estratgico
Elaborado entre dezembro de 1993 e setembro de 1995, o Plano pode ser definido como um exerccio de planejamento da cidadania organizada. Incorpora, em suas estratgias, as dimenses do uso sustentvel dos recursos e da preservao e recuperao da qualidade ambiental como cruciais para o desenvolvimento do objetivo comum ou "misso da cidade". Contou com a participao dos setores sociais relevantes, como empresariado, setor acadmico, ONG's, movimentos sociais de base e os trs nveis de governo. Cerca de 800 pessoas participaram do processo.

Plano Estratgico
O Plano Estratgico foi uma iniciativa conjunta do governo local (Prefeitura) e dos setores empresariais, preocupados com a deteriorao da qualidade de vida, com a imagem interna e externa da cidade e com as repercusses negativas sobre a competitividade e capacidade do Rio em atrair e gerar empreendimentos.
A tecnologia para a sua elaborao seguiu o padro definido pela cidade de Barcelona dentro de um conceito de plano participativo. O resultado prtico de todo o processo foi que, dos 162 projetos e aes priorizados, em que cerca de 90% foram realizados ou em processo de implantao.

Barra da Tijuca

Barra da Tijuca
Desde o sculo XVI, uma complexa histria de batalhas judiciais e posses irregulares. Assim, no sculo XX com a intensa verticalizao da Zona Sul, e o perfil de moradia de alguns de seus bairros modificados, iniciado o interesse por essa outra poro do litoral carioca.

Barra da Tijuca
1930, a Barra j dispunha de alguns loteamentos, mas que se davam de forma bem esparsa.(casas de veraneio para lazer) 1964 Abertura de sua estrutura viria e acumulao de capital.H uma fuga das classes altas para esses locais, principalmente nas dcadas de 70 e 80. Passam a viver, onde gostariam de passar as frias

Barra da Tijuca
1969, temendo que o bairro crescesse desordenadamente, Lcio Costa contratado para realizar a elaborao de um plano urbanstico para a regio. Este previa conciliar a expanso da malha urbana com a preservao da natureza.

Croqui do Plano Piloto para a urbanizao da Barra da Tijuca, do arquiteto Lucio Costa.

Barra da Tijuca
1972, construido do Elevado das Bandeiras, que inclua os tneis Dois Irmos, Jo e So Conrado, que fariam a ligao da Barra com a Zona Sul;

Barra da Tijuca
Os grandes empreendimentos imobilirios vinham se espalhando e atraiam cada vez mais a elite scio-econmica da cidade. neste contexto, que surgem os primeiros condomnios exclusivos, que cresciam especialmente devido a problemtica da segurana que vinha se intensificando na cidade Logo em seguida, inicia-se a construo de shopping centers e hipermercados, que servem como extenso desses condomnios, no que diz respeito a auto-segregao.

Centro de Negcios
Empreendimentos comerciais : recriaes cenogrficas. Ex: Barra World Shopping - inspirado no Epcot Center faz referencia a diferentes paises europeus

Centro de Negcios
Recriao da cidade tradicional mas com ruas e passeio privados, sobrado de dois ou trs pavimentos do a sensao de estar na condio de pedestre e no mais de consumidor de um shopping. Ex: Centro Comercial Downtown

Centro de Negcios
A prpria denominao dos empreendimentos na Barra nos remete para longe: Shopping New York City Center arquitetura inspirada na ilha de Manhattan, contando com uma rplica da Esttua da Liberdade

Barra da Tijuca
Nos anos 80, se assiste a um crescente processo de favelizao que acontecesse concomitantemente com a construo de grandes centros empresariais nos anos de 1990, o que consolida de vez a ocupao do bairro, sem grandes preocupaes com as classes menos favorecidas que ali se instalavam.

favela em crescimento apenas passando pela Avenida das Amricas

Projeto Corredor Cultural - 1979


Se existe a figura do corredor de trfego, por que no poderia existir um corredor cultural? (PINHEIRO, 2002), e o nome se consagrou.

Projeto Corredor Cultural 1979-1984


Utilizao da cultura como estratgia principal para a reverso do processo de descaracterizao da rea Constituiu-se em uma experincia precursora e paradigmtica das chamadas intervenes de preservao/revitalizao urbanas.

SAARA
A Sociedade dos Amigos e das Adjacncias da Rua da Alfndega, SAARA uma rea de comrcio popular a cu aberto, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. caracterizada por um traado mais regular e planejado e por uma arquitetura identificada com os estilos neoclssico e ecltico representativos da expanso da cidade no perodo imperial.

LARGO DE SO FRANCISCO E IMEDIAES


incluindo a Praa Tiradentes

PRAA XV
conserva at hoje os elementos representativos da vida colnia

LARGO DA CARIOCA AT A LAPA


a que guarda a maior diversidade de edificaes, representativas dos principais perodos histricos, desde a colnia at o sculo XX;

A nova concepo preservadora assume a noo de patrimnio cultural e no mais de patrimnio histrico. O incentivo constitua-se de iseno do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os imveis que fizessem obras de restaurao Os imveis e espaos subutilizados tiveram seus usos alterados para impulsionar as atividades culturais e residenciais. Considerou trechos inteiros como objeto de preservao em vez de monumentos isolados.

Recuperou uma rea de construes de valor patrimonial, implantando nelas cafs, restaurantes, antiqurios, museus e instituies culturais de grande vitalidade: o Pao Imperial, a Casa Frana-Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil

Projeto Corredor Cultural

Propostas: Criao e revitalizao de atividades recreativas e culturais, Proteo de imveis pblicos, interveno paisagsticas e virias. Iseno de impostos para imveis da rea Sinalizao adequada para pedestres

Imveis preservador pelo IPHAN

Intervenes na Regio do Aqueduto da Carioca

Pedestrializao e extino parcial/total de trfego

A minha tese a de que a diversificao a condio do florescimento das culturas, e a uniformidade, a condio de sua Morte e petrificao Anisio Teixeira

LAPA
rea histrica, bomia e deteriorada, atualmente celebrada como novo point da cultura e da noite carioca. Houve a interveno de revitalizao nessa rea. prxima a rea Central de Negcios e as zonas residenciais adjacentes. Para muitos cariocas ele um bairro, para o poder pblico municipal, uma parte da periferia do centro. Atualmente pode-se dizer que a Lapa passou de lugar de moradia a lugar da boemia. A grande Reforma Urbana realizada durante a gesto Pereira Passos (1902-1906) atingiu a rea:
com a abertura do eixo formado pelas ruas Mem de S e Salvador de S, atravessando a esplanada surgida com a demolio do morro do Senado) Com a urbanizao do largo da Lapa e a construo da Avenida Beira Mar, que fez desaparecer a praia da Lapa, alm da demolio de casas e cortios.

Porto Maravilha

Porto Maravilha

Porto Maravilha
A Lei Municipal n 101/2009 criou a Operao Urbana Consorciada da rea de Especial Interesse Urbanstico da Regio Porturia do Rio de Janeiro. Sua finalidade promover a reestruturao local, por meio da ampliao, articulao e requalificao dos espaos pblicos da regio.

Porto Maravilha
J esto adiantadas as obras da primeira fase, que incluem a construo de novas redes de gua, esgoto e drenagem nas avenidas Baro de Tef e Venezuela e a urbanizao do Morro da Conceio, alm da restaurao dos Jardins Suspensos do Valongo.

Porto Maravilha

Porto Maravilha
Ainda em 2011, inicia-se a segunda fase de trabalhos: toda a regio ser reurbanizada at 2015 e um novo padro de qualidade dos servios urbanos ser introduzido, como, por exemplo, coleta seletiva de lixo e iluminao pblica eficiente e econmica.

Porto Maravilha
- Segue a tendncia de projetos como Puerto Madero em Buenos Aires e o Porto de Barcelona na Espanha

- Melhoria das condies de moradia reaproveitamento de guas pluviais, uso de aquecimento solar, uso de telhados verdes e facilitao de uso de bicicletas .

Porto Maravilha

Porto Maravilha

Porto Maravilha
O Porto Maravilha tambm realizar aes para a valorizao do patrimnio histrico da regio, bem como a promoo do desenvolvimento social e econmico para a populao.

Porto Maravilha
Para isso so oferecidos vrios estmulos, tais como: Criao de habitaes de interesse social; (contra gentrificao) Instalao de creches, UPAs e escolas que atendam a densidade populacional prevista; Integrao entre os diversos modais de transporte pblico, facilitando a acessibilidade e a comunicao com outras reas; Recuperao da qualidade ambiental da rea; Gerao de empregos diretos e permanentes na regio; Regularizao e formalizao das atividades econmicas; Formao profissional; Criao dos Programas Porto Cultural e Porto Cidado Apoio a iniciativas de desenvolvimento comunitrio.

O escritrio Diller & Scofidio + Renfro


Situa-se em Nova York. Composto por Elizabeth Diller, seu esposo Ricardo Scofidio e o parceiro Charles Renfro, juntos eles assinam alguns dos projetos que viraram cones arquitetura ps-moderna.

A gente tinha muito interesse em trabalhar com artes plsticas e com teatro. Eu no pensava em trabalhar como arquiteta. Isto aconteceu naturalmente, medida que o trabalho foi sendo desenvolvido...

Diller & Scofidio + Renfro


A arquitetura no pode estar separada do ambiente; ao contrrio, ela deve entremear-se com ele, convidar as pessoas a observar melhor o ambiente natural, cultural e social em que vivem cotidianamente Diller

Blur Building para a Expo 2002 na Sua, construdo sobre o lago Yverdon-les-Bains

Traos de forte teatralidade, que desafiam a lgica convencional e por vezes at a gravidade, com uso de material volteis como neblinas.

O escritrio Diller & Scofidio + Renfro


Isto tem efeitos teatrais sim, e veio do fato de que comeamos trabalhando com montagens e instalaes.

restaurante Brasserie, no subsolo do edifcio da Seagram, em Nova York, a entrada tem efeito teatral.

Diller & Scofidio + Renfro


High Line, uma passarela para pedestres no Meatpacking District, teve a inteno de revitalizar a antiga zona porturia de Nova York.

Total integrao entre a vegetao local e as estruturas da passarela

O escritrio Diller & Scofidio + Renfro

O MIS apresenta conceito e linguagem semelhantes proposta desenvolvida em 2001 para o Museu de Arte e Tecnologia de Nova York, que no chegou a ser implantada.

O escritrio Diller & Scofidio + Renfro

Ns gostamos de desconstruir e reconstruir sim. Mas no temos um estilo desconstrutivista. Cada projeto nico, exige respostas diferentes porque est em cidades e culturas distintas. A gente no acredita em estilo

Museu da Imagem e do Som

Museu da Imagem e do Som (RJ)


O custo da obra estimado em R$ 65 milhes. O prdio substituir as instalaes do museu aberto em 1965, que atualmente funciona em dois endereos, na praa 15, regio central da cidade, e na Lapa. Ele ainda abrigar o Museu Carmen Miranda, hoje localizado no bairro do Flamengo. Prope a "verticalizao" calado de Copacabana do

A perspectiva de que o espao seja aberto ao pblico em abril de 2012.

Museu da Imagem e do Som (RJ)


uma arquitetura forte e impactante que possui um potencial regenerador. A reabilitao urbana motivada pelos novos monumentos da arquitetura contempornea, especialmente os novos museus possui uma fora icnica que atuam como fatores de atrao e, logo, de revitalizao de reas antes degradadas

Museu da Imagem e do Som - MIS


Foi assim mesmo, uma brincadeira com a tira, dobrando e desdobrando. De repente, havia surgido uma boa idia Queremos que o museu seja uma extenso da praia, um lugar onde se pode andar pela passarela e observar a paisagem maravilhosa de Copacabana. Voc no precisa pagar ingresso. Pode entrar no museu apenas para apreciar a vista da cidade e isto politicamente importante. Democratiza a arquitetura - explica Scofidio.

Museu da Imagem e do Som - MIS

Museu da Imagem e do Som - MIS

Museu da Imagem e do Som - MIS

Esse grande equipamento cultural, valorizar as reas circundantes

Museu da Imagem e do Som - MIS

Restaurar e melhorar a qualidade de vida urbana de determinada rea, auxiliando a expresso e o desenvolvimento da cultura local.

Museu da Imagem e do Som - MIS

Museu da Imagem e do Som - MIS

Favela
A origem do termo "favela" est relacionado com um evento conhecido como "Guerra de Canudos". Foi um movimento poltico-religioso ocorreu dentro da Bahia, durante os 1893 e 1897. Quando as batalhas terminaram, cerca de 10 000 soldados foram para a cidade Rio de Janeiro com a promessa de uma nova casa na capital, em seguida, federal. Ex-combatentes estabeleceram temporariamente em pequenos construes em alguns morros da cidade, junto com outros nus que j existia l, na sua maioria escravos libertos.

Favela
Reforma Pereira Passos entre 1902 e 1906: Reorganizou o espao urbano de acordo com os interesses capitalistas. Feita de uma forma muito segregada, favorecendo a zona sul prejudicial para o norte e subrbio existentes, iniciou uma srie de demolies e modernizao do centro, o que causou graves problemas sociais e de habitao para o proletariado e as pessoas mais pobres, que viviam l e funcionou. Aps o incio dos anos 50, o problema foi agravado com a chegada de mais migrantes, vindos do nordeste do pas. Nos anos 70, Investigaes foram feitas de quantas pessoas ali viviam, tipos de desenvolvimentos, a topografia das ocupaes, tipos de infra-estrutura existentes, e assim por diante. Eles concluram que nem todas as favelas eram iguais e Nem tinha o mesmo nvel de urbanizao. Em 1993, o poder pblico desenvolveu dois projetos ambiciosos: "Rio-Cidade" para a cidade formal e "Favela-Bairro" para a informal.

Favela
A Prefeitura do Rio de Janeiro criou o Programa Favela-Bairro como instrumento para a integrao urbanstica e social entre os cariocas. Aproximadamente um tero dos cariocas vivem em favelas . Alm do Programa Favela-Bairro criou o Morar Legal, Morar Sem Risco e Morar Carioca. Segundo o ex Secretrio Municipal de Habitao, Srgio Magalhes, a mudana essencial que se estabelece na dcada de noventa nas intervenes da Prefeitura, substituir a ao isolada de construo de moradias pela organizao de uma estrutura urbana onde as camadas de populao excludas dos servios pblicos passem a se integrar na dinmica funcional e vital da cidade "formal".

Favela bairro
Favela-Bairro se apresenta como um programa pioneiro e inovador no trato da questo da habitao popular e nas polticas de combate pobreza e de desenvolvimento social. Constitui-se, tambm, em gigantesco esforo que a cidade do Rio de Janeiro tem realizado, desde 1993, no sentido de integrar as comunidades faveladas contemporaneidade urbanstica.
Morro da favela, leo sobre tela, 64 x 76 cm, coleo Srgio Fadel, Rio de Janeiro. Tarsila do Amaral, 1924

Objetivo Garantia da plena cidadania de seus moradores

Proviso de infra-estrutura de saneamento, sistema virio, iluminao, equipamentos educacionais, sociais e culturais, de gerao de trabalho e renda, de modo a que a antiga favela possa apresentar as condies necessrias sua transformao em bairro da cidade.

Favela bairro
Objetivos: 1. Assegurar o fornecimento de gua potvel a todas as famlias na favela, com sistema de distribuio e conexo de rede para cada casa, incluindo um avaliao do sistema implementado atualmente e estudos de viabilidade para. 2. Drenagem de esgotos 3. Drenagem 4. Estabilizao Avaliar reas de risco existentes ou as decorrentes do processo de ocupao e avaliar as necessidades de reflorestamento, especialmente em reas desocupadas. 5. Limites Demarcao fsica das favelas da rea, a fim de conter a propagao o futuro.

Favela

Favela

Favela bairro
6. Adequar o sistema virio 8. Coleta de lixo 9. Electricidade e iluminao pblica Melhorar a distribuio de energia eltrica e iluminao pblica para garantir em todas as entradas para a favela: praas, de esportes e reas de lazer e outros existentes ou construir equipamentos comunitrios. 10. Instalaes da Comunidade Garantir o fornecimento de equipamentos comunitrios, como creches, esportes e recreao, centro comunitrio, reas comerciais. 11. Identificao Identificao dos potenciais social e econmico na comunidade com o objetivo de us-lo para atingir o desenvolvimento de programas nesta rea (cooperativa profissionais, microempresas, etc.). 12. Regularizao da terra

Favela bairro
PARQUE ROYAL: rea: 7,10 hectares Populao: 3.304 N de domiclios: 1.063

Favela bairro
Rede de esgoto; Reformulao do sistema Virio; Iluminao pblica; reas de lazer;

Favela bairro

Favela

Ferno Cardin Canalizao do Rio Faria reas de lazer; Tratamento da paisagem;

Favela bairro

Favela bairro
Morro da Providncia

Arquiteto
Jorge Mrio Juregui (www.jauregui.arq.br) formado pela Universidade Nacional de Rosario, Argentina, em 1973; obteve o Grande Prmio na 4 Bienal Internacional de Arquitetura de So Paulo, em 1999, e o Veronica Rutge Green Prize em desenho urbano, da Universidade Harvard, em 2000.

Entre os seus principais trabalhos, todos na cidade do Rio de Janeiro, esto a Requalificao Urbana da Rua do Catete (programa Rio-Cidade) na zona Centro; o Mobilirio Urbano para a zona sul; um projeto para a Frente Martima (Waterfront) e a Urbanizao de mais de vinte favelas em diferentes locais da cidade (programa Favela-Bairro).

A obra

A obra

A obra

Primeiro ncleo habitacional e de servios inaugurado pelo Presidente Lula em 31 de agosto de 2009

A obra
- Habitaes para relocao de moradores As unidades habitacionais que esto sendo construdas para relocalizao de moradias demandadas pelo Plano Urbanstico, foram concebidas em funo da densidade e das caractersticas topogrficas do lugar e apresentam uma dupla finalidade: oferecer vrias opes de utilizao interna dos ambientes e a possibilidade de uso como local de moradia e de trabalho, ao mesmo tempo que garantir de um lado o domnio pblico (a Fachada Urbana) e de outro possibilitar expanses a cargo de cada morador. As unidades a serem construdas sero portadoras do que poderamos denominar de DNA urbano.

A obra
Casa de D. Maria Nazar, localizada na Fazendinha, Complexo do Alemo, Rua So Matheus, 20, com seu ambiente multifuncional tomado como referncia para o projeto das novas unidades habitacionais

A obra

A obra

Pavimento trreo

Pavimento superior

A obra
O projeto dever visar a boa localizao das edificaes em relao ao sol (sombreamento das fachadas, ventilao cruzada e mxima iluminao dos ambientes de acordo com as funes, com o objetivo de reduzir o consumo de energia).Ter no entorno muita rea verde para garantir o conforto trmico (captao de gua da chuva e de energia solar, bem como sistema de ventilao que permite alcanar conforto trmico com menor consumo de energia).

A obra

A obra
Concebe unidades residenciais com capacidade de expanso controlada. Projeta espaos que possam ser apropriados, complementados e expandidos de maneira organizada pelos seus ocupantes (o nmero de ambientes e as varandas, terraos, jardins interiores e ptios, divises internas, acabamentos, mobilirio, etc); Oferece um seguimento (monitorao) por cinco anos, realizando avaliaes peridicas e entrevistas com os usurios, com o objetivo de elaborar as correes, adaptaes e ajustes que forem necessrios;

A obra
Escolha de sistemas para reduo do consumo energtico e a articulao com sistemas de transporte pblico de qualidade no poluentes, at a escolha dos materiais (garantindo mxima auto-conservao e utilizao de materiais encontrados num raio de 50 Km, visando a diminuio da produo de gases oriundos do transporte).

Folha de So Paulo, 25 de janeiro de 2010

A obra

A obra

Folha de So Paulo, 25 de janeiro de 2010

A obra
Em cada estao est prevista a instalao de um equipamento social. Na fazendinha ser inaugurada uma biblioteca-parque. O modelo foi baseado na experincia colombiana de Medelln, que usa equipamentos sociais para incluso social. Jornal O Globo - 06/07/2010

Jornal O Globo 27/12/2010

Olimpadas 2016

Barra

A maioria dos eventos ser realizada na zona oeste da cidade, na regio da Barra da Tijuca.

Setor de Transporte : Transolmpica:

Via expressa que vai ligar Deodoro Barra da Tijuca. A Transolmpica atravessar seis bairros e ter 26 quilmetros de extenso, sendo quatro de tneis. Haver trs faixas para veculos em cada sentido e uma faixa central exclusiva para o sistema de Bus Rapid Transit.

Deodoro
A regiao Localizada no bairro de Deodoro que foi projetada para os jogo PanAmericanos de 2007, sediar sete modalidades : Centro Nacional de Hipismo: hipismo, Centro Nacional de Tiro: tiro esportivo.

Copacabana
Esta regio, conhecida mundialmente pelas praias, receber oito modalidades disputadas ao ar livre.

Maracan

RIO CIDADE
OBJETIVO: REESTRUTURAO DA IMAGEM DA CIDADE, A PARTIR DA REQUALIFICAO E ORDENAMENTO DE TRECHOS DE BAIRROS

Rio Cidade
O PROGRAMA RIO CIDADE, criado pela Prefeitura do Rio em 1993, atua nos trechos principais dos bairros, onde h maior incremento comercial e circulao de veculos e pedestres, valorizando e modernizando as reas centrais dos bairros. Com o Rio Cidade, o bairro passa a contar com iluminao publica moderna, nova pavimentao de caladas e vias, novo mobilirio urbano, sinalizao viria horizontal e vertical, rampas para acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos e crianas, abrigos de paradas de nibus, reas de lazer, alm de novas redes subterrneas de infraestrutura de guas pluviais, energia, telefonia e iluminao. O programa tambm estimula a revitalizao das reas adjacentes. De 2001 a 2008, a Prefeitura investiu R$ 240 milhes na reurbanizao de 16 bairros da cidade, com gerenciamento da RIOURBE, Empresa Municipal de Urbanizao e da COORDENADORIA GERAL DE OBRAS(CGO), rgos da SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS.

Rio Cidade
O Programa Rio-Cidade promoveu um conjunto de intervenes de natureza urbanstica e de paisagismo urbano ao longo da dcada de 90 e alterou de forma significativa a imagem e a valorao de um conjunto de bairros da cidade do Rio de Janeiro. O principal objetivo do Programa foi alcanado criar novas centralidades na cidade do Rio de janeiro. Para a revitalizao dessas centralidades de bairro, o programa previu obras de recuperao das ruas, substituio de mobilirio urbano, paisagismo, reordenao de espaos e usos, melhoria do sistema virio, redimensionamento da iluminao e a possibilidade de dilatao do horrio comercial. O Rio Cidade deste modo, tinha a ambio de reforar as qualidades e vocaes especficas de cada trecho em questo tornando-os plos de atrao s reas imediatamente prximas, bairros vizinhos e mesmo cidade como um todo. Em sntese, reafirmar ou constituir novas centralidades.

Rio Cidade
Coube a Diretoria de Projetos do IPLANRIO a criao e detalhamento do Programa, enquanto a Secretaria Municipal de Obras e Servios Pblicos SMO foi o rgo executor responsvel. O objetivo principal do projeto era o de revitalizar o conceito de "rua", promov-la como local de troca comercial e scio-cultural, ponto de ao e encontro dos cidados, local de trabalho e lazer. Segundo Sartoro, a escolha das reas, alm de representar uma estratgia poltica de marketing urbano, selecionando bairros com forte apelo simblico, e de concentrao comercial, deixa transparecer a postura elitista e antidemocrtica por parte da administrao urbana, j que muitas dessas reas so historicamente detentoras dos melhores nveis de urbanizao e infra-estrutura, em parte contradizendo o discurso de abertura e confronto de idias para novas solues para a cidade.

Rio Cidade
Segue como exemplo Barcelona. Em relao ao Planejamento Estratgico, o discurso do Projeto Rio Cidade incorpora a necessidade de transformao urbana proposta pelos tericos do modelo catalo, que acreditam a uma situao perceptvel de crise, a motivao necessria para que respostas sejam criadas e executadas pela sociedade. O diagnstico de crise urbana foi apresentado como justificativa no discurso do Rio Cidade para uma ao que absorve como estratgias muitas daquelas previstas no discurso dos tericos desse modelo como, por exemplo, a criao e reforo de centralidades; a acessibilidade dos pontos de interveno em relao cidade; a integrao social que provocariam; a reconstruo da cultura cvica; a modernizao da infraestrutura urbana. Para eles, mesmo que as intervenes sejam restritas a pequenos recortes territoriais, passariam a ser fundamentais para a disponibilidade local diferenciada de recursos da cidade em relao outras cidades, forjando uma imagem distintiva e uma atmosfera de lugar que poderia agir como atrativo para o capital.

Rio Cidade
Objetivo de reestruturao da imagem da cidade, a partir da requalificao e ordenamento de trechos de bairros selecionados, por sua vez considerados grandes plos de atrao e corredores estruturadores da imagem da cidade, essencialmente reas de alta densidade populacional, trfego intenso, diversidade de usos e de importncia Histrica.

Rio Cidade

Rio Cidade
A violncia passou a marcar a imagem da cidade onde acontecimentos como as chacinas de Vigrio Geral e da Candelria, teriam substitudo as belezas das praias cariocas nos jornais da cidade, do pas e do mundo. O diagnstico indica que a suposta situao de desordem urbana seria causa e conseqncia do esvaziamento econmico e poltico da antiga capital, e criavam uma situao de causao circular que precisava ser rompida. Sendo assim, o principal objetivo assumido pelo programa consiste em: Afirmar a importncia das ruas para o equilbrio de vida social nas cidades e, em conseqncia, trabalhar para a sua reabilitao, restituindo aos cidados o direito cidade, integrando objetivos sociais, econmicos e culturais (IPLANRIO, 1997).
*Vigrio Geral um bairro da periferia da cidade do Rio de Janeiro habitado por representantes dos segmentos scio-econmicos menos favorecidos. Em 1993, foi palco de uma chacina onde morreram mais de duas dezenas de moradores. *A Candelria est localizada na rea central de negcios da cidade. Sem funo residencial essa rea ocupada noite por moradores de rua. Neste local, em 1993 foram mortos vrios meninos de rua.

RIO CIDADE

RIO CIDADE

RIO CIDADE
A crtica lembrada por Ferreira e outros (1997), se refere ao fato do Projeto Rio Cidade no contemplar os grandes problemas sociais da metrpole, tais como sade, educao, habitao e segurana pblica, o que gerou uma crtica que se referia ao projeto como um produto de maquiagem urbana, ou cirurgia plstica.
Luiz Paulo Conde disse que at o ano 2008 as obras teriam de ser prolongadas. Enquanto isso, o Rio mergulha no caos dos hospitais pblicos, na falncia do ensino, ausncia de saneamento, apartheid social, falta de segurana e inundaes [...] Talvez, quem sabe, a modernidade consista em maquiar um esqueleto escarnado com os melhores cosmticos do mundo? (A modernidade bege. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 18 fev. 1996).

RIO CIDADE

RIO CIDADE

RIO CIDADE
Rio que cidade de corredores. Espao urbano quase linear. Ruas que tm continuidade e possuem trfego intenso [...] Onde preciso mostrar que, ali, pode se viver bem. Trechos de imagem forte: alta densidade de pessoas e de veculos, comrcio dinmico, elementos institucionais, memria da histria ou da paisagem urbana (entrevista com Luis Paulo Conde, 1994).

Promovendo investimentos que valorizassem estes espaos, era esperado que a populao voltasse a se interessar por eles e a utilizlos, e que servissem de estmulo para que os agentes econmicos privados se manifestassem atravs de recursos e gerao de empregos.

CATETE

RIO CIDADE

RIO CIDADE

CATETE

RIO CIDADE

CATETE

RIO CIDADE
Tradicional bairro do Rio. Palco da vida poltica brasileira. Monumentos arquitetnicos. Visou valorizar a importnica histrica.

Todo o mobilirio urbano foi recuperado, a Praa remodelada e criao de novos espaos de lazer.

CENTRO

RIO CIDADE

RIO CIDADE
O Rio Cidade, como interveno pontual, evita qualquer comparao com outras intervenes pontuais do passado, e frisa a diferena entre a renovao cirrgica pretendida pela Reforma Pereira Passos, pelo Plano Agache e Doxiadis*, e a proposta de revitalizao urbana em que, segundo esse discurso justificativo, considera a realidade, o tecido urbano existente, contando ainda com a participao do tecido social. Pretende atuar de acordo com a capacidade reduzida de investimento, propondo requalificaes exemplares, de forma gradual, reforando tendncias, revisando desequilbrios, respeitando singularidades e, portanto, atuando de forma heterognea.
* Consideram que o Plano Agache e o Plano Doxiadis se apoiavam sobre a imagem de uma cidade ideal, onde seria necessrio a destruio da cidade antiga, doente e cheia de problemas para a construo da cidade ideal.

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

Inaugurada em 1905 pelo prefeito Pereira Passos, a antiga Avenida Central tornou-se um smbolo da Belle poque. Interligando as zonas Norte e Sul da cidade, sua construo renovou substancialmente o centro histrico. Com o passar dos anos, o crescimento da cidade acabou ofuscando o seu brilho original.

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

O projeto do Rio Cidade abrangeu toda a Avenida Rio Branco, Cinelndia, trechos de algumas ruas perpendiculares, Praa Estado da Guanabara, Floriano, Mahatma Gandhi e sada as estao Carioca do Metr. Ordenar a circulao dos pedestres e veculos. Liberar as caladas, permitir a fluidez das pessoas. Uma faixa exclusiva para fixao do mobilirio e foi refeita a pavimentao em pedras portuguesas com desenhos que ilustram a histria arquitetnica e urbanstica da Avenida. Na Cinelndia, foi adensada a arborizao com palmeiras e reformou sua pavimentao, criando a calada da fama.

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO
Antiga zona rural

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

CENTRO

RIO CIDADE

CAMPO GRANDE
Bairro da antiga zona rural carioca. Problemas de circulao. Mudanas nos passeios, incluindo baias para parada de nibus, estacionamentos, reas de permanncia no prolongada, ncleos de mobilirio urbano destinados a servios pblicos, arborizao, iluminao pblica e sinalizao.

RIO CIDADE

COPACABANA

RIO CIDADE

Nos anos 60, o elevado adensamento populacional sobrecarregou a infra-estrutura do bairro e, logo em seguida, tornou-se em uma rea degradada que servia de passagem para novas reas litorneas.
. Recuperar o brilho de Copacabana: Revitalizao da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, incluindo incentivos recuperao de conjuntos edificados significativos. Na Avenida Copacabana: Novo tratamento urbanstico para a principal via de acesso e porta de entrada Desobstruo das caladas, atravs da adoo de padres de localizao para os do bairro: a Avenida Princesa Isabel. diversos equipamentos urbanos (infraestrutura, arborizao e mobilirio). A ciclovia da Avenida Atlntica foi prolongada, atravs do tnel novo, em direo Utilizao de suportes multifuncionais para sinalizao, iluminao, publicidade, a Botafogo, Urca, Aterro e Centro da cidade. caixas de coleta, etc.

COPACABANA

RIO CIDADE

COPACABANA

RIO CIDADE

COPACABANA

RIO CIDADE

COPACABANA

RIO CIDADE

Revitalizao de seu principal eixo, a Avenida Nossa Senhora de Copacabana Incentivos a recuperao dos principais edifcios Novo tratamento urbanstico para a principal via de acesso e portal de entrada do bairro, a Avenida Princesa Isabel.

Melhorias urbansticas e paisagsticas Criao de praas nos cruzamentos Retirada do comrcio ambulante e organizao dos estacionamentos ao longo das ruas.

COPACABANA

RIO CIDADE

IPANEMA

RIO CIDADE

IPANEMA

RIO CIDADE

IPANEMA
Palco de intensa atividade artstica, cultural e intelectual, Ipanema configurou-se como um dos bairros tpicos do modo de vida carioca. O objetivo principal deste projeto foi o de reforar esta vocao urbana para o lazer e a cultura. Adensou-se a arborizao Construram-se floreiras Instalaram novas coberturas de nibus Renovou-se todo mobilirio urbano Retirou-se o comrcio ambulante.

ILHA DO GOVERNADOR

RIO CIDADE

Estruturou o corredor de trfego atravs de uma interveno de grande impacto urbanstico.

MADUREIRA

RIO CIDADE

MADUREIRA

RIO CIDADE

O problema mais grave enfrentado foi a desagregao urbanstica do espao, decorrente desse isolamento provocado pelas linhas frreas. Vrios estrangulamentos virios ocorriam neste ncleo de comrcio e servios, num conflito constante entre pedestre e veculos. O principal objetivo do projeto foi integrar o centro do bairro s reas vizinhas, ampliando assim as opes de acesso e corrigindo os corredores de trfego.

MADUREIRA

RIO CIDADE

MADUREIRA

RIO CIDADE

TIJUCA

RIO CIDADE

O objetivo principal foi otimizar o fluxo de veculos e minimizar os tempos de espera dos usurios de transportes

BONSUCESSO

RIO CIDADE
Com a abertura da Avenida Brasil em 1946 e a construo do Viaduto de bonsucesso, a rea que antes era essencialmente residencial teve um enorme desenvolvimento industrial. Com isso, surgiram problemas como fluxo desordenado de veculos, aumento do trafego de nibus, estacionamentos irregulares, ambulantes e praas abandonadas. Melhorou o sistema virio atravs da inverso do sentido de ruas Recuperao das praas Criao de um terminal virio integrado estao ferroviria. Implementou servios para a populao e reordenou os equipamentos urbanos.

LEBLON
O principal objetivo deste projeto foi o de reconhecer e enfatizar o desenvolvimento das atividades de lazer, reordenar o trnsito e ampliar as reas reservadas para pedestres.

MIER

RIO CIDADE

Parte de ruas foi transformada em ruas de pedestres e a praa Agripino completamente ampliada e reformada.

As obras de maior impacto ocorreram na Dias da Cruz, onde ao longo da via promoveram-se correes no alinhamento de meio-fio e criou-se um grande canteiro central, reordenando o fluxo de veculos.

PENHA
No Largo foram instaladas grades e jardineiras criando diversos ambientes para descanso e jogos.

RIO CIDADE

Bancos, jardineiras e quiosques foram dispostos qualificando o ambiente maneira de um shopping a cu aberto.

Christian de Portzamparc
Christian de Portzamparc nasceu em Casablanca, Marrocos, em 1944, e estudou pintura e arquitetura na Escola de Belas- Artes de Paris, pela qual se diplomou em 1969. Recebeu o Prmio Pritzker em 1994. autor de projetos como a Embaixada da Frana em Berlim e a Torre LVMH, em Nova York.

Museu Herg, Louvain-la-Neuve, Blgica


Projetado por Christian de Portzamparc, o Museu Herg foi construdo em uma pequena cidade da Blgica. A inspirao nasceu das histrias protagonizadas pelo jornalista e heri Tintim, recontadas em trs dimenses a partir de cenrios esculturais e independentes entre si. O prdio, um volume prismtico que parece levitar sobre o bosque, marcado por grandes recortes nas fachadas. Tal como as molduras dos quadrinhos, eles revelam de forma fragmentada um mundo mgico de aventuras.

Museu Herg, Louvain-la-Neuve, Blgica

Christian de Portzamparc, Rio de Janeiro, RJ. 2002 2011

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

- Duas lajes paralelas que distam 20 metros uma da outra - Todas as suas paredes de sustentao tocam o solo de forma obliqua, dando movimento

CIDADE DA MSICA
Espaos vazios se misturam a quatro volumes: O principal e o da Grande Sala rodeada por torres de camarote que permitem que o espao tenha duplo uso: como filarmnica ou como pera. Quatro torres do fundo so moveis e saem do espao para dar lugar a um palco italiano. - O segundo volume abriga uma sala para shows - O terceiro ser a Sede da Orquestra - O quarto volume abrigar cinemas, restaurantes e lojas

CIDADE DA MSICA

- F da arquitetura brasileira dos anos 50, principalmente de Oscar Niemeyer

- Construo totalmente de concreto, recupera a tradio do Brasil no uso dessa tecnologia - Fez-se uso do concreto protendido

CIDADE DA MSICA

- Transposio das linhas de Portzamparc foi um grande desafio - Complexidade do projeto que tinha pilares chegando no no cho mas a uma viga de transio

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA
- Trs rampas fazem o acesso a primeira laje, erguida a dez metros do cho para

os visitantes pudessem admirar a paisagem das montanhas acima do nvel da rua

CIDADE DA MSICA

- R$ 518 milhes e muita polmica

CIDADE DA MSICA
Jardim com lagos e reas pavimentadas desenhadas por Fernando Chacel em mosaicos portugueses em homenagem a Burle Marx.

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA
- Na Barra da Tijuca - 90mil m2 de rea construda

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

CIDADE DA MSICA

Referncias bibliogrficas
http://www.arcoweb.com.br/ www.jauregui.arq.br http://www.glendadimuro.com/site/pdf/dimuro-favela-bairro.pdf http://www.smcconsultoria.com.br/index.htm http://www.portomaravilha.com.br http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/christian-de-portzamparc-museu-herge-15-122009.html REVISTA AU, n.201, dezembro de 2010, pag. 50 a 59. MOREIRA, Clarissa da Costa. A cidade contempornea entre a tbula rasa e a preservao. Cenrios para o porto do Rio de Janeiro. Editora Unesp, So Paulo; 1 edio, 2005. Andra Paulo da Cunha Pulici. Dissertao apresentada ao Corpo Docente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do Grau de Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Rio de Janeiro, julho/2006 Projeto Urbano e Planejamento O caso do Rio Cidade. LUS CARLOS SOARES MADEIRA DOMINGUES. Dissertao apresentada ao curso de Mestrado do Programa de PsGraduao em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Rio de Janeiro, 1999

Anda mungkin juga menyukai