Anda di halaman 1dari 10

PROF. Dir.

Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

UNIDADE V

AO PENAL

PROF. Dir. Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

CLASSIFICAO

Art. 100, CP. Pblica iniciada pelo Ministrio Pblico, pode ser incondicionada ou condicionada;

Ao Pblica Incondicionada Ao Pblica Condicionada (representao ou requisio do Min. da Justia

Privada titularidade do ofendido ou seu representante legal, pode ser propriamente dita (exclusiva) e subsidiaria da pblica.

PROF. Dir. Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

AO PENAL PBLICA

Titular: Ministrio Pblico Incio: Denncia AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA o MP promover a ao independentemente da vontade ou interferncia de quem quer que seja. Promovida pelo MP sem que haja necessidade de manifestao de vontade de terceira pessoa.(representao do ofendido ou requisio do Ministro da Justia) No silncio da lei a Ao penal e pblica incondicionada. AO PENAL PBLICA CONDICIONADA depende da manifestao do ofendido ou seu representante legal ou do Ministro da Justia (artigo 100, 1, do Cdigo Penal, artigo 24 do CPP). Art. 24, caput, do CPP e Art. 1001, do CP), representao do ofendido (ou de quem o represente), ou a requisio do Ministrio Pblico.

PROF. Dir. Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

RETRATAO

Prazo: 6 meses. (art. 38, caput, do CPP). Inicia-se no dia em que o ofendido ou quem quer que seja o titular do direito venha saber quem o autor do crime. Retratao: (art. 25 do CPP e 102 do CP): a retratao pode ocorrer enquanto o rgo acusatrio no oferecer a denncia. Retratao Tcita ? Retratao da Retratao ?

Renncia a representao: art. 74, Lei 9.099. Acordo civil homologado acarreta a renncia ao direito de queixa ou de representao. Atropelamento.

REQUISIO DO MINISTRO DA JUSTIA

a autorizao, fundamentada em razes polticas.

PROF. Dir. Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

AO PENAL PRIVADA (predomnio do interesse particular sobre o coletivo)

Iniciada por queixa ou queixa-crime; Vtima querelante e ru querelado; Titularidade: tem legitimidade para propor a ao penal o ofendido ou seu representante legal(menor de 18 anos) (art. 30 do CPP e art. 100, 2, do CP). a) Do ofendido, em regra; b) Do representante legal, se o ofendido tiver menos de 18 anos ou for doente mental; c) Do conjuge,ascendente, descendente ou irmos (CADI), se o ofendido for morto ou declarado ausente; d) de um curador especial, no caso de os interesses do ofendido e do representante colidirem ou se no houver representante.

PROF. Dir. Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

Classificao da Ao Penal Privada:

Ao penal Privada Exclusiva ou Ao Penal Privada Propriamente dita: Art. 30 e 31, do CPP. a regra dentre as modalidades de ao penal privada. Ao Penal Personalssima: somente o ofendido. Art. 236, pargrafo nico. (nica hiptese). No lhe d a oportunidade do art. 31 do CPP) Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica: casos em que seja ordinariamente de iniciativa pblica, MP, no intenta a ao penal no prazo legal, o ofendido ou seu representante podero subsidiariamente ajuza-la.(art. 5, LIX, CF e art. 29, CPP e art. 100, 3 do CP). PRAZO: 6 meses (103, 3, do CP)

PROF. Dir. Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

DENNCIA OU QUEIXA

Requisitos: Art. 41 do CPP. Exposio do fato em todas as suas circunstncia: Para que o direito de defesa seja exercido em sua amplitude. a defesa de defende dos fatos Obs: A pea deve descrever, com exatido, de que forma se passaram os fatos e todas as circunstncias a ele ligadas. Qualificao ou identificao do acusado: Se no for possvel qualificar o acusado, deve-se indicar os dados qu possibilitem sua identificao. Classificao jurdica do fato: A previso legal para a conduta que descrita. Deve-se indicar exatamente qual a tipificao legal da infrao, no basta nome-la. Rol de testemunhas: No requisito, obvio que ele s ser exigido se houver testemunha a ser inquirida.

PROF. Dir. Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

Prazos: Oferecimento da Denncia: Regra: 15 dias(solto) 5 dias (preso) Leis Especiais: a) b) c) d) 2 dias, nos crimes contra a economia popular (L. 1. 521/51) 10 dis, nos crimes eleitorais (L. 4.737/65) 48 horas, nos crimes de abuso de autoridade (L. 4898/65) 10 dias, nos crimes de trfico de drogase assemelhados (L. 11343/06)

) Oferecimento da Queixa: O prazo em regra de 6 meses, a contar da data do conhecimento da autoria do delito ou do trmino do prazo para o Ministrio Pblico, na ao penal privada subsidiria da pblica.

PROF. Dir. Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

Endereamento

PROF. Dir. Processual Penal I ALESSANDRO FARIA

QUERELANTE (qualificao), por seu advogado infra-assinado,vem presena de Vossa Excelncia oferecer QUEIXA-CRIME contra QUERELADO (qualificao), com fundamento no artigo 30 do Cdigo de Processo Penal, pelos motivos a seguir expostos: DOS FATOS ( o que aconteceu) DO DIREITO (consequencias jurdicas do fato anteriormente relatado) DO PEDIDO Diante do exposto, requer seja recebida a presente queixa-crime, processando-se nos termos dos art.s 72 e s. da Lei 9099/95,at final condenao do Querelado, na pena do art.xxxxx, do CP. Requer ainda sejam intimadas e inquiridas as testemunhas constantes no rol abaixo. Termos em que, Pede Deferimento Data ASS

Rol de testemunhas:

Anda mungkin juga menyukai