Anda di halaman 1dari 19

Doena de Alzheimer

O que a doena de Alzheimer? Doena degenerativa que destri clulas do crebro lenta e progressivamente.

O seu nome vem de Alois Alzheimer, um psiquiatra alemo que em 1906 foi o primeiro a descrever os sintomas e seus efeitos neuropatolgicos.

A doena de Alzheimer no surge do simples envelhecimento, como muitos podem pensar. Ocorre uma lenta degenerao dos neurnios do crebro. Acarreta perda de memria e alteraes comportamentais. uma doena progressiva que afeta as funes cognitivas.

Patologicamente, a alterao da protena Tau compromete a comunicao entre os neurnios.

Quem pode ser afetado? Afeta mais frequentemente pessoas acima de 65 anos; Alguns estudos tm sugerido que a doena afeta mais as mulheres do que os homens; Estudos relatam que a doena pode ser de origem gentica; Em mdia, metade das crianas de um pai afetado vai desenvolver a doena; Tem sido referido que uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano severo corre o risco de desenvolver doena de Alzheimer.

Sintomas da doena de Alzheimer 1 Fase - Sintomas iniciais:

Perda leve de memria


Ex.: Esquecer as chaves de casa, esquecer torneiras abertas... 2 Fase - Principais sintomas da doena: Perda progressiva de memria Dificuldade em movimentar-se Irritabilidade Distrbios do sono Fala repetitiva Dificuldade na coordenao motora

3 Fase - Sintomas avanados Perda da fala Agressividade Apatia Restrio ao leito Emagrecimento

Diagnstico

A doena s poder ser diagnosticada com preciso atravs de autpsia ou bipsia do tecido cerebral.
Mdicos preferem exames clnicos;

Testes psicolgicos a fim de excluir outros tipos de demncia.


Como deve ser feito o exame clnico? O exame dever ser minucioso, atentando-se memria, orientao, linguagem e outras funes Que exames so pedidos para o diagnstico? Em paciente com a doena mais avanada o levantamento do histrico pessoal e familiar j suficiente

Para se excluir outras causas de demncia so solicitados os seguintes exames: Tomografia ou ressonncia magntica de crnio;

Dosagem dos hormnios da tireide e exame de sangue para verificar se h alteraes no fgado, no metabolismo do clcio e fsforo, deficincia de vitamina B.

Medicamentos Existem dois tipos de drogas que podem ser usados no tratamento da doena de Alzheimer: As que atuam diretamente sobre a doena e as que atuam sobre complicaes ou consequncias da doena, como as alteraes de comportamento.

Drogas que aumentam a sobrevida dos neurnios;


Quando a medicao necessria, ela deve ser usada na menor dose possvel e pelo tempo estritamente necessrio. Muitos dos medicamentos para controle de agitao e agressividade podem piorar a confuso mental.

O papel do Nutricionista na preveno da doena de Alzheimer

O papel do Nutricionista importante para equilibrar a dieta do paciente. Muitas vezes o paciente no tem apetite ou no se lembram de comer, oferecer alimentos em pequenas quantidades e vrias vezes ao dia, seria o mais adequado. possvel adiar e prevenir a doena com alimentao baseada em alguns alimentos, como:

Casca da Rom - Os cientistas identificaram uma enzina na fruta que tem atuao especfica na preveno da doena, alm dela possuir uma elevada quantidade de antioxidantes. Esse nutriente conhecido por combater os radicais livres, ao que ajuda a diminuir a perda degenerativa, protegendo contra o Alzheimer e outras demncias.

Cafena - A ao antioxidante e anti-inflamatria da substncia so os pontos de destaque para a preveno. O caf, alm de cafena, tambm contm boas doses de cido clorognico, substncia de conhecida ao anti-inflamatria.

Peixe - O responsvel por essa proteo o mega 3, uma cido graxo que faz parte da estrutura da matria cinzenta do crebro. "Ele promove a comunicao entre as clulas nervosas, mantendo-as leves e funcionais, ajudando o crebro a monitorar o humor, a memria e a concentrao.

Oleaginosas - Esses alimentos so ricos em selnio, um mineral cuja deficincia pode causar distrbios na atividade dos neurotransmissores - substncias produzidas pelo neurnio que tem como funo levar informaes de uma clula a outra. O selnio ajuda substncias como a serotonina, a dopamina e a acetilcolina, que so fundamentais para a transmisso de mensagens entre os neurnios e o bom funcionamento cerebral.

Azeite de Oliva - Existe um composto presente no azeite chamado hidroxitirosol capaz de impedir a degenerao dos neurnios, retardando o processo de envelhecimento cerebral. O azeite tambm rico em vitamina E, um antioxidante que atua na reconstruo das fibras nervosas.

Frutas Vermelhas - Comer uma ou duas pores por dia de amoras pretas, ameixas, uvas ou mirtilos pode ajudar no combate ao Alzheimer, o responsvel por esse benefcio o polifenol, um poderoso antioxidante. Existe um flavonoide chamado fisetina, presente nas frutas vermelhas, estimula a rea do crebro responsvel pela memria de longo prazo e o protege de doenas degenerativas como o Alzheimer e a esclerose mltipla.

Como o psiclogo pode auxiliar o idoso que tem perdas de memria, devido doena Mal de Alzheimer? A Psicologia pode ser uma grande aliada para os idosos com demncia. Muitos acreditam que o idoso no percebe os sintomas da doena, o que no verdade. O Psiclogo vai auxiliar o idoso a lidar com a doena, tanto com o impacto em sua vida cotidiana como tambm com as conseqncias sociais do diagnostico.

Doena de Alzheimer por:

Brenda Machado Veras Flvia Nayara Lima Mondego Maria Cilndia Lima Campelo Naara Souza Fernandes Lobo Tatiana Pereira Rodrigues

Anda mungkin juga menyukai