Anda di halaman 1dari 45

COMPLEXOS REGIONAIS

Nas ltimas dcadas, uma proposta de regionalizao, no oficial, difundiu-se entre pesquisadores e na mdia em geral. Trata-se da regionalizao do Brasil em trs grandes Regies Geoeconmicas ou complexos Regionais.

COMPLEXO REGIONAL DO NORDESTE


O nordeste apresenta diferenas significativas de ordem natural e humana em relao aos demais complexos. Quanto aos aspectos naturais, os contrates referem-se, sobretudo, as caractersticas climticas e de vegetao.
O climas que atuam so o tropical mido, semirido e o equatorial. A vegetao apresenta reas dominadas pela floresta tropical, pela caatinga, pelo cerrado e pela mata dos cocais.

Quanto ao aspecto humano, caracterizado pela concentrao de habitantes nas reas urbanizadas litorneas (historicamente as primeiras a serem ocupadas).
Enquanto reas de interior, sobretudo o serto, encontram-se hoje pouco povoadas.

Pela diversidade de aspectos ambientais e socioeconmicos, o espao Geogrfico nordestino pode ser divido em quatro subregies distintas: a Zona da Mata, o Agreste, o Meio Norte e o serto.

O estado e a organizao do espao geogrfico nordestino


Nos primeiros sculos de ocupao europeia no Brasil, desenvolveram as primeiras atividades de grande expresso econmica para o pas:
como a extrao do pau Brasil, as plantaes de cana-de-acar.

O que contribuiu para que a regio fosse densamente povoada at o final do sculo XIX.

Durante o sculo XX, decorrncias de graves problemas socioeconmicos e ambientais como:


Grande desigualdade de renda; Forte concentrao fundiria; Secas no serto.

Essa regio passou a ser palco de um intenso movimento de repulso populacional, gerando grandes ondas de Emigrao, sobretudo entre s dcadas de 1940 e 1980.

Pensando em promover o desenvolvimento regional e combater a repulso populacional, o Estado fundou, em 1960, a SUDENE (Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste). rgo efetivo de planejamento regional do Brasil, criado para estabelecer planos para esse complexo:
Introduo de industrias Modernizao de lavouras Incentivos financeiros.

Zona da mata
A Zona da Mata ocupa a parte oriental da regio nordeste rea dominada pelo clima tropical mido. Originalmente, a floresta ocupava grande parte dessa sub-regio, que recebeu, por isso a denominao de Zona da Mata.

Atualmente apresenta-se como sub-regio economicamente mais importante do nordeste. Concentra-se diferentes segmentos da atividade industrial: industrias txteis e alimentcias, agroindstrias e industrias extrativas minerais. Dentre fatores que contribuem para o desenvolvimento industrial, podemos destacar o mercado consumidor e rede de transportes.

Chuva Orogrfica ou de Relevo

O Agreste
O Agreste a sub-regio que se estende entre a zona da Mata e o serto. Apresenta caractersticas naturais tanto da Zona da mata como do serto, pois nos seus trechos midos desenvolve floresta tropical, e nas reas mais secas predomina a caatinga.

Nessa sub-regio destacam-se as pequenas e medias propriedades rurais, que fornecem os diversos gneros alimentcios para os centros urbanos da zona da mata. O desenvolvimento das atividades agropecurias no agreste contribuiu para o crescimentos de cidades como Campina Grande (PB), Caruaru e Garanhuns (PE), Arapiraca (Al) e Feira de Santa (BA).

Meio-Norte
uma faixa de transio entre a Amaznia e o Serto. Mata dos Cocais: palmeiras de babau e carnaba. Essa sub-regio abrange parte do estado do Piau e todo o estado do Maranho.

Ao oeste o clima vai se tornando cada vez mais mido, e a caatinga vai cedendo lugar primeiramente ao cerrado, depois a Mata dos Cocois at chegar a floresta Amaznica.

A atividade extrativa vegetal praticada em grande parte dessa regio, como a explorao do babau e carnaba. Na regio da Mata dos Cocais, tambm comum a criao extensiva de gado. Quanto agricultura encontramos plantaes de arroz, mandioca milho e algodo.

O Corredor de Exportao Norte: uma extensa rea, formada por dezenas de cidades um sistema multimodal de transportes, que integra rodovias, ferrovias e hidrovias. Que permitiu:
A produo de culturas altamente tecnificas e voltadas ao mercado externo; Criao de um complexo porturio e industrial em So Luiz; Impulsionou o crescimento dessa sub-regio nordestina.

O Serto e o Potencial Econmico do Nordeste.

O serto uma das subdiviso do nordeste, tem uma rea denominada pelo clima semirido, que tem temperaturas elevadas, duas estaes bem definidas sendo uma seca e a outra chuvosa, de 3 a 4 meses ao ano.

A Economia do Serto nordestino baseia-se na agropecuria, atividades que sofre impactos das condies climticas principalmente nas estiagens. A atividade bovina a principal atividade econmica do Serto, praticada na forma extensiva, em grandes latifndios, e tambm em pequenas propriedades.

Alem da bovinocultura a tambm a criao de caprinos, que so mais resistentes ao clima semirido.

Em todo o serto desenvolve-se a chamada agricultura de subsistncia, basicamente realizada em pequenas propriedades rurais por meio de utilizao de tcnicas tradicionais.

Nas encostas das serras e os vales fluviais, apresentam maior umidade, sendo assim fica mais favorvel a pratica agrcola.

A Falta de gua na vida do Sertanejo


Com a baixa pluviosidade e a ocorrncia de estiagens no Serto comprometem o desenvolvimento das atividades agropecurias. Isso prejudica principalmente os pequenos proprietrios que possuem lavouras de subsistncia Alm de desenvolverem uma pequena produo de gado bovino e caprino, na forma extensiva.

MORINGA OLEIFERA

Secas: onde esta o problema?


Quando ocorre grandes perodos de secas no nordeste , o restante do pas toma conhecimento, pelos meios de comunicao.

Sem recursos para enfrentar um longo perodo de estiagem, os camponeses perdem as pequenas lavouras e as poucas cabeas de gado que possuem, esgotando tambm suas reservas de gua e alimento.

O nordeste nessa poca recebe um auxilio financeiro do governo federal para amenizar tais problemas. Os sertanejos que no tem acesso as verbas recorrem aos rgos do governo responsveis pelo combate as secas, um desses rgos o (DNOCS) Departamento Nacional de Obras contra as Secas, Que coordena programas de irrigao, construo de poos artesianos e audes, bem como a formao de frentes de trabalho e outras atividades que visam amenizar os problemas da populao.

Complexo Regional do centro-sul

O Centro-Sul distingui-se dos demais complexos regionais por ser o centro articulador do territrio brasileiro.

Expanso da atividade industrial modernizao das atividades agrcolas.


Produto Interno Bruto (PIB).

Macrocefalia Urbana.

Atividade Industrial no Centro-Sul


Dcadas de 1940 e 1950. Infraestrutura de transportes; Gerao de energia; Dcadas de 70;

A atividade industrial no Centro Sul apresenta-se espacialmente concentrada, localizando-se principalmente nas reas metropolitanas e nas capitais regionais;

Complexo Agroindustrial do Centro Sul


Concentrao e diversificao das atividades fabris; Expanso do agronegcio;

Transformaes no campo e a urbanizao no centro Sul Cap.13


Tocantins TO Mato Grosso MT parte deste Estado Mato Grosso do Sul MS Gois GO Minas Gerais MI - parte deste Estado So Paulo SP Rio de Janeiro RJ Esprito Santo ES Paran PR Rio Grande do Sul RS Santa Catarina - SC

Transformaes no campo e a urbanizao no centro Sul


Devido aos investimentos do Estado e empresas privadas tornou-se um complexo agroindustrial de grande potncia.
Cultivo de Monoculturas ( gerando latifndios) Policulturas (pequenas e mdias propriedades rurais.

O que um complexo?
Que abrange ou encerra muitos elementos ou partes. Observvel sob diferentes aspectos. Grupo ou conjunto de coisas, fatos ou circunstncias que tm qualquer ligao ou entre si.

Endividamentos Juros Altos - Perda de Terras


Grandes concentraes fundirias com a modernizao dos campos Modelo de desenvolvimento (agronegcio) Dispensa de trabalhadores ( causa efeito) A partir de 1970, migrao de grande parte da populao para as cidades. ( xodo rural ) O pas dos desdentados

Caf, cana de acar, trigo, soja Feijo, leite, fava,arroz, milho A modernizao no atinge todas as fases do ciclo produtivo, principalmente a colheita que requer mo de obra. Todo esse processo acelerou as relaes de trabalho nessas reas.(bias frias , volantes) Em determinada poca do ano sobra mo de obra, outra ocorre a falta de contingente.

Modernizao parcial da agricultura Cultura de Rico - Cultura de Pobre

Regies Metropolitanas do Centro - Sul


o complexo mais populoso do Brasil (64% da populao brasileira Maior ndice de urbanizao (70%) Durante 30 anos com o processo de migrao desencadeou um intenso processo de urbanizao na regio. Em muitos casos essas malhas urbanas uniram a malhas maiores caracterizando assim as metrpoles.

Metropolizao e problemas urbanos no Centro Sul


Falta de infra estrutura urbana
Falta se saneamento bsico e moradia Aumento do preo da terra Problemas com trfego Poluio atmosfrica, dos rios, dos solos Causando na maioria das vezes desastres ambientais. Falta de emprego devido ao crescimento desigual da sociedade apesar dos investimentos no setor industrial Falta de pessoas qualificadas para realizar o trabalho com as mquinas.

Problemas Sociais
Falta de emprego no setor formal Nmero muito grande de desempregados prestando servio informal. O que a informalidade gera ou deixa de arrecadar para o Estado ?

Metrpoles centros de decises Regio Polarizadora das decises econmicas, polticas e administrativas do pas.

So o palco de grandes contrastes sociais


Desenvolvimento das atividades industriais Diversificao do setor tercirio( comrcio e servios) Implementao de universidades e centro de pesquisas Setores administrativos e financeiros Bancos, Fomentos, Escritrios de Empresas Nacionais e Multinacionais, Empresas ligadas a mdia

Anda mungkin juga menyukai