Anda di halaman 1dari 32

ENERGIA ELTRICA: GERAO, TRANSMISSO E DISTRIBUIO

Tenso Contnua
Tenso continua ou constante pois o seu valor no se altera com o tempo.

comportamento da tenso nos terminais da bateria ao longo do tempo: A tenso no muda, permanece constante.

Tenso Alternada
O seu valor e polaridade longo do tempo. se modificam ao

Conforme o comportamento da tenso ento temos os diferentes tipos de tenso alternada: senoidal, quadrada, triangular, pulsante, etc.
De todas essas a senoidal a que tem um maior interesse pois a senoidal a tenso que gerada nas usinas e que alimenta as industrias e residncias.

Tenso Senoidal
A grande vantagem da alimentao em AC, comparativamente DC onde as grandezas tm uma evoluo constante no tempo, verifica-se na eficincia do transporte de energia por esta se poder fazer a muito alta tenso; a tenso alternada produzida numa central elevada por um transformador que, conseqentemente diminui, aproximadamente, na mesma proporo a corrente; as perdas so assim menores em alta tenso, do que seriam se a energia fosse transportada ao nvel de tenso a que produzida. Esta foi a principal razo porque os sistemas AC se impuseram face aos sistemas DC.

A energia eltrica que alimenta as indstrias, comrcio e nossos lares gerada principalmente em usinas hidreltricas, onde a passagem da gua por turbinas geradoras transformam a energia mecnica, originada pela queda dagua, em energia eltrica. No Brasil a GERAO de energia eltrica 80% produzida a partir de hidreltricas, 11% por termoeltricas e o restante por outros processos.

A partir da usina a energia transformada, em subestaes eltricas, e elevada a nveis de tenso (69/88/138/240/440 kV) e transportada em corrente alternada (60 Hertz) atravs de cabos eltricos, at as subestaes rebaixadoras, delimitando a fase de Transmisso.

J na fase de Distribuio (11,9 / 13,8 / 23 kV), nas proximidades dos centros de consumo, a energia eltrica tratada nas subestaes, com seu nvel de tenso rebaixado e sua qualidade controlada, sendo transportada por redes eltricas areas ou subterrneas, constitudas por estruturas (postes, torres, dutos subterrneos e seus acessrios), cabos eltricos e transformadores para novos rebaixamentos (110 / 127 / 220 / 380 V), e finalmente entregue aos clientes industriais, comerciais, de servios e residenciais em nveis de tenso variveis, de acordo com a capacidade de consumo instalada de cada cliente.

HIDRELTRICAS

HIDRELTRICAS

O aproveitamento de uma queda dgua para fornecer energia mecnica a um dnamo feito do seguinte modo: armazena-se a gua de um ou de vrios rios numa regio muito vasta, chamada represa. A gua dessa represa cai, pelo interior de tubos, de uma altura H , e vai acionar uma roda que possui na periferia certo nmero de ps como na figura (fig.). A energia com que a gua chega s ps faz com que a roda execute movimento de rotao. A roda com as ps chamada turbina. Ao eixo da turbina so ligados os condutores do dnamo, de maneira que, quando a roda gira, eles tambm giram. Ao conjunto do dnamo com turbina se chama usina hidroeltrica

HIDRELTRICA - ITAIP

HIDRELTRICA - ITAIP

GERAO, TRANSMISSO, DISTRIBUIO

GERADOR ELEMENTAR um tipo de fonte de fem que gera a tenso alternada; Seu funcionamento o mesmo que os geradores encontrados nas usinas. Os geradores so mquinas destinadas a converter energia mecnica em energia eltrica.
Dnamos ou geradores mecnicos de eletricidade

Chamam-se geradores mecnicos de corrente eltrica, ou dnamos, aos dispositivos que transformam energia mecnica em energia eltrica.Os dnamos se dividem em dois grandes grupos:

GERADOR ELEMENTAR
1 - Dnamo com corrente contnua aquele que fornece corrente contnua, isto , corrente que circula num nico sentido. 2 - Dnamo com corrente alternada Tambm chamado alternador aquele que fornece corrente alternada, isto , corrente que circula num sentido e noutro alternadamente.Princpio de funcionamento Os dnamos funcionam por meio de induo eletromagntica. E esta sem dvida a mais importante aplicao do fenmeno de induo. Isso porque esse fenmeno o nico que fornece corrente eltrica com grande energia, como por exemplo, essa corrente que fornecida para iluminao das cidades e para as indstrias.O princpio de funcionamento dos dnamos em geral, tanto de corrente contnua como de corrente alternada, a induo eletromagntica num quadro plano que gira num campo magntico unifome.

GERADOR ELEMENTAR
Tanto no dnamo de corrente alternada como no de corrente contnua o quadro percorrido por corrente alternada. A diferena entre eles est na maneira de colher essa corrente para fora do quadro. Essa captao da corrente para fora do quadro feita por um dispositivo chamado coletor. Coletor de corrente alternada Suponhamos que o quadro seja aberto em A e D, e da sejam tirados dois condutores AB e CD que so ligados a dois anis, B e D. Encostados a esses anis existem dois pedaos de carvo (que condutor), m e n (fig.). O circuito externo, R, onde vai ser utilizada a corrente, ligado a esses pedaos de carvo. medida que o quadro gira dentro do campo magntico, os anis giram juntos com ele.

Coletor o nome que se d ao conjunto dos anis e pedaos de carvo (fig.). Os pedaos de carvo so chamados escovas.

GERADOR ELEMENTAR Os pedaos de carvo m e n ficam fixos e os anis ficam raspando neles. A corrente que se produz no quadro passa para os anis, deste para o carvo e do carvo vai para o circuito externo. fcil ver que, com esse dispositivo, quando a corrente eltrica muda de sentido no quadro, tambm muda de sentido no circuito externo, isto , no circuito externo ela captada tambm como alternada. A figura mostra o quadro entre os plos do m que produz o campo magntico.

GERADOR ELEMENTAR

O gerador elementar, concebido por Michael Faraday em 1831, na Inglaterra e mais ou menos na mesma poca por Joseph Henry, nos Estados Unidos, era constitudo por uma espira que girava entre os plos de um m, semelhante figura:

Corrente alternada ELEMENTAR

CA

GERADOR

Em um gerador AC o fluxo de eltrons varia em funo do tempo. a corrente utilizadas nas residncias tomadas, que so fornecidas pelas usinas hidreltricas.

Corrente alternada ELEMENTAR

CA

GERADOR

Uma espira de fio girando em um campo magntico forma um gerador elementar, que ligado ao circuito externo por meio dos anis coletores. SADA DO GERADOR ELEMENTAR A fora eletromotriz e a corrente de um gerador elementar mudam de direo cada vez que a espira gira 180. A tenso de sada deste gerador alternada. um ALTERNADOR.

Corrente alternada ELEMENTAR

CA

GERADOR

Tenso e corrente instantnea


A tenso alternada varia em funo do tempo de um valor mnimo zero a um valor mximo chamado de tenso de pico VP. As tenses entre esse intervalos o que chamamos de tenso instantnea. v instantneo = VP . sen i instantneo = IP . sen Onde: = ngulo percorrido pode ser em graus ou radianos. Notem que a tenso alternada foi associada a uma senoide, que a nica forma de onda que no se altera ao ser aplicado a um circuito contendo resistores, capacitores e indutores.

Ilustrando:

GRAUS

RADIANOS

PERODO

Para converter de graus para radianos, multiplica-se por /180 e para converter de radianos para graus multiplica-se por 180 / 1 ciclo T segundos f ciclo 1 segundo f*T = 1 T=1 f f=1 T

f = n*P f = frequncia 120 n= n de rotaes por min. p = nmero de plos do gerador

Valor Eficaz
O

conceito de valor eficaz de uma tenso ou corrente alternada senoidal est diretamente ligado potncia transferida por esse par de grandezas; atravs do valor eficaz que se pode comparar a potncia associada a grandezas AC com potncias associadas a grandezas DC. Fisicamente , o valor eficaz de uma corrente alternada o valor da intensidade de uma corrente contnua que produziria, numa resistncia, o mesmo efeito calorfico que a corrente alternada em questo. Matematicamente, o valor eficaz, Xef, de uma grandeza peridica x(t) determinado atravs de:

Valor Eficaz
O

caso particular de uma grandeza alternada senoidal expressa por , que conduz a:
Poder-se-

assim escrever: Graficamente, o valor eficaz est relacionado com a rea sob a curva que representa a evoluo temporal do quadrado da grandeza, tal como se representa na figura seguinte.

valor eficaz de uma grandeza altera-se com a amplitude, com perturbaes na forma da onda, mas no afetado por variao da freqncia, nem da fase inicial

Valor Eficaz
P. ex. uma tenso senoidal de 155V de pico aplicada a uma resistncia de 100 Ohms. Se ao mesmo resistor for aplicado uma tenso de 110V contnuos, a dissipao de potncia ser a mesma.

Referncias
http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20011/Vasco/ http://www.lei.ucl.ac.be/multimedia/eLEE/PO/realisations/CircuitsElectriques/in dex.htm http://www.dt.fee.unicamp.br/~www/ea513/ea513.html http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/ http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/inducao/dinamos/

Anda mungkin juga menyukai