Anda di halaman 1dari 19

Mecnica dos Solos

ndices Fsicos

Fases do Solo
Slida (as partculas)
Lquida (a gua) Gasosa (o ar)

Fases do Solo - Importantes


A ocorrncia s das fases slida e lquida bastante comum. Neste caso todos os vazios do solo encontram-se ocupados por gua e o solo chamado saturado.

Fases do Solo - Importantes


Em condio natural no se encontram solos secos (fase slida + ar). Em laboratrio isto pode ser conseguido facilmente, mas torna-se necessrio definir o que solo seco uma vez que as partculas de argila tm uma pelcula de gua que as envolve, chamada gua adsorvida.

Fases do Solo - Importantes


A gua adsorvida est submetida a presses altssimas e faz parte da estrutura do solo. Dependendo da temperatura de secagem, parte ou at toda gua adsorvida pode ser removida junto com a gua livre dos vazios o que daria diferentes pesos secos em funo da temperatura da estufa.

Fases do Solo - Importantes


Para resolver isto, convenciona-se em Mecnica dos Solos que solo seco aquele que apresenta constncia de peso em duas pesagens consecutivas aps secagem em uma estufa de 105 a 110C.

ndices Fsicos:
Vt = volume total da amostra Vs = volume da fase slida da amostra Vw = volume da fase lquida Va = volume da fase gasosa Vv = volume de vazios da amostra = Va + Vw Wt = peso total da amostra Wa = peso da fase gasosa da amostra (considerado nulo) Ws = peso da fase slida da amostra Ww = peso da fase lquida

Peso das partculas/gros/slidos


o peso da fase slida por unidade de volume. Por termos uma relao de fora por volume a unidade correta o kN/m ou um seu (sub) mltiplo. Obs: g/cm x 9,8 = kN/m

Densidade relativa dos gros


a razo entre o peso (ou a massa) especfico da parte slida e o peso (ou a massa) especfico de igual volume de gua pura a 4 C. Como uma relao de pesos (ou de massas) especficos, Gs adimensional. O valor de Gs pode ser uma indicao do tipo de solo. Se: Gs < 2.5 solo orgnico 2,6 < Gs < 2,8 solo inorgnico Gs > 2,9 solo contendo ferro.

Teor de umidade
a relao entre o peso (ou massa) da gua contida no solo e o peso (ou massa) de sua fase slida, expressa em percentagem. A umidade varia teoricamente de 0 a 100 . Os maiores valores conhecidos so os de algumas argilas japonesas que chegam a 1400%.

ndice de vazios
a relao entre o volume de vazios e o volume de slidos. Embora possa variar teoricamente de 0 a x , o menor valor encontrado para o ndice de vazios de 0.25 (para uma areia muito compacta com finos) e o maior de 1.5 (para uma argila altamente compressvel).

Porosidade
a relao entre o volume de vazios e o volume total da amostra, expressa em percentagem. Teoricamente varia de 0 a 100%. Na prtica varia de 20 a 90%. Embora o ndice de vazios e a porosidade sejam anlogos, o primeiro tem a vantagem de envolver apenas uma varivel Vv.

Grau de saturao
a relao entre o volume de gua e o volume de vazios de um solo, expressa em percentagem Varia de 0% para um solo seco a 100% para um solo saturado.

Peso especfico natural


a relao entre o peso total e volume total da amostra.

Peso especfico seco


a situao de umidade nula

Peso especfico saturado

Peso especfico aparente submerso


Se o solo est submerso, passa a atuar nas partculas o empuxo de gua (E) que uma fora vertical, de baixo para cima, igual ao peso do volume de gua deslocado.
NT=NA NT = NA
E

RELAES DIVERSAS ENTRE NDICES Gs Vt Wt Wd

Clculo dos ndices de estado


Dos ndices vistos, s trs so determinados diretamente em laboratrio: a umidade, o peso especfico dos gros e o peso especfico natural. O peso especfico da gua adotado; os outros so calculados a partir dos determinados.

EXEMPLOS DE FIXAO

Anda mungkin juga menyukai