Anda di halaman 1dari 13

Professora Fernanda Braga

INSTRUO As questes de 1 a 9 relacionam-se com o texto 1 abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas. TEXTO 1 O FIM DO MUNDO (Andrea Estevam) Humanos percorrem 226 quilmetros em pouco mais de oito horas, utilizando somente a fora do prprio corpo para nadar, pedalar e correr ao longo dessa distncia. Um cara que teve as pernas amputadas quando ainda era beb conquista, na marra, um lugar entre os melhores velocistas do mundo. Montanhistas russos se preparam para escalar o K2, a mais mortal das montanhas de mais de 8 mil metros, em pleno inverno, sob a ameaa de temperaturas que podem chegar a 50 graus negativos. Uma menina de 18 anos campe mundial de surf. Bikes que podem ser recarregadas na tomada so realidade.

Os velhos de pensamento e alma tm razo: o fim do mundo mesmo pelo menos do mundo com as fronteiras fsicas e mentais que conhecemos. o fim do ser humano como animal perfeito, obra acabada. Ainda bem! Ao contrrio do que nossa presuno e nosso egosmo possam sugerir, seguimos em evoluo, para sempre rascunhos de tudo o que ainda somos capazes de realizar. Que outros sonhos o ser humano pode concretizar nos prximos 2 mil anos? (Se conseguirmos, claro, recriar a nossa civilizao a tempo de no nos extinguirmos.) O mundo acaba e recomea a cada dia, e da morte do velho nasce a vida e a transformao. Como diz aquela msica do R.E.M., o fim do mundo, e eu me sinto bem. Go Outside Janeiro/2012 Ed. 80 (Texto adaptado).

01) O principal objetivo do autor no texto o de: a) Narrar um acontecimento b) Explicar a respeito do fim do mundo c) Opinar sobre um assunto d) Apresentar casos de superao 02) No texto defende-se que, no mundo atual, o homem no um ser a) adaptvel. b) completo. c) inatingvel. d) inigualvel. 03) No texto, est explicitado, principalmente, que as transformaes humanas podem ser a) bem-vindas. b) contestveis. c) equivocadas. d) exageradas.

04) O texto nos lembra exemplos humanos de a) competio. b) evoluo. c) exibio. d) superao. 05) [...] o fim do mundo e eu me sinto bem. No texto, a frase final, transcrita acima, comunica, principalmente, uma ideia de a) Otimismo. b) compromisso. c) hesitao. d) comparao.

06) Um cara que teve as pernas amputadas quando ainda era beb conquista, na marra, um lugar entre os melhores velocistas do mundo. As expresses sublinhadas nessa frase so caractersticas da linguagem a) acadmica. b) coloquial. c) formal. d) jurdica. 07) Ao contrrio do que nossa presuno e nosso egosmo possam sugerir, seguimos em evoluo [...] A palavra sublinhada nessa frase pode, adequadamente, ser substituda por a) negligncia. b) orgulho. c) preconceito. d) rigor.

08) Todas as palavras foram formadas pelo mesmo processo de formao exceto: a) Montanhistas b) Temperaturas c) Recarregadas d) Concretizar

INSTRUO: As questes 9 e 10 relacionam-se com o texto 2 abaixo. Leia atentamente o texto antes de responder a elas. TEXTO 2

09) Sobre o texto acima no se pode concluir que: a) Os personagens se encontram em uma situao de pobreza. b) Marido e mulher compartilham da mesma opinio sobre o fim do mundo. c) A mulher no se mostra contente com a situao. d) Os textos 1 e 2 tm vises diferenciadas em relao ao fim do mundo. 10) Sobre o texto acima correto afirmar que: a) O sentido do texto obtido pela unio de recursos verbais e no verbais b) Trata-se de um texto que se utiliza predominantemente de linguagem no verbal. c) Somente pelo recurso verbal seria possvel compreender a mensagem por completo. d) Trata-se de um texto que se utiliza predominantemente de linguagem verbal.

INSTRUO As questes de 11 a 15 relacionam-se com o texto 3 abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas. TEXTO 3 TODOS CONTRA A CRUELDADE (Slvia Corra) Foi notcia em toda parte: pessoa de cinquenta e poucos anos, em frias no litoral paulista, arremessou pela janela do 10 andar seus dois ces de estimao. Eles tinham seis e 16 anos, respectivamente. Morreram na hora. um crculo vicioso da modernidade. Inimigos conhecidos como estresse demais, sono de menos, muita droga, muito lcool, muita cafena alimentam a onda dos distrbios psiquitricos, ao mesmo tempo em que o isolamento urbano estreita os laos entre homens e animais. Resultado: trazidos para dentro de casa e criados como filhos, ces e gatos se transformam nos principais destinatrios de nossas emoes.

Do amor incondicional s exploses de raiva. Da solidariedade s inconfessveis neuroses. No prximo domingo, dezenas de cidades sero palco da manifestao Crueldade Nunca Mais. Uma das principais bandeiras exatamente a mudana na legislao, para que haja mais rigor na punio de crimes de maus-tratos. O smbolo do movimento Tit, o cozinho enterrado vivo pelo dono no interior de So Paulo e que foi adotado pela veterinria que o tratou. (Folha So Paulo, segunda-feira 16 de Janeiro de 2012) 11) No texto, afirma-se que homens e animais esto a) mais atentos. b) mais numerosos. c) menos diferenciados. d) mais prximos.

12) correto afirmar que, no texto, aparecem como causas da crueldade humana problemas a) econmicos. b) fsicos. c) mentais. d) profissionais. 13) A leitura do texto permite perceber que o relacionamento entre homens e animais apresenta caractersticas a) contraditrias. b) desprezveis. c) exorbitantes. d) incomuns.

14) Acentuam-se as palavras pela mesma razo, exceto: a) Veterinria b) Smbolo c) Inconfessveis d) Destinatrios 15) H, respectivamente, dgrafo, encontro consonantal e ditongo nas palavras: a) Enterrado, dentro, foi b) Co , nunca, Paulo c) Exatamente, filhos, ces d) Parte, pessoa, cinquenta

Anda mungkin juga menyukai