Anda di halaman 1dari 14

Direito Econmico

DA DEFESA DA CONCORRNCIA Lei 12529/2011

1. Disciplina Jurdica da Concorrncia

Representa um dos instrumentos mais eficientes de controle da atividade econmica. A finalidade a correo das condutas competitivas dos agentes econmicos no intuito de ganhar o mercado de consumo, buscando evitar o abuso de poder ou atos de deslealdade. Leis de tutela da competio no Brasil: Lei 9279/96 (atos de deslealdade competitiva); Lei 12529/2011 (atos de abuso de poder econmico)
2

1.1 Disciplina Constitucional do mercado competitivo

Constituio de 1946: dispensou as prticas de restries, dispondo que o abuso de poder econmico, em seu art. 145 deveria organizar-se sob os princpios de justia social, conciliando a liberdade de iniciativa com a valorizao do trabalho humano.
Constituio de 1967: Em seu art. 157, expressa como finalidade da ordem econmica a realizao da justia social, reprimindo ao abuso do poder econmico. A atual constituio trata da livre concorrncia em seu art. 1, caput e no art. 170 (Fundamento da ordem econmica) A represso do abuso do poder econmico que visem ao domnio de mercados, eliminao da concorrncia e ao aumento arbitrrio de lucros (art. 172, 4)
3

1.2 Concorrncia ilcita

Estruturas de mercado competitivas e eficientes, procurando evitar prticas ilcitas;

Lealdade dos concorrentes.

2. Proteo contra o abuso de poder econmico

O poder econmico fenmeno normal e lcito nas economias modernas. Todos os pases possuem uma infinidade de empresas com grande poder econmico, pois os problemas surgem quando esses agentes buscam utiliz-lo de forma prejudicial ao mercado.
4

2.1 Lei ordinria de proteo 1 lei brasileira que tratou do abuso do poder econmico (lei 4137/62), inspirado pela legislao norte-americana (Common Law) Lei 12529/2011 (Represso ao abuso do poder econmico) 2.2 Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia (SBDC) Lei 12529/2011- art. 1 2.2.1 Finalidade Tem como objetivo prevenir e reprimir as prticas abusivas ;

Liberdade de iniciativa, liberdade concorrncia, funo social da propriedade, defesa dos consumidores e a represso do abuso do poder econmico.
5

2.2.2. Territorialidade - art. 2, 1 e 2 A lei de proteo contra o abuso de poder econmico aplica-se em todo ou em parte do territrio nacional, pois a legislao leva em considerao o local ao (atividade) ou dos efeitos (resultado das prticas restritivas). 2.2.3 Conselho Administrativo da Defesa Econmica (CADE) Criado pela lei 4137/62, uma Autarquia do Min. da Justia, composto por um Presidente e seus Conselheiros indicados pelo Pres. da Repblica, aps sabatina do Senado Federal, sendo o mandato dos seus membros de 02 (dois) anos, permitindo uma reconduao, (lei 12529/2011 - art. 4 ao 18 ) 6

2.2.4 Secretaria de Acompanhamento Econmico (SEAE lei 12529/2011 art. 19)

Criada em 01/01/1995, por meio da medida provisria 813, rgo do Min. da Fazenda, encarregada de acompanhar os preos da economia, subsidiar decises em matria de reajustes e revises de tarifas pblicas, bem como apreciar atos de concentrao entre empresas e reprimir condutas anticonconrrenciais. Atua em 03 (trs) esferas: promoo e defesa da concorrncia, regulao econmica e acompanhamento de mercados.
7

2.2.5 Estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia - SBDC


SBDC

CADE

SEAE

Tribunal Admin

Superint. Geral

Dept estudos Econmicos

2.2.6 Procuradoria do CADE Nos termos do art. 1 a PG indicado pelo Min. da Justia e nomeado pelo Pres. da Repblica, aprovado pelo Senado Federal.
2.2.7 Ministrio Pblico Federal perante o CADE Compete PGR depois de ouvido o Conselho Superior: a) Promover a execuo dos julgados do Cade; b) Promover a execuo de possveis compromissos de cessao; c) Adotar medidas judiciais

2.3 Infraes de ordem econmica lei 12529/2011

art. 31 a 36 e incisos

Condutas que merecem uma ao punitiva do Estado; Um controle preventivo das estruturas As infraes podem ser praticadas tanto por pessoas fsicas quanto as jurdicas, inclusive As de direito pblico, bem como quaisquer associaes, com ou sem personalidade jurdica, sendo que a prtica das infraes implica a responsabilidade tanto da empresa quanto a individual de seus representes de forma solidria.
10

2.4 Processo Administrativo


Averiguaes preliminares - SDE

Instaurao de ofcio at 8 dias do conhecimento do fato, 15 das para defesa

Representao escrita e fundamentada de qualquer interessado (8 dias 15 dias)

Instaurao de procedimento administrativo ou arquivamento

Instaurao de procedimento administrativo ou arquivamento

SDE 45 dias para diligncias e provas, alegaes finais em 05 dias, julgamento do CADE ( vista procuradoria, prazo de 20 dias) no cabendo nenhum recurso ao superior hierrquico
11

2.4.1 Medida preventiva e ordem de cessao A finalidade evitar que o representado cause ou possa causar ao mercado leso irreparvel ou de difcil reparao, ou torne ineficaz o resultado final do processo.

2.4.2 Compromisso de cessao instrumento hbil para que em qualquer espcie de processo administrativo, possa o CADE tomar do representado compromisso da cessao da prtica sob investigao ou dos seus efeitos lesivos .
2.5 Atos de concentrao o controle dos atos e contratos que de alguma forma possam gerar efeitos nas estruturas competitivas do mercado, o controle nesse caso representa uma atuao preventiva. O CADE far um confronto entre os possveis efeitos benficos e malficos. 12

2.5.1 Concorrncia praticvel

Preservar o nmero suficiente para que os consumidores tenham razovel possibilidade de escolha.

2.5.2 Fenmeno concentracionista

A concentrao de empresas e a internacionalizao dos mercados, so fenmenos atuais que vm despertando a ateno tanto daqueles que participam diretamente do mercado quanto daqueles que o regulam. O fenmeno da concentrao de empresas, admitindo-se que, atualmente, se vive em uma economia capitalista. Sem qualquer dvida, sua evoluo.
13

2.5.3 Estrutura de mercado

a)

b)

c)

d)

A classificao mais simplificada das estruturas de mercado adotou como critrio de diferenciao apenas os nmeros dos que nele intervm, seja para vender, seja para comprar. Classificao da estruturas bsicas de mercado: Monoplios ( quando um s ofertante controla a oferta de um produto ou servio) Concorrncia monopolstica (h um grande nmero de empresas competindo, sendo a diferenciao dos seus produtos to intensa que faz com que no pertenam ao mesmo mercado, pode resultar em razo de produtos similares a disposio do consumidor) Concorrncia perfeita (Produto igual, no h barreiras, livre deslocamento dos fatores de produo) Oligoplio (pequenos nmeros de empresas, produo de bens padronizados 14

Anda mungkin juga menyukai