Anda di halaman 1dari 27

Enfermagem em UTI

MONITORIZAO HEMODINMICA EM UTI Enf Marcelo Rosa 2009

Monitorizao

Reconhecer e avaliar os possveis problemas em tempo hbil para que seja estabelecida uma terapia adequada imediata.

TIPOS:
A) No invasiva B) Invasiva

MONITORIZAO INVASIVA PVC

Presso venosa central (PVC) a medida da presso existente nas grandes veias de retomo ao corao (veia cava superior). A PVC fornece informaes referentes ao volume sangneo que chega ao corao, ao tnus vascular e as condies do corao (capacidade de bombear o sangue).

PVC

Como feito este procedimento? Atravs da Introduo de um cateter no sistema venoso central: Veia cava superior, flebotomia, puno de jugular interna ou externa, subclvia, baslica, braquial, ceflica (dissecao).

fundamental que a poro interna do cateter esteja mantida prximo ao trio direito.

PVC MATERIAL

Equipo de PVC. Rgua de nvel - determinao da linha bsica de medida (linha axilar mdia); Suporte de soro Dispositivo com duas a quatro vias. polifix ou torneiriha 3 vias so conectados, neste dispositivo, os frascos das diferentes infuses (tais como: sangue e soros), o equipo de PVC e o cateter intravenoso;

PVC MATERIAL

Soro fisiolgico a 0,9% (dependendo da situao, o soro glicosado a 5% tambm usado). Antes de cada verificao, a coluna dgua preenchida com este soro; Fita adesiva (ou similar).

PVC TECNICA

Separe o material Monte o soro e equipo Fixe a fita graduada no suporte Fixe o equipo Conectar a via mais longa no paciente e a via curta, fixe junto fita graduada.

PVC TECNICA

Colocar o paciente em decbito dorsal horizontal com os braos e pernas em posio anatmica.

Com a rgua de nvel encontre a linha "zero" atravs da linha axilar mdia, observando em que nmero se encontra diante escala do equipo de PVC. (Convm encontrar o "zero" todas as vezes em que se forem realizar as medidas, pois existem algumas camas que tem regulagem de altura, e pode ter sido alterada).

PVC LEITURA

Interrompa o gotejamento das infuses (sangue/soros), Se estiver recebendo sangue ou derivados, lave o cateter com soro, para evitar a sua obstruo, ou semiobstruo): Encha a coluna dgua com o soro fisiolgico (SF) instalado no equipo da PVC; Feche a via do soro e abra a via do paciente, observe a queda do lquido (SF) na coluna dgua; - observe as oscilaes mxima e mnima e registre o resultado de sua observao.

PVC LEITURA

Espera-se que haja oscilao da coluna d'gua ou do grfico no monitor, acompanhando os movimentos respiratrios do paciente. Oscilao mnima da coluna d,gua como resultado

PVC LEITURA

Mdia das oscilaes mxima e mnima Valor normal: para adultos - valores entre 5 e 15 cm de H20 (em mdia, 10 a 12 cm de H20), tendo como referncia, a linha axilar mdia do paciente.

PVC ERROS

Obstruo parcial ou total do cateter em situaes, como: Presena de cogulos que diminuem a luz do cateter ou que provocam a sua obstruo completa; Acotovelamento do cateter que pode impedir, parcial ou totalmente, a passagem de lquido; Aderncia da extremidade interna do cateter parede do vaso;

PVC ERROS

Localizao incorreta da extremidade interna do cateter: antes da ltima vlvula do sistema venosa centra!, ou o cateter pode ter-se desviado para a veia perifrica ou jugular; Compresso da axila pelo brao do paciente, caso tenha sido usada a veia braquial.

PVC ERROS

Observe: a posio incorreta do paciente (includo aqui o estrado da cama, posio anatmica do corpo, [sem travesseiros, membros estendidos], o nivelamento da linha axilar mdia e o ponto zero da coluna dgua) o erro mais freqente que leva a leituras/resultados falsos.

PVC CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Previna a obstruo do cateter intravenoso e controle, rigorosamente, o gotejamento das infuses; Observe a presena de sangramento, infiltraes, enfisema subcutneo ou dor, aps a realizao da flebotomia ou puno das veias para a instalao do cateter; Faa a troca do curativo (local da puno ou flebotomia) e a troca dos equipos, segundo a rotina estabelecida pelo servio;

PVC CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Alm de registrar os resultados obtidos na verificao da PVC, comunique verbalmente, ao Enfermeiro, os valores abaixo ou acima dos padres considerados normais;

PVC CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Lembre-se de que a PVC apenas um dos dados clnicos usados na avaliao do paciente. Por isto, faa tambm a mensurao, criteriosa, da presso arterial da freqncia cardaca e respira e respiratria, do dbito urinrio e a observao da colorao da pele e mucosas. Converse com o paciente durante o procedimento. Toque-o. Oua a sua opinio ou queixas.

MONITORIZAO INVASIVA PAM

Consiste na introduo de um cateter em uma artria atravs de uma puno ou disseco, que conectado a um sistema de transmisso de presso, um transdutor de presso que por sua vez conectado ao monitor.

PAM - INDICAES

Pacientes com nveis pressricos instveis, em uso de drogas vasoativas, ps-operatrios de grandes cirurgias, no choque, em grandes queimados. O local de escolha para a PAM geralmente artria radial, podendo ser utilizada as femurais ou pediosas.

PAM ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Montar corretamente o sistema de PAM utilizando tcnica assptica, com coneces unidas evitando a entrada de ar no sistema e zerando-o adequadamente.
Auxiliar na passagem do cateter Fixar adequadamente o cateter a pele Manter o monitor com os alarmes ligados

PAM ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Manter o sistema pressurizado com infuso contnua de soluo de heparina Observar freqentemente o membro puncionado para identificar complicaes como: cianose, parestesia e dor Sempre que for manipular o cateter ou sistema utilizar tcnica assptica

Renovar o curativo a cada 24 horas e observar o stio de entrada do cateter para identificar alteraes na pele e presena de secrees.

PAM ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Trocar a soluo de heparina a cada 24 horas e o transdutor


a cada 48 horas

Zerar o sistema a cada 4 horas ou a cada mudana de posio do paciente


Realizar flash de soluo heparinizada aps coleta de sangue

PAM ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Observar continuamente a curva de presso


Ao retirar o cateter, fazer a compresso no local por 5 minutos, e realizar o curativo compressivo.

PRESSO INTRACRANIANA PIC

Caracteriza-se pela introduo de um cateter no nvel do espao epidural subaracnideo, intraventricular adaptado a um tradutor de presso.

PRESSO INTRACRANIANA PIC

VALORES DA PIC PIC < 10mmHg - valor normal PIC entre 11 e 20 mmHg - levemente elevada PIC entre 21 e 40 mmHg - moderadamente elevada PIC > 41mmHg - gravemente elevada OBS: A ocorrncia de aumento da PIC indicativo de disfunes cerebrais.

PRESSO INTRACRANIANA PIC

importante que ao identificar o aumento da PIC, o Tcnico de Enfermagem deve correlacionar com possveis fatores predisponentes e comunicar imediatamente ao enfermeiro.

PRESSO INTRACRANIANA PIC

Agitao, tosse e dor.


Criadores de tubos endotraqueais e traqueostomia apertados (impede o retorno venoso cerebral). Posio incorreta da cabea e/ou do corpo (prejudica o retorno cerebral). Aspirao de secrees prolongadas (tempo maior que 15 segundos). Desconexo ou dobra do circuito do respirador de rolhas de secreo.

Anda mungkin juga menyukai