Anda di halaman 1dari 12

POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

Acadmicas: Aniela Tachini Denise M da Silva Francine Dias Jlia Caroline da Silva

Em 1997 a Lei federal n. 9.433, do dia 08 de janeiro, instituiu a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos . Em 1998 foi marcada pela regulamentao do Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH).

OBEJETIVOS: assegurar atual e s futuras geraes gua em qualidade e disponibilidade suficientes atravs da utilizao racional e integrada, da preveno e da defesa dos recursos hdricos contra eventos hidrolgicos crticos.

A Poltica Nacional de Meio Ambiente, a Poltica Nacional de Recursos Hdricos (PNRH) traz alguns instrumentos a serem empregados para o alcance de seus objetivos. So eles: Plano de recursos hdricos: so planos diretores, tambm chamados de Plano de Bacia, que tratam do gerenciamento dos recursos hdricos. Enquadramento dos corpos dgua: cada corpo dgua recebe uma classificao de acordo com a Resoluo CONAMA 20/86.

Outorga: a outorga uma concesso para uso da gua dada pelo poder pblico ao outorgado de acordo com o estabelecido nos Planos de Bacias. Cobrana pelo uso da gua. Sistema de informaes: o Sistema Nacional de Informaes sobre os Recursos Hdricos (SNIRH) tem o propsito de fornecer subsdios para a formulao dos Planos de Recursos Hdricos.

Fundamentos Legais LEI N. 9.433/97 a gua um bem de domnio pblico A PNRH pressupe que a maior parte dos Recursos Hdricos ( rios, lagos e etc.) so inquestionavelmente, de natureza pblica. ( e de domnio da unio e dos Estados). A gua um recurso natural limitado , dotado de valor econmico Significa que o reconhecimento de um recurso natural finito, e por isso a gua um bem econmico, ou seja, ela sendo escassa possvel quantificar valorando seu uso atravs de cobrana.

A gesto dos recursos hdricos deve sempre proporcionar o uso mltiplo das guas. Em situaes de escassez, o uso prioritrio dos recursos hdricos o consumo humano e a dessedentao de animais. As guas se prestam a diversa utilizaes assim podemos classificar em dois grupos:

Consuntivos Consumo efetivo, pouco retorno. Ex.: usos domsticos, dessedentao de animais agricultura, irrigao, pecuria, empreendimentos industriais que usam gua em seu processamento.

No- consuntivos So aqueles que o consumo de gua no ocorre ou muito pequeno, gua permanece ou retorna ao manancial. Ex.: Navegao, Recreao, pisicultura.
A bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e atuao do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos Este Fundamento um princpio internacional, adotado por diversos pases que enfrentaram a tarefa de implementar a PNRH;

Embora a Lei no tenha estabelecido um conceito para bacia hidrogrfica, a maior parte dos juristas aceita a definio que diz que a rea total de drenagem que alimenta uma determinada rede hidrogrfica. Isto significa que importante o estudo global de bacia hidrogrfica, pois a mesma no se restringe s ao rio, mas aos cursos d gua que a ele afluem bem como toda a regio drenada;

A gesto dos recursos hdricos deve ser descentralizada e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades A idia original seria proporcionar uma parceria entre rgos pblicos, privados e cidados interessados no aproveitamento e na conservao das gua; Assim a Lei n. 9.433/97 procurou criar alguns mecanismos institucionais de participao dos cidados e comunidade usurias de recursos hdricos. Para isto ela inclui seus representantes no Conselho Nacional de Recursos Hdricos e nos Comits de Bacia Hidrogrfica:

Os recursos hdricos so todos os tipos de bacia onde se localiza gua potvel e disponvel ao consumo humano, mas nem todo mundo se preocupa com isso, pelo fato de estarmos vendo todos os dias que muitas pessoas esto jogando lixo nas guas assim consequentemente poluindo-as, mas devemos ter conscincia suficiente para mudar essa questo e comearmos enxergar que ns devemos cuidar e preservar para que ela no venha a acabar, pois temos apenas 1,5 % dessa gua disponvel para a vivncia humana, ento vamos buscar conservar para que todos ns possamos desfrutar dessa gua que faz bem para todos ns.

BIBLIOGRAFIA
Poltica Nacional de Recursos Hdricos: http://www.infoescola.com/meio-ambiente/politica-nacionalde-recursos-hidricos/. Poltica Nacional de Recursos Hdricos Aspectos Jurdicos: http://ufrr.br/antigo/component/option,com_docman/Itemid ,0/task,doc_view/gid,534/. Legislao e Poltica dos Recursos Hdricos: http://www.upf.br/coaju/download/Dr_Joao_Bosco_Senra.pd f.

Anda mungkin juga menyukai