Anda di halaman 1dari 29

A Semitica (do grego (smeitikos) - literalmente, "a tica dos sinais")...

a cincia geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenmenos culturais como se fossem sistemas sgnicos, isto , sistemas de significao. Ambos os termos so derivados da palavra grega (smeion), que significa "signo", havendo, desde a antiguidade, uma disciplina mdica chamada de "semiologia (estudo da interpretao de sinais).

A Semitica contribui para a explorao dos significados presentes nos diversos cdigos disposio, num universo cada vez mais em rotao.

Pelos caminhos da Semitica, a leitura de mundo

conduzir decifrao de textos verbais e no verbais, atingindo a Comunicao e diversas reas afins, pois a abrangncia da diversidade de domnios nos possibilitar fazer uma viagem pelos sentidos em diferentes graus no mtodo de anlise de discursos e texto, alm de trabalhar o ldico, envolvendo os leitores com seus possveis e diferenciados olhares.
Tambm parte da semitica, o uso das estratgias

de leituras que levem aquisio de linguagens, possibilitadas por novas arquiteturas de informaes ou releitura de textos.

O que semitica?
A leitura com olhares diversos como o do

fotgrafo que v alm da imagem, ou retrata para depois esquadrinhar ou investigar os sentidos ali presentes em busca de uma nova esttica, todas as possibilidades dos signos leitura semitica.

O que Semitica?
Vamos fazer uma viagem pelo mundo da leitura

e, para isso, no precisamos ir longe. Caminhando pela PUC, por exemplo, durante o tempo todo compreendemos o que se passa nossa volta: placas, roupas, vozes, desenhos, formas. Se no prestarmos ateno ao entorno porque estamos distrados, mas ainda assim, a prpria cabea se encarrega de produzir significados. Somos "processadores de significados".

Ter opinies e argumentos deve ser preocupao de todos os usurios de uma lngua, pois pr-requisito para a atividade escrita.
Se voc est se perguntando o que isso tem a

ver com leitura, perceba que tem tudo a ver, porque ler vai alm das letras que compem um texto verbal, ler acima de tudo, decifrar o mundo e, deste, fazem parte tambm as imagens, os movimentos, os ritmos...
Portanto, produzir o texto manifestar-se de

forma expressional, tramar vrios fios que iro nos fornecer belos tecidos, sejam eles verbais ou no verbais, passveis de interpretao, decodificao.

Compreenso
As pessoas que no procuram entender o

mundo, analisar os acontecimentos sob prismas diferentes, ou assumir atitude crtica diante da fala dos outros, nada tm a dizer a seus interlocutores, a no ser repetir discursos j prontos, de cuja elaborao no participaram.

A leitura se d em mais de um nvel:


o Verbal - em que lemos e interpretamos

palavras em um texto lingustico;


o No-Verbal - em que lemos vrios sinais como

placas (de trnsito), movimentos (danas), tteis (Braille), sonoros (cdigo Morse)
O Verbal e o no verbal - Publicidade, histria em

quadrinhos, charges

Por que ainda temos dificuldades para responder o que pedido?


a que entra a Semitica
Sem(i)(semeion) tica = cincia dos signos, das

significaes. tica (do grego optik) = fenmeno da viso e da luz

Voc est preparado para ter novos "olhares", isto , encontrar "novos significados" em coisas que antes voc s "via"?

A Semitica nos apresenta um pouco dessa

forma de olhar as coisas. Buscar novos significados para os signos que nos rodeiam.

Nomenclatura

Semitica: designao de origem anglo-sax,

proposta pelo filsofo norte-americano Charles Sanders Peirce (1839-1914)


Semiologia - vertente neo-latina da cultura

europeia, proposta pelo lingusta suio Ferdinand de Saussure (1857-1913)

Saussure: a lngua um objeto terico, um

constructo, um sistema cujo elementos integrantes e integradores so os signos. uma instituio social que se distingue de outras instituies, polticas, jurdicas etc. pela natureza especial do sistema de signos que constitui.

Peirce formulou um mtodo capaz de conferir

significado s ideias filosficas. As opinies e o estabelecimento de sua verdade constituem o objetivo fundamental do mtodo cientfico.
Para ele, um signo algo que, de algum modo,

representa alguma coisa para algum, dirige-se a algum, cria na mente dessa pessoa um signo equivalente ou um signo melhor desenvolvido.

Assim, lngua, moda, literatura, culinria,

comportamento animal, msica, pintura, jogos, rituais, regras sociais, tudo que, por alguma razo, passou a ser percebido como sendo em si significante e sendo o que no , sendo, simultaneamente outra coisa que si mesmo, tendo um significado, passou tambm categoria de objeto semitico. (Noes extradas da Revista Eletrnica de Jornalismo Cientfico ComCincia - autor: Carlos Vogt)

O que signo?
As coisas esto no mundo e o homem estimulado por elas.

Esses estmulos passam do fsico ao mental, so as linguagens, produtos da conscincia. O homem sensvel s coisas que se apresentam a ele, o que gera inquietao e, consequentemente, necessidade de buscar significaes. Os sinais percebidos pelo homem ganham forma e contedo: o signo.
Os signos esto em rotao, pois o mundo est em constantes

mudanas. Os grupos humanos sempre fizeram uso de modos de expresso a fim de se aproximarem socialmente e essas manifestaes podem ser encontradas desde os desenhos nas grutas, aos jogos e danas, rituais e objetos primitivos. At a escrita no era alfabtica, mas havia ideogramas, pictogramas, hierglifos, formas prximas ao desenho.

Os signos esto presentes em todos os sistemas

de produo de sentido e, hoje, mais do que antes, esto se produzindo e reproduzindo de maneira muito rpida, visto que vivemos a era da virtualizao e multimdia e as informaes e mensagens povoam nosso cotidiano, no minuto em que os fatos esto acontecendo. A leitura simultnea ao acontecimento.

De acordo com Saussure,


... o signo lingustico une no uma coisa a uma

palavra, mas um conceito e uma imagem acstica, que nossa representao material da prpria palavra, registrada em nossa mente. (Ex: Lpis - significante (imagem acstica do lpis), significado (objeto que serve para escrever)

Significante (imagem acstica): manifesta-se

para ns por meio de suas propriedades. Significado: conceito.

Saussure partiu do pressuposto de que no

usamos apenas a lngua para nos comunicar, anunciando a lingustica como um primeiro tpico a ser estudado dentro de uma cincia maior: a semiologia.
A natureza do signo lingustico foi concebida

como uma entidade psquica de duas fazes indissociveis que criam um significante (imagem acstica) e significado (conceito). A arbitrariedade dessa relao possibilita a produo de diferentes sistemas de significao.

Para Pierce, o signo uma coisa que representa

outra: seu objeto. S h signo quando houver essa representao, o signo no o objeto, ele est no lugar do objeto. (Ex: lpis: o objeto, o corpo, a ponta, a cor, so signos do objeto lpis. Estes signos no so o prprio lpis, mas dependem da natureza do signo.

A interpretao de um signo est na mente de

quem o observa, o receptor. um processo que Peirce chama de semiose (interpretao do signo)

O representamen do signo seria o significante na

nomenclatura de Saussure. No caso, o representamen seria a percepo do signo, isto , como uma pessoa o percebe. Nas palavras de Peirce "o veculo que traz para a mente algo de fora". O objeto corresponde ao referente, coisa em si. O interpretante o significado do signo, a interpretao do signo. o que se cria na mente como efeito do signo. o que se cria na mente como efeito do signo. "Um signo dirige-se, isto , cria na mente dessa pessoa um signo equivalente, ou talvez um signo mais desenvolvido. Chamo o signo assim criado o interpretante.

Uma pessoa ao ver uma placa de " proibido fumar"

(representamen) visualiza o "cigarro" (objeto) e "rejeita o hbito de fumar" ou "sente vontade de fumar" (interpretante). Percebe-se que cada signo pode criar um interpretante, logo a semiose pode resultar em interpretantes sucessivos, pois "pensar" leva a situaes diversas de acordo com experincias diferentes. o que chamamos "vrios olhares" ou vrias interpretaes" para um mesmo representamen.

A classificao peirceana dos signos


Do ponto de vista do representamen, teremos 3 categorias,

segundo Peirce: 1. Primeiridade ou qualissigno - qualidade do signo. a leitura emocional, isto , aquela que percebida por um dos sentidos.

Ao visualizarmos as imagens, elas nos provocam sensaes,

pois mexem com nossos sentidos. Por exemplo, ao olharmos a ltima imagem, alm da ciso, podemos salivar, pois como se sentssemos o cheiro e o paladar. Temos o signo em relao a si mesmo.

Segundo Santaella, tudo aquilo que d sabor,

tom, cor nossa vida, isto , afeta a "nossa conscincia imediata" est no sentimento que chamamos de qualidade. a conscincia de um momento que no precisa estar no presente, mas representa a primeiridade, pois o que imediatamente vem nossa cabea ao visualizarmos algo, o possvel.

Secundidade ou sinsigno - a coisa ou evento que existe hoje.

Por exemplo: Ao visualizar essa nuvem negra no cu, podemos

sentir medo, caso tenhamos a previso de uma tragdia; alvio, se estivermos num longo perodo de estiagem. So possibilidades. o qualissigno.
Mas, se logo a seguir chover,concretizou-se a possibilidade,

tornou-se real. Realizou-se. A corporificao o sinsigno.

3. Terceiridade ou legissigno - uma lei. Todo signo convencional um legissigno. o resultado de uma conveno ou lei estabelecida pelo homem. Cada palavra de uma lngua um legissigno. Observe a imagem da rvore: a imagem seria o qualissigno: sentimento de beleza, tranquilidade, qualidade de vida.

a reao imagem - Sinsigno: atuao do homem na natureza.

Perda da qualidade de vida

Imagem: preciso impedir essa ao. Cria-se a

lei. Abstrada a imagem original, tem-se o legissigno.

Anda mungkin juga menyukai