Anda di halaman 1dari 13

Um estudo sobre a alienao e o ensino de ingls como lngua estrangeira no Brasil. In L. P. de Moita Lopes (Ed.), Oficina de Lingstica Aplicada.

Campinas: Mercado de Letras, 1996. p.37-62.

ROTEIRO DE LEITURA

1. 2.

Qual o objetivo do artigo de Moita Lopes (1996)? Em seu artigo, Moita Lopes comenta a relao entre bilingismo e biculturalismo. Qual a posio do autor em relao a essa questo? Moita Lopes afirma que os alunos brasileiros de lngua estrangeira tm uma viso diferente da cultura estrangeira, quando comparados a alunos nativos de ingls em relao a outras culturas estrangeiras. Comente. Quais so os conceitos de colonizador e colonizado de acordo com Moita Lopes (1996)? Moita Lopes (1996) estabelece um paralelo entre imperialismo, cultura e colonialismo. Comente. Quais so as caractersticas da atitude colonizada do brasileiro, comentada por Moita Lopes (1996)? Para Moita Lopes (1996), o professor de ingls-LE tem papel/atitude de colonizador e colonizado no Brasil. Por qu? Que sugestes Moita Lopes (1996) oferece para solucionar problemas do ensino de ingls no Brasil, do ponto de vista da colonizao?

3.

4.

5.

6.

7.

8.

Carmen Miranda
Marcos Valle: Nem um de seus lbuns mais festejados, apesar de incluir o clssico "A Paraba No Chicago". Mas vai fundo naquela atmosfera sexy e ensolarada da msica carioca do fim dos 70, incio dos 80. Reflete o desbunde tardio, o comeo da abertura poltica, o flerte com o pop internacional http://www.youtube.com/watch?v=BmN2pdLMl_M&noredir ect=1

1. OBJETIVOS
levantar questes polmicas tais como as diferentes atitudes de alunos e professores e as ideologias preconceituosas discutir a alienao e o ensino de ingls no Brasil, mais especificamente, no que se refere s atitudes de alguns professores e alunos de ingls (no Brasil) em relao s culturas de lngua inglesa Observa-se uma atitude exageradamente positiva e de quase adorao" (p.37) pela cultura americana principalmente. ... me sinto melhor falando ingls do que portugus ou se fosse nos Estados Unidos... so tpicos da parte dos professores de ingls PRESERVAO DA IDENTIDADE CULTURAL DO ALUNO BRASILEIRO

O que se tornar bicultural (p. 39)? O que esta implcito no uso de esse termo?

Diferencia entre motivao integrativa & motivao instrumental? (p. 39)


Na motivao integrativa o aluno incorpora elementos, valores e crenas da cultura da lngua alvo.

Na motivao instrumental, a lngua um meio para alcanar um fim, como, por exemplo, ler textos acadmicos.
Segundo o Moita Lopes a segunda motivao prevalece no Brasil e ela deve pautar como os processos de ensino e aprendizagem. Voc concorda?

Ainda hoje existe essa admirao a priori pelo que estrangeiro? (p. 41) Discuss: possvel tornar-se bilingue sem se torna bicultural, enquanto o oposto no verdade?

Alunos

brasileiros: fascinao pelo estrangeiro Alunos americanos rejeio e preconceito sobre outras culturas.

A relao colonizador-colonizado vem da poca em que o Brasil era uma colnia portuguesa. Os portugueses eram os colonizadores que tinham o poder de conquistar formas de ser. Dicotomia troca natureza vs civilizao. Colonizador portugus: BLOQUEIA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DAS PESSOAS COLONIZADAS. Estabelecimento do colonizador como superior e o colonizado como inferior e dependente que traz atitudes de paternalismo, etnocentrisno e racismo dos colonizadores que levam a alienao do colonizado Relao entre imperialismo e cultura: transmitir cultura significa impor ideologia da classe dominante. Na atualidade o veiculo da dominao ideologica a mquina da industria cultural que envolve tudo e a todos, principalmente pela penetrao dos meios de comunicao

Existe

um processo de aceitao e identificao do outro como superior, que vai levar a imitao em todos os nveis. Exemplo> cena da neve no filme ByeBye Brasil

professor o transmissor principal da cultura do colonizador, atravs do ensino de ingls Ao mesmo tempo que transmite o fascinio pelo ingls, transmite uma desvalorizao da cultura local, ambas atitudes carregadas de esteretipos. Ver item 14 do questionrio.

Estudos

comparativos de ingls e portugus Cursos de lingustica geral, viso no impressionista da lngua e a cultura. Cursos de LE focalizando os aspectos sociopolticos e culturais do ingls, a sua histria que podem sustentar discusses sobre os objetivos do ingls (instrumental ou integrativo) e a noo de biculturalismo Licenciatura dupla? Fazer uso do ingls como uma lingua internacional, o aluno no deve integrarse a cultura da lngua estrangeira.

Going through the questions one by one in groups What are your conclusions? How do you evaluate the questionnaire? Would you use it like it is today? What would you change?

Based

on Moita Lopes questionnaire design a questionnaire to be applied to English language teaching today.

Anda mungkin juga menyukai