Anda di halaman 1dari 33

CAPACITAO

{
O desafio das empresas brasileiras
FORMAO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Prof. FERNANDA ZARPELO

O que mais se busca nas organizaes hoje em dia o envolvimento dos funcionrios nas tarefas e objetivos empresariais.

Atualmente, a busca pela qualidade virou uma constante nas organizaes, est havendo profundas modificaes na estrutura organizacional, no tocante, a proposta de programas de parcerias, incentivo participao dos empregados, treinamento intensivo, investimentos em tecnologias e principalmente a preocupao com a qualidade de vida dos funcionrios. Uma vez que, colaboradores satisfeitos tornam-se mais produtivos e geram satisfao aos clientes.

O que faz o diferencial de uma empresa hoje em dia, so as pessoas, pois atravs de pessoas qualificadas que uma empresa se mantm firme para atuar num mercado demasiadamente competitivo, composto por clientes cada vez mais exigentes e conscientes de seus direitos.

A tecnologia de suma importncia, porm no faz mais a diferena, uma vez que, quem no a tem estar fora do mercado.

A Importncia de Capacitar as Pessoas dentro de uma Organizao

{
Se voc continuar fazendo o que sempre fez, continuar obtendo os mesmos resultados de sempre -- Annimo.

O potencial de uma empresa no est mais somente nos seus produtos ou no mercado em que ela atua, e sim na capacidade criativa de seus colaboradores, nas ideias, na sua reinveno diria.

necessrio ter utilidade comprovada e renovao contnua, para manter-se neste mercado voraz e de assustador avano tecnolgico.

Como tambm, desenvolver uma nova mentalidade gerencial, onde as empresas sero transformadas em verdadeiras escolas, sendo que os gerentes sero os educadores e seus colaboradores, os educandos.

{
PETER DRUCKER

Apesar de ouvirmos falar muito em treinamento, educao, desenvolvimento de pessoas e que o capital humano fundamental nas organizaes, ainda so poucas as prticas das empresas quanto a desenvolvimento intelectual. Peter Drucker ratifica esta teoria quando afirmou que, hoje em dia, todas as organizaes dizem que as pessoas so seu maior ativo, mas poucas praticam o que pregam e um nmero ainda menor acredita realmente nisso.

{
Capacitao de Seres Humanos

Capacitar tornar capaz, habilitar, convencer algum, mudar o comportamento, fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, ensin-las a mudar de atitudes, com o objetivo destas pessoas buscarem o verdadeiro sentido da educao, que desenvolver a capacidade fsica, intelectual, e moral do ser humano, levando este a uma integrao e interao com o meio que o cerca, podendo refletir criticamente sobre as mudanas ocorridas em sua volta e dessa reflexo tomar decises eficazes e possuir um rumo a ser seguido.

Todo processo de aprendizado organizacional no feito de uma hora para outra, cabe aos profissionais da rea de recursos humanos, juntamente com o apoio da alta administrao da empresa, fazer um detalhado planejamento, enfatizando os verdadeiros objetivos da organizao a serem alcanados, como tambm, buscar, ao mximo, que o processo de capacitao se torne um investimento feito pela empresa e que aps o seu trmino traga benefcios concretos para a organizao e para seus colaboradores.

{
Etapas Principais para Iniciar o Processo de Capacitao de Seres Humanos Dentro de uma Organizao

Um processo de capacitao eficaz agrega valor tanto para a carreira do funcionrio, como para a empresa, porm para tal, necessrio serem seguidas algumas etapas consideradas relevantes para a eficcia do processo de capacitao profissional, entre elas:

conscientizao de toda equipe gerencial de que o gerente um educador e formador de equipes e que uma empresa se consolida pela ao pedaggica multiplicadora de suas lideranas, uma vez que, os gerentes so o canal vivo de comunicao na organizao.

Formao de multiplicadores dentro da organizao, de preferncia pessoas proativas:


Com habilidades em falar em pblico, Com o conhecimento amplo da organizao, Formadoras de opinies, entre outras qualidades;

Com o intuito de transmitir de maneira eficaz a informao desejada, estimulando a cultura da inovao e atuando como plo gerador de conhecimento, disseminando princpios, valores, polticas e diretrizes da organizao, proporcionando aos participantes a ideia da importncia do conhecimento e o que se pode alcanar atravs dele.

Identificao do cliente, ou seja, as pessoas que iro participar do processo educacional, seja ele um treinamento especfico ou desenvolvimento de pessoal ou qualquer outro tipo de aprendizado.

necessrio saber o porqu da necessidade de capacitao, quais os principais problemas que precisaro ser solucionados e quais resultados devero ser alcanados.

Levantamento das necessidades para viabilizar o processo educacional, ou seja, necessrio sempre fazer uma relao entre as necessidades das unidades participantes do processo ou de cada colaborador, com as necessidades da instituio, evitando o imediatismo cobrado por muitos dirigentes de organizao, enfatizando a preveno de problemas futuros e obtendo a colaborao da gerncia da rea.

Execuo do processo de capacitao profissional, atravs da elaborao de programas estruturados e especficos, embasados nas reais necessidades de cada colaborador e da empresa, enfocando os objetivos do processo, no que diz respeito, aos resultados esperados e a satisfao dos participantes, como tambm, ao levantamento dos custos e benefcios, definio dos temas, metodologias utilizadas, os instrutores, local, etc.

Avaliao dos resultados, isto , dar o feedback organizao sobre o investimento feito, atravs da realizao de avaliaes junto com os participantes, verificando se o processo de aprendizado realmente agregou valor para a empresa e/ ou para os colaboradores.

{
Porm, por outro lado, segundo alguns consultores e especialistas, existem vrias evidncias de como perceber os resultados alcanados, entre elas:

Muitos profissionais da rea de Recursos Humanos afirmam que o conhecimento algo intangvel, que no pode ser mensurado.

o acompanhamento crescimento da empresa;

do

o acompanhamento da carreira da pessoa que recebeu o treinamento e ;


o acompanhamento quando o profissional recebe uma promoo.

Tambm importante frisar que o recrutamento e seleo executados de forma adequada so prioritrios para facilitar o processo de capacitao profissional dentro de uma organizao, uma vez que, convidar algum para integrar uma empresa no tarefa fcil, ao contrrio, a arte de escolher e ser escolhido e requer critrios bastantes definidos e planejados.

Vantagens da Capacitao

O sucesso organizacional no embasado em intuio, superstio, sorte e azar ou passe de mgica e sim num somatrio de conhecimento e aes planejadas. Uma empresa tem que ser profissionalizada, descentralizada, moderna e humana, fatores essenciais para manter-se ativa no mercado atual. E s com um processo de capacitao profissional, ou seja, formao e preparao de novos talentos, ela conseguir alcanar tal sucesso.

As principais vantagens da aplicao do processo de capacitao profissional dentro de uma organizao so, entre outros:

A conscientizao dos colaboradores no que diz respeito, ao cumprimento das normas da empresa, ao conhecimento dos princpios e objetivos da organizao e a resoluo de problemas corriqueiros tais como: atrasos e faltas, improdutividade, desperdcios, conflitos internos, desmotivao, acomodao e m atendimento.

sinergia de equipes, ou seja, equipes integradas superando dificuldades, atravs de aes coletivas.

reduo dos custos, evitando retrabalhos, diminuio dos desperdcios e danos de equipamento s e materiais.

Reduo da rotatividade de pessoal, atravs da descoberta de novas habilidades e conhecimentos dos colaboradores, melhoria da qualidade, aumento da flexibilidade, novas oportunidades de crescimento, entre outros.

ELABORAR

Anda mungkin juga menyukai