Anda di halaman 1dari 10

MERCADO FINANCEIRO

Prof. Iara

Mercado de Capitais

o conjunto de mercados, instituies e ativos que viabiliza a transferncia de recursos financeiros entre tomadores (companhias abertas) e aplicadores (investidores) destes recursos.

O que so companhias abertas?


So empresas que fazem a colocao de valores mobilirios em bolsas de valores ou no mercado de balco. Estas empresas encontram-se listadas na Bovespa.

Valores Mobilirios: Aes, nota promissria, debntures

Debntures: ttulo de crdito, divida de uma empresa que assume o compromisso de devolver com juro e prazo um valor pr determinado.

Quais so os objetivos?
Objetivo de obter retorno financeiro no curto, mdio ou longo prazo, e com diferentes nveis de risco.

Terminologias do sistema financeiro

O Sistema Financeiro Brasileiro o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituies que asseguram a canalizao da poupana para o investimento, ou seja, dos setores que possuem recursos financeiros superavitrios para os que desejam ou necessitam de recursos (deficitrios).

Os quatro grandes mercados so:


O Sistema Financeiro Brasileiro segmentado em quatro grandes "mercados", que so:

a) Mercado monetrio: o mercado onde se concentram as operaes para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Poltica Monetria.

Mercados Monetrios
Mercado de crdito: atuam neste mercado diversas instituies financeiras e no financeiras prestando servios de intermediao de recursos de curto e mdio prazo para agentes deficitrios que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil o principal rgo responsvel pelo controle, normatizao e fiscalizao deste mercado. Mercado de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de mdio e longo prazo para agentes deficitrios, atravs das operaes de compra e de venda de ttulos e valores mobilirios, efetuadas entre empresas, investidores e intermedirios. A Comisso de Valores Mobilirios o principal rgo responsvel pelo controle, normatizao e fiscalizao deste mercado CVM Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda. atividades tpicas de forma descentralizada.

Mercados monetrios
Mercado de cmbio: mercado onde so negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil o responsvel pela administrao, fiscalizao e controle das operaes de cmbio e da taxa de cmbio atuando atravs de sua Poltica Cambial.

Quais so os prazos?

Curto Prazo: Mercado Monetrio, Crdito e Cmbio

Mdio e Longo Prazo: Mercado de Capitais

Mercado de bolsa: as negociaes so abertas e realizadas por sistema de leilo, ou seja, a venda acontece para quem oferece melhor lance. A arrematao e/ou a negociao feita por prego de viva-voz ou com auxlio de sistema informatizado. Mercado de balco: a negociao ocorre diretamente entre a instituio financeira e outra instituio financeira ou no financeiras. Os valores so negociados apenas entre as partes envolvidas.

Anda mungkin juga menyukai