Anda di halaman 1dari 23

RADIOLOGIA DIGITAL

Prof. Jmeson Ferreira

INTRODUO

A tecnologia digital apresenta um mundo diferente do convencional em todas as suas instncias. As tecnologias que fornecem imagens digitais no Brasil basicamente podem ser resumidas em Computed Radiografy (CR) e Digital Radiografy (DR).

INTRODUO

A radiografia digital est progressivamente substituindo a radiologia convencional. Vantagens:


Melhora na qualidade da imagem obtida. Uso mais eficiente da radiao incidente. Melhorias nos fluxos das rotinas operacionais

dos servios de radiodiagnstico.


Possibilidade de reduo dos custos.

INTRODUO

Muitas so as opes comerciais, mas a que tem apresentado a melhor relao custo-benefcio o CR.

INTRODUO

A radiologia digital o ramo do diagnstico mdico que emprega sistemas computacionais nos diversos mtodos. A evoluo da computao, especialmente na rea mdica, permitiu um enorme avano no diagnstico por imagem. O ambiente de rede comum nos servios de diagnstico por imagem conhecido pela sigla RIS ( Radiology Information System) que deve est conectada ao Sistema de Informaes do Hospital HIS (Hospital Information System).

INTRODUO

A associao da radiologia com a informtica possibilitou a criao de sistemas de arquivo e comunicao PACS (Picture Archiving and Communication System). Surgimento da teleradiologia.

INTRODUO
A

imagem digital pode ser considerada como sendo uma matriz elementos dessa matriz digital so chamados de elementos da imagem, elementos da figura "pixels".

Os

INTRODUO

As imagens geradas nos diferentes equipamentos de diagnstico por imagem, podem ser reconstrudas a partir da transformao de um nmero muito grande de correntes eltricas em dgitos de computador formando uma imagem digital. Cada pixel da imagem so convertidos em tons de cinza numa escala proporcional a seus valores.

INTRODUO
Quanto

mais pixels por polegada tiver uma imagem melhor ser a resoluo espacial.

INTRODUO

Matrizes usuais de imagens digitais em diagnstico. MN- 64 x 64 ou 64 x 32 MN/RMN - 96 x 96 ou 128 x 96 MN/RMN - 128 x 128 ou 256 x 192 MN/RMN- 192 x 192 MN/RMN/CT - 256 x 256 CT/RMN/ASD- 512 x 512 ou 512 x 256 CT/ASD- 1024 x 1024

INTRODUO
A imagem mdica produzida por equipamentos que

realizam cortes seccionais traz consigo uma informao de profundidade.

A imagem bidimensional que se v na tela ou filme radiogrfico, quando carrega consigo este tipo de informao recebe o nome de voxel. Pixel x voxel

INTRODUO

TERMOS UTILIZADOS
PEP

WORKSTATION

DICOM

MATEMTICA COMPUTACIONAL DA IMAGEM DIGITAL


Bit

abreviao de binary digit, ou seja, dgito binrio. sinal ou informao que venha de uma equipamento radiolgico e que necessite ser processado em um sistema computacional precisa, antes de mais nada, ser convertido na base binria. 1 E OFF: 0

Qualquer

ON:

MATEMTICA COMPUTACIONAL DA IMAGEM DIGITAL


Os

bits podem ser agrupados em grupos de 8 unidades, que constituem um byte. geral, o olho humano reconhece aproximadamente 100 tons de cinza.

Em

QUESTES
1. (ENADE) Em um exame radiolgico de trax, utilizando um equipamento de raios X digital (DR), a sequncia correta das etapas do processo so: (A) posicionar o paciente, inserir IP (Chassis), executar o protocolo, retirar e escanear o IP, verificar a imagem, refazer o processo (se necessrio). Com a imagem obtida, ajustar a escala de cinza na estao de trabalho, imprimir e armazenar no servidor PACS-RIS. (B) posicionar o paciente, executar o protocolo, imprimir a imagem obtida e armazenar no servidor PACS-RIS. Ajustar a escala de cinza na estao de trabalho, verificar a imagem e refazer o processo (se necessrio). (C) posicionar o paciente, executar o protocolo, digitalizar o filme obtido, verificar imagem, refazer o processo (se necessrio). Com a imagem obtida, ajustar a escala de cinza na estao de trabalho, imprimir e armazenar no servidor PACS-RIS. (D) posicionar o paciente com fluoroscopia, inserir IP (Chassis), executar o protocolo, retirar e escanear o IP, verificar imagem, refazer o processo (se necessrio). Com a imagem obtida, ajustar a escala de cinza na estao de trabalho, imprimir e armazenar no servidor PACS-RIS. (E) posicionar o paciente, executar o protocolo, verificar imagem, refazer o processo (se necessrio). Com a imagem obtida, ajustar a escala de cinza na estao de trabalho, imprimir e armazenar no servidor PACS-RIS.

QUESTES
2. As radiografias digitais para serem obtidas utilizam um sistema de armazenagem atravs de: A) mangans B) gelatina C) xennio D) fsforo E) chumbo

QUESTES
3. Quanto ao PACS, podemos afirmar que: A) O PACS um sistema de arquivamento e comunicao voltado para o diagnstico por imagem. B) O PACS no depende do formato DICOM. C) O PACS um sistema de armazenamento e conjectura voltado para o diagnstico por imagem. D) O PACS no se aplica s imagens mdicas. E) n.d.a

QUESTES
4. Os sistemas HIS e PACS: A) Permitem ao mdico receber imagem do seu paciente quase que imediatamente no monitor de seu consultrio, podendo laudar um exame a distncia. B) Permitem ao mdico captar a imagem de seu paciente quase que imediatamente na mesa de exames, podendo laudar um exame posteriormente. C) Permitem ao mdico levar o equipamento porttil at o paciente, podendo laudar um exame em qualquer lugar. D) Permitem ao mdico efetuar diversos exames em curto espao de tempo.

QUESTES
5. Sobre as vantagens da tecnologia digital, assinale a FALSA: A) Dificuldade na comparao de vrios estudos. B) Reduo na dose de exposio. C) Possibilidade de ps-processamento das imagens. D) Arquivamento das imagens. E) Todas as alternativas anteriores so falsas.

QUESTES
6. Quanto aos cassetes utilizados no sistema CR: A) Podem ser limpos e reutilizados at a que vida til do refil da placa de fsforo se esgote. B) So descartados a cada exposio. C) So descartados a cada paciente atendido. D) No so descartados nunca.

QUESTES
7. No sistema de aquisio indireto, considerando as fases do processamento de imagem, obrigatoriamente ocorrem os seguintes processos: A) converso de energia em luz, converso de luz em sinais eltricos. B) converso de energia em sinais eltricos. C) converso de kV em mAs. D) converso de luz em energia. E) converso do tempo de exposio em energia.

QUESTES
8. Quando se fala em radiologia digital direta (DR), pode-se abranger: A) todos os exames radiogrficos em geral, inclusive mamografia. B) somente radiografia de trax. C) todos os exames radiogrficos em geral, exceto mamografia. D) no existe DR para mamografia. E) Sinnimo de CR.

Anda mungkin juga menyukai