Anda di halaman 1dari 22

Lio 6

Texto Bblico "Ora, a f o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se no vem" (Hebreus 11.1).

Dinamica
1) Sem f impossvel agradar a Deus (Hb 11.6). 2) A f opera pelo amor (GI 5.6; 1Tm 1.5). 3) A f produz a esperana (Rm 5.2). 4) A f um elemento necessrio para a orao eficaz (Mt 21.22; Tg 1.6). 5) Pela f vivem os crentes (GI2.20). 6) A verdadeira f demonstrada pelas obras (Ef 2.10). 7) Sem as obras da f, a f est morta (Tg 2.17,20,26). 8) A f vence todas as dificuldades (Mt 17.20; 21.21; Mc 9.23).

INTRODUO
A melhor definio para f a do texto bblico que introduz este comentrio. Nesta acepo, ela a base da esperana que faz o crente seguir adiante, firmado nas promessas de Deus e deixando para trs as dvidas, incertezas e a incredulidade. Ela o ponto de partida para o pecador conhecer ao Senhor e receber a salvao. Segundo o apstolo Paulo, a f nasce na vida de cada um quando se ouve a Palavra de Deus, que tambm o alimento para que ela, a f, se torne cada vez mais consolidada e robustecida. Ter f vital para as relaes do crente com Deus. impossvel esta comunho sem ela, "porque necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11.6).

I. A IMPORTNCIA DA F
1. A f no Antigo Testamento. Se voc percorrer a Bblia, de Gnesis a Apocalipse, vai descobrir que ela o livro que trata das relaes do homem com Deus mediante a f. A f de tal importncia que o captulo 11 de Hebreus considerado como a galeria dos heris da f. Eles viveram nos tempos do Antigo Testamento e estavam firmados nas promessas de Deus para o futuro. Leia Hebreus 11. Eles olhavam para a cruz, o divisor entre a velha e a nova aliana. Por causa de sua f foram massacrados, vituperados, perseguidos, mas em momento algum fraquejaram, pois estavam certos da promessa do nascimento de Jesus Cristo, no obstante a verem de longe.

I. A IMPORTNCIA DA F
2. A f no Novo Testamento. Os crentes da atualidade, segundo o escritor do mesmo livro bblico citado acima, so mais bem-aventurados do que os do Antigo Testamento. No caso dos crentes de hoje, a cruz j est no passado, mas projeta com segurana o fato de que se Deus cumpriu a promessa que tanto os heris da f almejavam, mesmo que eles no a tenham fisicamente alcanado, Deus dar continuidade ao seu plano at que se consumem todas as coisas. Leia Hebreus 11.40. Os servos de Deus do Antigo Testamento honraram a f, e agora, como uma nuvem de testemunhas (Hebreu.s 12.1), esperam que os crentes de hoje, tambm, vo cumprir a sua parte. S a f os fez triunfar. S a f lhe far triunfar.

I. A IMPORTNCIA DA F
3. A f na vida crist. Tudo quanto fizermos, se no tiver a f como base, no ter nenhum sentido. A Bblia diz que aquilo que no se faz por f constitui-se pecado (Romanos 14.23). "Sem f impossvel agradar a Deus" (Hebreus 11.6). Por que a f to importante na vida crist? Porque se ela no estiver operando, a incredulidade predomina, gerando incertezas e fracassos. Quem duvida jamais realiza qualquer coisa para Deus. Este sentimento deixa o crente indeciso, o que compromete o seu caminhar vitorioso, pois poder agir como Pedro que, ao primeiro momento, deu passadas firmes sobre as guas do mar, mas logo comeou a afundar. A dvida deixou-o sem saber se olhava somente para Jesus ou para as circunstncias adversas sua volta.

I. A IMPORTNCIA DA F
4. O objeto da f. Voc vai aprender, agora, que a sua f deve gravitar em torno da pessoa de Jesus. O autor dos Hebreus, ao concluir sua profunda, reflexo sobre a f, finaliza: "Olhando para Jesus, autor e consumador da f, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomnia, e assentou-se destra do trono de Deus" (Hebreus 12.2). A f no pode estar direcionada para outro foco. Se for o caso, no a f legtima que se sustenta s no Filho de Deus. Por outro lado, no se trata da f apenas por causa das obras que ele realizou ou pode realizar, mas daquela que se traduz na certeza pessoal dada a cada crente no s para vencer circunstncias adversas, se esta for a sua vontade, mas tambm para voc continuar a servi-lo, ainda que seja do agrado de Cristo que voc passe pelo vale da sombra da morte.

I. A IMPORTNCIA DA F
Neste caso, como disse Paulo, o morrer ganho e significa o triunfo definitivo da f. Foi a f centrada na pessoa de Cristo que levou os amigos de Daniel a enfrentarem a fornalha de fogo ardente. Eles criam no livramento, mas tambm criam que aquela circunstncia poderia lev-los presena de Deus. tanto que disseram ao rei: "No necessitamos de te responder sobre este negcio. Eis que o nosso Deus, a quem ns servimos, que nos pode livrar; ele nos livrar do forno de fogo ardente, e da tua mo, rei . E se no, fica sabendo, rei, que no serviremos a teus deuses nem adoraremos a esttua de ouro que levantaste"

I. A IMPORTNCIA DA F
(Daniel 3.17,18). A viso de Nabucodonosor veio confirmar esta verdade. Ele viu o quarto homem na fornalha, que no era outro seno o Filho Deus. Para os amigos de Daniel, ento, no fazia diferena. Fora da fornalha tinham a proteo do Senhor, na fornalha Ele os acompanhava e se fossem levados para o Cu, ficariam para sempre na sua gloriosa e majestosa presena. Este , portanto, o cerne da verdadeira f: Cristo.

II AS QUALIDADES DA F
1. F para a salvao. Esta f aquela que leva o crente a reconhecer os seus pecados e a aceitar o sacrifcio de Cristo em seu lugar. Ela o ponto de partida que introduz o crente vida crist mediante o novo nascimento. como a centelha que d a partida para fazer funcionar o motor de qualquer veculo.

II AS QUALIDADES DA F
2. F vitoriosa. Voc vai descobrir que, no exerccio da vida crist, a f varia de intensidade. A Bblia fala de "pouca f" (Mateus 6.30), "tanta f" (Mateus 8.10), "f como um gro de mostarda" (Mateus 17.20), "homem cheio de f" (Atos 6.5) E sobre "a medida da f" (Romanos 12.6). Isto explica porque uns fazem coisas grandes para Deus, enquanto outros vivem uma vida crist de menor intensidade. Significa que o trabalho de cada um ser, tambm, proporcional ao tamanho de sua f. S far grandes coisas para Deus quem tiver f abundante e fundamentada nas promessas do Altssimo.

II AS QUALIDADES DA F
3.Dom da f. O dom da f situa-se numa dimenso mais profunda. Trata-se de manifestao sobrenatural para a realizao de maravilhas, sendo uma particularidade que o Esprito concede ao crente para aquilo que for til. Est entre os dons espirituais (1 Corntios 12.11), assunto que voc vai estudar mais detalhadamente na Lio 11.

III.OS EFEITOS DA F
1. A f produz salvao. J foi dito anteriormente que a f a base para a salvao. Portanto, o ponto focal da nossa responsabilidade, como crentes, pregar o Evangelho para que os pecadores sejam tomados pela f; reconheam os seus pecados, confessem que Jesus o Filho de Deus e o aceitem como nico e suficiente salvador. Esta a mensagem que voc, como novo crente, deve levar aos seus amigos. Voc precisa sentir a mesma ansiedade do apstolo Paulo, que afirmou: "Ai de mim se no pregar o Evangelho". Ou seja, o amor de Cristo deve constrang-lo a proclamar a Palavra para produzir f nos ouvintes para a salvao.

III.OS EFEITOS DA F
2. A f produz segurana. Quem est em Cristo passa a viver em segurana, mesmo? que as circunstncias sua volta sejam adversas. Cabem, neste caso, as palavras do salmista: "Pelo que no temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares; ainda que as guas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem por sua braveza. H um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santurio das moradas do Altssimo. Deus est no meio dela; no ser abalada; Deus a ajudar ao romper da manh (Salmo 46.2-5).

III.OS EFEITOS DA F
Isto significa que, pela f, sempre seremos vitoriosos sobre Satans. Se alguma circunstncia levar voc ao encontro do Pai, o Inimigo estar vencido para sempre, pois j no poder intentar nenhum mal- contra os salvos. Portanto, isto quer dizer: se voc estiver com Cristo na Terra ou no Cu, Satans ser sempre perdedor.

III.OS EFEITOS DA F
3. A f no v o fracasso. Aquilo que, na viso de muitos, aparenta fracasso, para o verdadeiro crente um meio de fortalecer a sua f e passar a depender mais de Jesus. Quando o apstolo Paulo afirmava que se considerava fraco, isto servia para ele entender que sem Cristo nada podia fazer. Isto o levou, inclusive, a receber do Senhor o consolo: "A minha graa te basta". O fracasso eventual, quando olhado por este prisma, fator de fortalecimento da f para aprofundar a sua comunho com Deus.

III.OS EFEITOS DA F
4. A f conduz vitria. Para concluir, vale adaptar o texto de um autor desconhecido: "Enquanto a dvida olha para baixo, a f.olha para o alto; enquanto a dvida v o perigo, a f enxerga a segurana; enquanto a dvida resvala na incredulidade, a f se abriga no esconderijo do Altssimo; enquanto a dvida afunda no desespero; a f se agiganta na esperana; enquanto a dvida pergunta quem cr, a f responde: "eu creio!"

Concluso
Voc aprendeu que a f o ponto vital de nossas relaes com Deus. Descobriu, tambm, que ela se traduz na certeza pessoal que nos dada por Cristo. Pde, ainda, chegar concluso, que s far grandes coisas para Deus quem tiver f abundante e assentada nas promessas do Altssimo. Percebeu, por ltimo, que o fracasso eventual, quando olhado pelo prisma da f, fator de fortalecimento para aprofundar a comunho do crente com Deus. A partir de agora, deixe que a f predomine em sua vida e torne-se vitorioso, apesar das circunstncias adversas. Procure fortalec-Ia atravs da orao, leitura da Palavra de Deus e das experincias de outros servos de Deus que j esto mais amadurecidos na f.

Concluso
Lembre-se que tanto a sua f como a incredulidade podem contagiar outros que esto sua volta. Portanto, no se deixe levar pelas dvidas ou incertezas e no seja, com seus atos e palavras, um pregador do caos que instile a incredulidade nos que o cercam. Mas seja; isto sim, um proclamador da f verdadeira, dizendo como Paulo:
"Tudo posso naquele que me fortalece.

Responda
1. Qual a melhor definio para a f? R. a definio do texto bblico em Hebreus 11.1. 3. O que levou os heris de Antigo Testamento a serem vitoriosos? 2. Por que Hebreus 11 considerado como a galeria dos heris da f? R.' A f nas promessas do nascimento de Jesus Cristo. R. Porque o texto de hebreus 11 descreve personagens que viveram nos tempos do Antigo Testamento firmados nas promessas de Deus para o futuro.

Responda
4. Por que a f to importante na vida crist? R. Porque se ela no estiver operando, a incredulidade predomina, gerando incertezas e fracassos. 5. O que o dom da f? R. uma manifestao sobrenatural para a realizao de maravilhas

Fim...

Anda mungkin juga menyukai