Anda di halaman 1dari 25

Trabalho de Concluso de Curso - TCC ABNT - Regras de formatao do trabalho cientfico

NBR 6023 Elaborao de Referncias

NBR 10520 Citaes em documentos


NBR 14724 Apresentao de trabalhos acadmicos

Trabalho de Concluso de Curso - TCC ABNT - NBR 6023 Elaborao de Referncias


GOMES, L.G.F. Novela e sociedade no Brasil. Niteri:EduFF,1998.

Monografia no todo SO PAULO(Estado).Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental EIA, Relatrio de impacto ambiental RIMA: manual de orientao. So Paulo, 1989, 48 p. (Srie Manuais).
Parte de monografia ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.;SCHMIDT,J.(Org.) Histria dos jovens 2. So Paulo: Companhia das Letras, 1996.p.7-16. Parte de monografia em meio eletrnico POLITICA. In: DICIONRIO da lngua portuguesa.Lisboa: Priberam Informtica, 1998. Disponvel em: <http://www.priberam.pt/dlDLPO>. Acesso em: 8 mar.1999.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC ABNT - NBR 6023 Elaborao de Referncias


Publicao peridica como um todo REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA.Rio de Janeiro:IBGE, 1939.
Artigo ou matria de revista As 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econmica, Rio de Janeiro, v.38, n.9, set.1984.Edio especial. Artigo ou matria de revista em meio eletrnico SILVA, M.M. Crimes da era digital. .NET, Rio de Janeiro, nov.1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm.> Acesso em: 8 mar.1999. Legislao BRASIL.Constituio (1988). Emenda constitucional n 9, de 9 de novembro de 1995. D nova redao ao art. 177 da Constituio Federal, alterando e inserindo pargrafos. Lex: legislao federal e marginlia, So Paulo, v. 59, p. 1966, out/dez. 1995.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC ABNT - NBR 6023 Elaborao de Referncias


Autor entidade ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR10520: Informao e documentao: citaes em documentos:apresentao. Rio de Janeiro, 2002. Autoria desconhecida DIAGNSTICO do setor editorial brasileiro. So Paulo: Cmara Brasileira do Livro, 1993, 64 p. Duas obras de mesmo autor FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala: formao da famlia brasileira sob regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: J.Olympio, 1943. 2 v. _______________. Sobrados e mucambos: decadncia do patriarcado rural no Brasil. So Paulo: Ed. Nacional, 1936.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC ABNT - NBR 10520 Apresentao de citao em documento
Regra geral

Segundo Authier-Reiriz (1982) a ironia seria uma forma implcita de heterogeneidade.


Apesar das aparncias, a desconstruo do logocentrismo no uma psicanlise da filosofia (DERRIDA, 1967, p.293). Citaes diretas com mais de 3 linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte menor que a utilizada no texto e sem aspas. Exemplo: A teleconferncia permite ao indivduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferncia incluem o uso da televiso, telefone e computador.(NICHOLS, 1983, p. 181).

Trabalho de Concluso de Curso - TCC ABNT - NBR 10520 Apresentao de citao em documento
Quando houver coincidncia de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes, se mesmo assim existir coincidncia, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo: (BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, O., 1959) (BARBOSA, Cssio, 1965) (BARBOSA, Celso, 1965) Citaes de diversos documentos de mesmo autor, publicados no mesmo ano De acordo com Reeside (1927a) (REESIDE, 1927b) Citaes indiretas de diversos documentos de vrios autores, mencionados simultaneamente Ela polariza e encaminha, sob a forma de demanda coletiva (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1998).

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Caracterizao da Pesquisa Cientfica quanto forma

Pesquisa Bibliogrfica: pesquisador utiliza somente publicaes impressa ou eletrnica em fontes como biblioteca, secretarias, jornais, revistas, clubes, etc. Possui menor valor cientfico por se valer de contedos j pesquisados por outros autores. Pesquisa de Campo: tambm chamada de pesquisa emprica, requer contato maior com a populao pesquisada a fim de verificar a ocorrncia de algum fenmeno que esteja influenciando ou realizar alguma experincia.

Fonte: MARTINS JNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de concluso de curso. 3 ed.Rio de Janeiro: Ed. Vozes,2009.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Caracterizao da Pesquisa Cientfica quanto ao tipo


Exploratria: trata determinados problemas de forma quase pioneira, buscando descrever determinadas situaes , estabelecer relaes entre variveis ou definir problemas de pesquisa a serem continuados por outros pesquisadores. Flexibilidade no planejamento, coleta e anlise de dados no suficiente para justificar a classificao da pesquisa como exploratria; preciso que a pesquisa explore um tema de forma inovadora e criativa. Conceituada por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 48) como aquela que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn-lo mais explcito ou construir hipteses. Pode-se dizer que tais pesquisas tm como objetivo principal o aprimoramento de idias ou a descoberta de intuies. Seu planejamento , portanto, bastante flexvel, de modo que possibilite a considerao dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado.
Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia bsica para elaborao de TCC. So Paulo: Ed. Atlas S.A., 2009.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Classificao da Pesquisa Cientfica quanto ao tipo


Explicativa: o resultado permite afirmar quanto de uma varivel pode ser explicada por outra. Pode-se dizer que aprofunda o conhecimento da realidade explicando a razo das coisas. Exige sofisticados modelos estatsticos no estabelecimento de relao entre variveis, o que pode demandar a atuao de outros profissionais para definir o delineamento, o instrumento e a anlise dos dados. Conceituada por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 49) como aquela que tem como preocupao central identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrncia do fenmeno.
Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia bsica para elaborao de TCC. So Paulo: Ed. Atlas S.A., 2009.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Classificao da Pesquisa Cientfica quanto ao tipo


Descritiva: tem como objetivo principal estabelecer relaes entre as variveis analisadas e levantar hipteses ou possibilidades para explicar as relaes, no de forma definitiva, o que a tornaria explicativa. Parte de um problema prtico existente em dada realidade organizacional, coleta informaes, analisa o problema e prope alternativas para seu encaminhamento. Conceituada por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 50) como aquela que tem como objetivo primordial a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou, ento, o estabelecimento de relaes entre variveis.

Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia bsica para elaborao de TCC. So Paulo: Ed. Atlas S.A., 2009.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC

Tcnica, design ou delineamento a escolha deve ser realizada em funo do problema e dos objetivos da pesquisa. Estudo de caso: de natureza qualitativa, vale-se preferencialmente de dados coletados pelo pesquisador por meio de consulta a fontes primrias ou secundrias, de entrevistas e da prpria observao do fenmeno.

Classificao da Pesquisa Cientfica quanto tcnica

No permite a generalizao dos resultados obtidos; deve-se apresentar a justificativa para a realizao do trabalho em dada unidade de anlise.
Conceituado por Godoy (apud Bertucci, 2009, p. 52) como aquele que se caracteriza como um tipo de pesquisa cujo objeto uma unidade que se analisa profundamente e visa ao exame detalhado de um ambiente, de um simples sujeito ou de uma situao em particular .
Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia bsica para elaborao de TCC. So Paulo: Ed. Atlas S.A., 2009.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Classificao da Pesquisa Cientfica quanto tcnica


Levantamento: tambm conhecido como survey, operacionalizado a partir de amostras com definio de critrios para sua constituio. Utilizado para descrever, explicar ou explorar dado fenmeno. Busca realar aspectos mais amplos e gerais do fenmeno estudado. Conceituado por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 54) como aquele que se caracteriza pela interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se solicitao de informaes a um grupo significativo de pessoas, acerca do problema estudado para, em seguida, mediante anlise quantitativa, obterem-se as concluses correspondentes aos dados coletados.
Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia bsica para elaborao de TCC. So Paulo: Ed. Atlas S.A., 2009.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Classificao da Pesquisa Cientfica quanto tcnica


Pesquisa documental: realizao do trabalho tendo como referncia a leitura, anlise e interpretao de documentos existentes acerca de determinado fenmeno. Baseia-se em consultas livros; artigos cientficos; relatrios de pesquisa; documentos internos disponibilizados por rgos pblicos, organizaes ou famlias; documentos de poca, fotos, gravaes, revistas, jornais e boletins. No se deve confundir a utilizao da pesquisa documental como tcnica de pesquisa com a utilizao de documentos como instrumento de coleta de dados. Pesquisa documental refere-se a um trabalho exclusivamente calcado em documentos, a partir dos quais ocorrer a construo dos significados pelo pesquisador.
Fonte: MARTINS JNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de concluso de curso. 3 ed.Rio de Janeiro: Ed. Vozes,2009.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Pesquisa Cientfica - Tema


Tema: assunto que se deseja desenvolver; surge de uma dificuldade, curiosidade, desafio. Rene um mnimo de bibliografia e interesse do pesquisador. Temas abrangentes precisam ser delimitados especificando a populao, o objeto de estudo e a situao problema. Exemplo: Tema inicial - Educao Fsica Escolar Populao turmas de 4 srie de Educao Fsica no ensino fundamental das escolas estaduais de Maring. Objeto de estudo: Educao Fsica Situao problema: a indisciplina Tema final - A indisciplina dos alunos de turmas de Educao Fsica das 4 sries do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Maring.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Monografia


Pesquisa sobre um tema especfico estudando os principais aspectos. Estrutura:

Elementos pr-textuais: capa: instituio, autor, ttulo, local, ano folha de rosto: autor, ttulo, natureza (TCC), objetivo (grau pretendido), instituio, rea de concentrao. folha de aprovao: autor, ttulo, natureza, objetivo, instituio, rea de concentrao, data aprovao, titulao, assinatura componentes da banca. dedicatria (opcional) agradecimento (opcional) epgrafe (opcional) resumo lista de ilustraes (opcional) lista de tabelas (opcional) sumrio

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Monografia


Elementos textuais

1. Introduo viso geral do tema desenvolvido para prvia avaliao do contedo pelo leitor. Tem como caracterstica: brevidade, objetividade e modstia.
Apresentao do tema Delimitao do tema em forma de questes problema Formulao dos objetivos do trabalho

Demonstrao da relevncia do assunto por meio da justificativa do trabalho

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Formas de documentao para trabalho cientfico Monografia
2. Referencial terico exposio clara e ordenada do tema estudado. A linguagem deve considerar o leitor leigo. Evita-se argumento emotivo, frase feita, slogan, terminologia tcnica em excesso, explicaes repetitivas. Descries, classificaes, definies Levantamento do que j foi escrito a respeito ou reviso bibliogrfica. Discusso do assunto comparando com posies opostas. Descrio da populao alvo, da situao problema e do objeto de estudo ou tema.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Formas de documentao para trabalho cientfico Monografia
3. Metodologia

Caracterizao da pesquisa;
Caracterizao da amostra; Descrio do instrumento de coleta de dados; Descrio da anlise dos dados.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Formas de documentao para trabalho cientfico Monografia
3. Metodologia Coleta de dados
Etapas de coleta de dados por meio de dados primrios ou secundrios: Leitura do material disponvel Identificao das informaes relevantes para a pesquisa Sistematizao das informaes identificadas Utilizao das informaes relevantes para elaborao do trabalho final Etapas de coleta de dados por meio de entrevistas: Leitura sistemtica e interativa de todas as entrevistas Identificao de elementos comuns e divergentes Organizao e categorizao do material em torno de todas as temticas abordadas pelos entrevistados Reorganizao do material em torno dos temas centrais abordados pela pesquisa Tratamento e interpretao do material Elaborao do texto final

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Formas de documentao para trabalho cientfico Monografia
4. Discusso dos Resultados

Apresentao dos dados: descrio dos dados mediante tabelas, quadros, grficos seguidos de textos esclarecedores.
Anlise dos dados: anlise das relaes dos dados com o resultado.

Interpretao dos dados: ligao dos resultados obtidos com o conhecimento do referencial terico, comparando os dados com os de outros autores, oferecendo possveis interpretaes.
Recomenda-se que o pesquisador apresente os dados e j efetue os comentrios pertinentes.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Formas de documentao para trabalho cientfico Monografia
5. Concluso Apresentao sinttica dos resultados, recapitulando concluses parciais e incluso do prprio ponto de vista. Tambm conhecida como consideraes finais.
Apresenta propostas de medidas ou providncias julgadas pelo autor como necessrias em relao ao que foi apurado. Nada do que dito na concluso novo. A concluso retoma e enfatiza pontos importantes do trabalho. Checklist da concluso: Retome os objetivos da pesquisa descritos na Introduo.

Faa uma breve apresentao do local no qual a pesquisa foi realizada, o problema a ser estudado, os fatores facilitadores e dificultadores do contexto da pesquisa.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Formas de documentao para trabalho cientfico Monografia
5. Concluso
Descreva a metodologia relativa ao tipo de pesquisa, a tcnica utilizada, o instrumento de coleta de dados, a forma de anlise dos dados. Apresente detalhadamente os principais pontos do trabalho e as concluses a que se pode chegar em relao a cada um deles, as possveis relaes entre os dados, as dvidas e questes no respondidas. Indique como a pesquisa utilizou os conceitos dos autores que compem o referencial terico. Quais os dados que confirmam os conceitos e os que divergem desses conceitos escritos sem exageros e com elegncia.

Aponte alternativas e recomendaes factveis e sustentveis para a empresa onde o trabalho foi realizado sem emitir juzo de valor sobre a aceitao pela empresa.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Formas de documentao para trabalho cientfico Monografia
5. Concluso
Relacione as dificuldades e as limitaes do trabalho, incentivando que sejam enfrentadas por outro pesquisador. Sinalize as contribuies do trabalho para a formao do pesquisador e concluso do curso, bem como o que poderia ser melhorado.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Formas de documentao para trabalho cientfico Monografia
Elementos ps-textuais
Referncias apresentao das fontes de consulta conforme a norma ABNT. Anexos cpia do instrumento e outros documentos, se for o caso.

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Fatores de avaliao da monografia


Avaliao processual efetuada pelo orientador(a) com base no desempenho do aluno durante a elaborao do TCC.

Estruturao do trabalho verificao pela banca dos elementos constitutivos do TCC.


Uso de normas da ABNT - verificao pela banca da redao do texto e apresentao conforme as normas NBR 6023 Elaborao de Referncias; NBR 10520 Citaes em documentos; e NBR 14724 Apresentao de trabalhos acadmicos. Apresentao do contedo - verificao pela banca da relevncia do referencial terico para a pesquisa. Anlise dos dados - verificao pela banca da forma e da coerncia da anlise. Capacidade crtica - verificao pela banca da capacidade do aluno articular o referencial terico e extrair suas concluses. Apresentao/arguio - verificao pela banca da capacidade do aluno resumir a pesquisa, articular o conhecimento terico e os dados analisados.

Anda mungkin juga menyukai