Anda di halaman 1dari 11

LEGISLAO PARA INSTALAO

Licena Ambiental
O impacto ambiental de construes civis ganhou mais notoriedade medida que o assunto sustentabilidade ganhou importncia na sociedade. Resoluo CONAMA 237/97 em seu art. 1., I, define a licena ambiental como o "procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva e potencialmente poluidoras ou daqueles que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as norma aplicveis ao caso".

O licenciamento ambiental, alm de conceder a autorizao para a localizao de uma construo civil, tambm concede a instalao, a ampliao e a operao de construes pesadas e atividades de potencialidade poluidora ou de degradao do meio ambiente, ajudando o empreendedor a identificar os efeitos ambientais do seu negcio e tambm de que forma esses efeitos podem ser gerenciados. Mas, o processo de licenciamento ambiental extremante complicado, possui vrias etapas e exige diversos tipos de documentao, tornando-se difcil para as empresas realizarem este procedimento sem o auxlio de pessoas especializadas neste quesito.

EIA / RIMA
O licenciamento ambiental exigido em qualquer obra, j o EIA/RIMA s exigvel para aquelas obras ou empreendimento de maior nmocividade ao meio ambiente.

De acordo com a Resoluo Conama de 1986: impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam: a sade, a segurana e o bem-estar da populao, as atividades sociais e econmicas, a biota, as condies estticas e sanitrias do meio ambiente, a qualidade dos recursos ambientais

CDIGO DE OBRAS DO MUNICPIO DE CHAPEC


Art. 3 - Salvo excees especficas discriminadas nesta Lei, nenhuma obra de construo, acrscimo, modificao ou restaurao, no Municpio de Chapec, ser feita sem o prvio licenciamento. Art. 4- O licenciamento ser concedido mediante a expedio do Alvar de Licena, no qual sero expressos, o nome do interessado, a destinao, localizao, caractersticas da obra e o prazo de incio.

Art. 5 - A licena somente ser concedida, uma vez cumpridas todas as condies e requisitos da legislao vigente, acompanhada de alvar de aprovao do Projeto arquitetnico, Anotao de Responsabilidade Tcnica(ART) relativa execuo total ou parcial da obra e protocolo do projeto de preveno contra incndio junto ao corpo de bombeiros, ao requerimento do interessado. Art. 7 - Fica concedido o prazo de 360 dias para o incio da obra, contados a partir da data da aprovao do projeto.

CDIGO DE OBRAS DO MUNICPIO DE SO MIGUEL DO OESTE


Art. 135. A concesso de alvar para construir, reformar ou ampliar obra residencial, comercial, de prestao de servio ou industrial somente poder ocorrer com a observncia das normas de uso e ocupao do solo urbano estabelecidas nesta Lei, bem como com o atendimento s normas de segurana contra incndio do Corpo de Bombeiros local e atendimento das normas das concessionrias locais de energia eltrica, gua potvel e esgoto.

Art. 137. A permisso para a localizao de qualquer atividade considerada como perigosa, nociva ou incmoda, depender da aprovao do projeto, se for o caso, pelos rgos competentes da Unio, do Estado e do Municpio, alm das exigncias de cada caso. So consideradas perigosas, nocivas ou incmodas aquelas atividades que por sua natureza: I Ponham em risco pessoas e propriedades vizinhas; II Possam poluir o solo, o ar e os cursos dgua; III Possam dar origem a exploso, incndio e trepidao; IV Produzam gases, poeiras e detritos; V Impliquem na manipulao de matrias-primas, processos e ingredientes txicos; VI Produzam rudos e conturbem o trfego local.

Art. 15. Aps a anlise dos elementos fornecidos e, se os mesmos estiverem de acordo com a legislao pertinente, a Municipalidade aprovar o projeto e fornecer ao requerente o Alvar de Construo mediante: I - requerimento solicitando o Alvar de Construo, dirigido ao rgo competente da Municipalidade e mencionando o nome do proprietrio e do profissional habilitado, responsvel pela execuo dos servios; II - ttulo de propriedade atualizado ou, contrato de compra e venda registrado no Registro de Imveis local. IV - ART de projeto e execuo do profissional responsvel

Art. 17. Depois de aprovado o projeto definitivo e expedido o Alvar de Construo, se houver alterao no projeto, o interessado dever requerer nova aprovao

Art. 18. Dever o Alvar de Construo ser mantido no local da obra, juntamente com o projeto aprovado, sob pena de aplicao de multa.

FONTES
Plano Diretor de So Miguel do Oeste. http://saomiguel.sc.gov.br/galerias/anexos/19 06_lei_complementar_0022011plano_diretor. pdf Licenciamento Ambiental http://www.celuloseonline.com.br/artigos/A+i mportncia+do+Licenciamento+Ambiental+na+ Construo+Civil

Anda mungkin juga menyukai