Anda di halaman 1dari 19

ESCOLA FERNANDO IDALINO CURSO NORMAL MDIO DISCIPLINA: PRTICA PEDAGGICA TURMAS: 4 A e B PROFESSORAS: ELIANE MARQUES MENEZES, VERALCIA

MARIA BARROS DA SILVA

Perfil do Docente que se quer formar: Levando em considerao as exigncias postas pela sociedade contempornea, o Curso Normal Mdio, baseado nos paradgmas de competncia, defendidos pelos tericos atuais da educao e contemplados na LDB 9.394\96 e nas Diretrizes Curriculares para formao de docente em nvel mdio, tem como objetivo principal preparar professores capazes de: Investigar, analisar, selecionar, planejar, organizar, interagir, problematizar, reaprender,articular, refletir, socializar experincias, criando e recriando formas de interveno didtica, segundo critrios metodolgicos ou temtico, possibilitando o avano de aprendizagens significativas, prazerosas e contextualizadas, com o cenrio scio, poltico, econmico e educacional.

AUTONOMIA

PESQUISA

PROJETOS

FORMAO DOCENTE
CONTEXTUALI ZAO

INTERDISCIPLINA RIDADE

ESCOLA

Nessa perspectiva de currculo por competncia a matriz de gesto curricular de referncia para o Curso Normal Mdio, constitu-se de cinco rea e sub-reas/ncleos curriculares que do conta de saberes especficos de rea e sub-reas (disciplinas que compem a rea), assim como, constroem as interfaces no seio da prpria rea e com as demais reas da matriz. So elas: Linguagens e Cdigos

Cincias Humanas

Cincias da Natureza, Matemtica

Org. e Gesto da Educ. Escolar

Prtica

Assim composto o currculo do Normal Mdio, que um curso de nvel mdio,porem de natureza profissional, constitui-se as reas/ncleos de Organizao e Gesto da Educao e Prtica, por assim dizer, as reas que traro de dar conta das competncias especficas da formao docente, visto que:
Tem como objetivo de estudo da rea: as relaes estabelecidas entre a sociedade e a educao atravs das mudanas normativas (LDB, Diretrizes, etc.), prticas organizativas dos vrios nveis do sistema nacional do ensino, no conjunto dos contedos que orientam a gesto da Educao Bsica Nacional
O saber e o fazer pedaggico frente s novas exigncias educacionais situadas no contextos de mudanas na sociedade. O processo de construo do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar e da pedagogia de projetos. A gesto de classe enquanto objeto de investigao e reflexo

Organizao e Gesto da Educao Escolar

Prtica

A primeira questo a ser levantada debruar-se com um olhar crtico e reflexivo sobre a prtica pedaggica. Prtica de Ensino = Estgio Curricular Supervisionado Fragmentado= Observao Participao e Regncia

HOJE
rea de Prtica Prtica Pedaggica Identidade Prpria Transversalidade as reas de conhecimento Tem como objetivo de estudo o SABER E O FAZER PEDAGGICO.

ANTES

um trabalho voltado para realidade do cotidiano, numa perspectiva etnogrfica, objetivando detectar entraves do processo ensino aprendizagem e da gesto escolar, como tambm as possibilidades de interveno nessa realidade, subsidiado pelos fundamentos tericos metodolgicos das diversas reas/ncleos do conhecimento que compem a matriz da gesto curricular de referncia, resultando num projeto de interveno da prtica pedaggica.

Prope-se que o TCC seja construdo ao longo dos quatro anos de curso, considerando os aspectos expostos na Orientao para o Desenvolvimento da Prtica Pedaggica (SE/PE), escolhendo os Eixos Integradores, que dever fundamentar-se nos estudos da realidade da Escola, onde os mesmo sero escolhidosna discusso coletiva dos segmentos que fazem a escola.

A ttulo de sugesto a matriz de referncia traz os Eixos Integradores desenvolvidos no PROFORMAO Programa de Formao de Professores em exerccio, so eles: a educao escolar e a realidade brasileira; a escola como instituio social; a organizao do ensino e do trabalho escolar; teoria, prtica educativa e especificidade do trabalho docente.

Considerando-se o TCC um trabalho de pesquisa de cunho cientifico, haja vista, todas as consideraes de fundamentao terica para problematizao da realidade educacional (delimitao do problema), uma leitura transversal para anlise (fundamentao terica), uma relao entre as diversas variveis (hipteses),e a identificao dos mecanismos de funcionamento dos problemas e suas solues (interveno da realidade), o TCC quando da sua relao e apresentao, sugere-se adotar as orientaes em vigor da Associao Brasileira de Normas Tcnicas para a Apresentao de Trabalhos Cientficos ABTN

1- CAPA 2- FOLHA DE ROSTO 3- DADOS DE IDENTIFICAO DO ALUNO 4- PARECER DA BANCA 5- EPIGRAFE 6- AGRADECIMENTOS

7- SUMRIO Inclui todos os ttulos e subttulos a partir do corpo do trabalho, referenciados com respectivas pginas, e todos igualmente alinhados esquerda.

8- INTRODUO

Parte inicial do texto, destinada a apresentao e delimitao do tema de estudo, relevncia da pesquisa, justificativas do autor para a sua realizao, questes de pesquisa ou hipteses do autor, entre outros.

9- IDENTIFICAO DO PROBLEMA
Delimitao do problema: necessrio caracterizar de maneira mais desdobrada o contedo da problemtica que se vai pesquisar e estudar. Com toda tarefa de problematizao, trata-se aqui de definir os vrios elementos em questo , de mostrar bem o seu carter de aparente contradio, de caracterizar bem os vrios aspectos da dificuldade, esclarecendo devidamente os limites dentro dos quais se desenvolver o trabalho. Trata-se de saber muito precisamente o que pretende.

10-REFERENCIAL TERICO PARA RESOLUO DA SITUAO PROBLEMA Referencial terico: sendo o Trabalho de Concluso de Curso de carter interpretativo e no apenas um simples relatrio de fatos levantados empiricamente, ele se desenvolver, naturalmente dentro

de

um

universo

terico,

partir

de

um

modelo

terico,

intencionalmente escolhido para este fim. Mesmo quando o autor pretende fazer uma abordagem inteiramente original o que no nada fcil o trabalho contar sempre com referencial terico, nem

que seja bem resumidamente. Ele deve conter as premissas ou pressupostos tericos sobre os quais o autor fundamentar sua interpretao.

11 PROPOSTA DE INTERVENO, DESCRIO DO DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA Metodologia: responde as perguntas: Como? Com que, onde e quando?

12- CONCLUSO E RECOMENDAO Devem figurar, clara e ordenadamente, as dedues tiradas dos resultados do trabalho dados quantitativos no devem aparecer na concluso, nem tampouco resultados comprometidos e passveis de discusso. As recomendaes so declaraes concisas de aes julgadas necessrias a partir das concluses obtidas, a serem usadas no futuro.

13 REFERNCIA BIBLIOGRFICA

De acordo com a NBR 6023/89 , referncias bibliogrfica um conjunto de elementos que me permitem a identificao,no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de documentos. Neste caso,constituem elementos essenciais os que so indispensveis identificao de publicaes mencionadas em qualquer trabalho.

ANEXOS

DEFINIR
APENDICES

DEFINIR

Importante ressaltar que essa apenas uma sugesto para formatao do TCC, pois acredita-se na autonomia da escola para junto aos seus pares criarem um formato mais adequado a sua realidade.

Contudo, os princpios bsicos para construo do TCC, esta sob orientao da rea de prtica na disciplina de Prtica Pedaggica, segundo a Matriz de Gesto Curricular de Referncia como cita:

A Prtica portanto, uma rea que transversaliza as outras reas do conhecimento e tem identidade prpria, sendo responsvel pela compreenso e discusso da avaliao Institucional, Projeto Pedaggico/ Proposta e Regimento Escolar, Exerccio e Docncia e Trabalho de Concluso de Curso (TCC ) (SE/PE,2000).

Intervir na realidade

Compreender fenmenos

Tomar decises

Usar diferentes linguagens


Construir argumentos

E dando conta destas competncias, acredita-se que o curso Normal Mdio tem cumprido o seu papel no que se refere a funo social da escola e do professor enquanto intelectual da transformao social.

1- Orientao para o Desenvolvimento da Prtica Pedaggica SE/PE 2000 3- Resoluo CEB N 2/1999 Diretrizes Curriculares Nacionais para Formao de Docentes da Educao Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nvel mdio, na Modalidade Normal 4- Cavalcanti, Sara s.p. Orientao para Organizao do Memorial. 5- Subsdios para Elaborao da Matriz de Competncias por rea de conhecimento 2- Matriz de Gesto Curricular do Curso Normal Mdio SE/PE.

Agostinho, Analice Freire, s.p. um olhar sobre a prtica pedaggica Contribuies da TCC na formao do professor Julho/2002

Anda mungkin juga menyukai