Anda di halaman 1dari 30

ALVENARIA DE PEDRA 1

TCNICAS DE EXECUO EM PEDRA EM SECO

Joo Neves

Joo Neves

Joo Neves

A minha ligao familiar ao trabalho com pedra, faz com que tenha um imenso respeito por tudo e todos que, no passado, tiravam desta actividade o seu sustento. Por todo o Mediterrneo, so comuns estes cenrios rurais, em que o Homem precisou de arrancar pedra terra, para mais tarde semear e matar a fome. Isto, claro, custa de um tremendo esforo fsico que, nos dias de hoje, e com todo o tipo de mquinas existentes, tudo parece muito primitivo. A verdade que s passaram algumas dezenas de anos, e ainda encontramos pessoas que se recordam desta realidade. No outro dia, falando com um amigo, ele dizia-me que era normal contratar grupos de homens para, durante meses, procederem ao arranque de pedras, e assim transformar um mato rochoso em terra produtiva. Muitas vezes, estes homens tinham de estar no dito terreno antes do nascer do Sol, e isso obrigava a percorrer longas distncias a p, durante a noite, e, claro, como o trabalho era de Sol a Sol, o regresso a casa era feito igualmente durante a noite.

Joo Neves

Joo Neves

Ao longo dos sculos, este gigantesco esforo humano, no s alterou a paisagem, como permitiu a sobrevivncia da populao algarvia. E note-se, por exemplo, o cuidado e respeito pelas rvores, num tempo em que as construes deviam contorn-las, pois era delas que vinha o "po"... Por tudo isto, gostava hoje de partilhar alguns exemplos de mega construes, feitas com pedras soltas, em que o nico objectivo foi tornar a terra arvel. Estas impressionveis construes tm, por vezes, vrios metros de altura e de largura, por muitos de comprimento, e esto localizados no interior das propriedades agrcolas, e so verdadeiros monumentos ao povo algarvio. Sou nostlgico, mas no ao ponto de desejar voltar a esta realidade... mas no posso deixar de registar o meu respeito e admirao.
Joo Neves 6

Construo em pedra solta


Exemplo de uma construo em pedra solta, empregue na vedao de propriedades no Algarve. A pedra foi recuperada das lavras dos terrenos vizinhos.

Joo Neves

PEDRA EM SECO
Entende-se por pedra em seco, a tcnica de construo tradicional que utiliza unicamente pedras sem nenhum tipo de argamassa para a sua fixao. certo que por vezes se utiliza terra e pequenas pedras para nivelar as grandes pedras, mas sempre em pequena quantidade. As pedras assim juntas sustentam-se pelo prprio peso. Em resumo a tcnica que aproveita as pedras existentes num lugar, na forma em que se encontram e por vezes desbastando-as. sobretudo utilizadas em muros de vedao e construes rurais.
Joo Neves 8

Joo Neves

PEDRA EM SECO
A alvenaria de pedra seca empregue actualmente em construes de caracter rural, tais como muros de vedao e pequenas construes de arrumos. Ultimamente aparecem com alguma frequncia em arquiteturas de jardins e decoraes de espaos. A pedra empregue geralmente recolhida nas surribas de terrenos ou de restos de pedreiras, aproveitando-se as que tem as faces mais regulares, para facear os paramentos a construir. Podem ser do tipo xistoso, grantico, calcrio, etc., utilizando-se em regra o que se encontrar mais prximo da construo.
Joo Neves 10

Joo Neves

11

PEDRA EM SECO
O seu tamanho misto, quanto maiores forem mais rapidamente se desenvolve a sua construo Geralmente a pedra era empilhada sem ter muito em ateno o alinhamento das paredes e as suas prumadas. Este tipo de tipo de aplicao pode provocar a sua derrocada em pouco tempo. Quando se pretende deixar uma construo com qualidade, que recorrer tcnica, para uma boa execuo da obra.

Joo Neves

12

Joo Neves

13

PEDRA EM SECO
Para iniciar o trabalho, deve-se definir os alinhamentos das paredes e a sua largura e altura. Comea-se por construir balizas em madeira para o alinhamento, (cangalhos em madeira com a largura da paredes em baixo e em cima) que devem ficar a pender para dentro aproximadamente um centmetro por cada metro de altura. Coloca-se um fio de alinhamento nas duas faces da parede a construir e procede-se ao assentamento da primeira fiada, escolhendo-se as pedras com melhor face para os alinhamentos e as mais irregulares para os enchimentos do meio da parede e travagem.
Joo Neves 14

Joo Neves

15

PEDRA EM SECO
Concluda a primeira fiada eleva-se o fio de alinhamento para a altura aproximada da segunda fiada, procedendo-se da mesma forma que na fiada anterior, tendo sempre o cuidado de travar as juntas das pedras a fim de que estas no se desloquem. Continua-se assim at ao cimo do muro, terminando este com um capeamento utilizado em cada regio no caso de ser muro de vedao ou nivelado no caso de ser uma construo de uma arrecadao ou casa rural. aconselhavel que de aproximadamente de metro a metro se aplique uma pedra que perfaa a largura total da parede em todas as fiadas.
Joo Neves 16

Joo Neves

17

Aparelhos de alvenaria de pedra


Existem trs tipos de aparelho para construes em alvenaria de pedra: Perpianho - as pedras so trabalhadas e esto organizadas de forma regular ao longo de toda a estrutura; Poligonal Rstico - as pedras no so trabalhadas e esto disposta aleatoriamente ao longo da estrutura; Parcial - as pedras no so trabalhadas, mas da maneira como so dispostas parecem ter alguma regularidade ao longo da estrutura.
Joo Neves 18

ALGUNS EXEMPLOS COMO SE DE CONSTRUIR EM ALVENARIA DE PEDRA.

Joo Neves

19

Joo Neves

20

Fiada superior

Fiada inferior

ngulo exterior
Joo Neves

ngulo interior
21

CUNHAIS, NGULOS E ENCONTROS

Joo Neves

22

Exemplo de uma verga em muro de pedra seca

Joo Neves

23

Algumas particularidades a escolher no assentamento de pedras

Joo Neves

24

Joo Neves

25

Joo Neves

26

PAREDE EM ALVENARIA DE PEDRA SECA

Joo Neves

27

Joo Neves

28

Joo Neves

29

Exemplo do arranque da parede

Joo Neves

30

Anda mungkin juga menyukai