Anda di halaman 1dari 66

Circulatrio

O sistema circulatrio composto pelo corao, vasos sanguneos e sangue.

As funes do sistema circulatrio so:


Respirao Transporte de Oxignio. Nutrio transporte de glicose, aminocidos, lipdios, sais minerais, vitaminas Excreo - Transporte de dixido de carbono, uria, cido rico, creatinina at os rgo eliminadores (pulmes, pele e rins) Transporte de metablicos Imunolgica - Leuccitos Transportes de hormnios Transporte de calor Coagulao - plaquetas Homeostasia

Miocrdio (sem fatigar) Quatro cmaras: dois trios e dois ventrculos. trios (bombas escorvas) Ventrculos (bombas verdadeiras)

Grande e pequena circulao


Pequena circulao: Circulao pulmonar
Grande circulao: circulao no corpo inteiro (sistmica)

Pequena circulao: VD Artria do tronco pulmonar Pulmes veias pulmonares AE

Grande circulao VE Artria Aorta veias cavas AD

tecidos

Valvas cardacas

Sistema de Purkinje
1- Nodo Sino-Atrial (SA): - Marcapasso natural. - Frequncia de descarga rtmica de 70 pulsos por min Contraes 0,04s aps a descarga Vias internodais Contrao dos trios 2- Nodo Atrio-Ventricular (AV): O impulso demorar aproximadamente 0,12 segundos para seguir em frente e atingir o Feixe AV Contrao dos ventrculos. 3- Feixe AV: que se divide em 2 ramos: 4- Ramos Direito e Esquerdo do Feixe de Hiss:

Importncia do sistema de Purkinje


Sem ele o impulso seria propagado muito lentamente, que permitiria a contrao de algumas fibras antes das outra, que resultaria numa contrao reduzida do sangue e uma menor eficcia de bombeamento

Carter sincicial do corao Sinccio uma massa de clulas onde no d para diferenciar entre uma clula e outra.

Bloqueio da conduo
O impulso cardaco pode ser bloqueado em algum ponto do trajeto, devido a leso cardaca (parte do sistema de Purkinje ou do msculo cardaco pode ser destruda e substituda por tecido fibroso e o tecido fica incapaz de transmitir impulsos). O Bloqueio ocorre em humanos normalmente entre o feixe AV, ai o impulso no passa do trio para o ventrculo. Assim o trio continua sendo controlado pelo nodo sino atrial com a frequncia de 72 batimentos por minutos e o ventrculo contrai com o ritmo prprio de 15 a 40 batimentos por minuto. O corao continua funcionando mas com eficcia menor.

Perodo refratrio e cessao do impulso cardaco ao trmino de cada batimento


Perodo refratrio do corao quando um impulso propagado pelo corao, demora cerca de 0,3s para um novo impulso conseguir contrair o corao. Assim, quando um impulso transmitido ao trio, ele demora 0,06s para ir a todas as partes do corao. Quando o impulso retorna a regio inicial o corao ainda est refratrio e o estmulo se cessa.

Movimento circular
Movimento circular quando o impulso cardaco no tem fim ao trmino do batimento cardaco, mas permanece circulando repetitivamente pelo corao, sem nunca parar Muitas vezes letal

Causas do movimento circular


1- Crescimento anormal do corao 2- Conduo lenta no corao (sistema de Purkinje lesionado). 3- Perodo refratrio do corao redizido (epinefrina, irritao cardaca causada por doena). Conduo do impulso cardaco por via anmala

Efeito sobre o bombeamento do corao


desastroso para a ao bombeadora do corao, porque relaxar o corao to importante quanto contrair. O efeito circular no permite o relaxamento ventricular total. Assim, toda a massa do corao no contrai e nem relaxa totalmente, prejudicando a ao de enchimento e esvaziamento do corao.

Flutter atrial: Quando o movimento circular ocorre repetitivamente em torno dos dois trios, com frequncia de 200 a 400 vezes por minuto sem atingir os ventrculos. Os trios ficam adejando (Fluttering) muito rapidamente, mas sem efeito de bombeamento Fibrilao atrial; Quando o movimento circular ocorre repetitivamente nos dois trios, mas com uma frequencia muito alta. Assim, o trio fibrila. O trio no atua como bomba escorva e o ventrculo tem sua eficcia reduzida para dois tero do normal.

Fibrilao ventricular
Quando ocorre movimento circular no ventrculo. Ocorre movimento por reao em cadeia, em que um impulso se divide em dois, sucessivamente. A fibrilao faz com que os ventrculos fiquem continuamente contrados, com movimentos muito pequenos, ondulatrios e fibrilatrios. O corao perde a capacidade de bombeamento de sangue, a pessoa fica inconsciente aps alguns segundos do incio da fibrilao e morre dentro de poucos minutos. Pode ser causa por choque eltricos (corrente alternadas de 60 ciclos), em coraes doentes extremamente excitveis, ou com sistema de Purkinje lesado, ou ainda, corao muito aumentado. A aplicao de um choque pelo mdico na fibrilao pode interromper a fibrilao.

Eletrocardiograma
Instrumento muito importante para a avaliao da capacidade do corao para a transmisso do impulso cardaco. Quando um impulso percorre o corao, a corrente eltrica gerada pelo potencial de ao do msculo cardaco percorre o corao e parte desta energia aflora a pele, que com eletrdios pode ser registrada alteraes na voltagem.

P: causada pela voltagem produzida pela passagem do estmulo eltrico pelos trios. Q, R e S; so causadas pela passagem de impulsos pelos ventrculos. T; Retorno do potencial de membrana aos valores normais, ao trmino da contrao.

Anomalias no eletrocardiograma
ST deprimido : Fluxo anmalo de corrente eltrica no corao, no intervalo entre os batimentos cardacos. Isto ocorre devido a leso do msculo cardaco devido a ataque cardaco.

Anomalias no eletrocardiograma
Relao anormal entre a ReS Ocorre quando um lado do corao fica maior do que o outro Aumento da S e diminuio da R indica maior fluxo de corrente do lado esquerdo em comparao com o direito. Presso arterial elevada causa este tipo de eletrocardiograma

Anomalias no eletrocardiograma
QRS com durao maior Causa o Sistema de purkinge com bloqueio parcial. O impulso transmitido por grande parte da massa ventricular, por fibras musculares mais lentas do que o sistema de purkinje.

Anomalias no eletrocardiograma
Bloqueio do impulso a nvel do nodo AV. As ondas P ocorrem com frequncia regular e as ondas QRS tambm ocorrem com frequencia regular mas sem guardar qualquer relao temporal definida com as ondas P. Os trios com contrao normal de 72 bat/ min e os ventrculos com frequncia de 38 bat/min

Anomalias no eletrocardiograma
Contrao prematura do corao Impulso ocorreu logo aps o batimento anterior. Corao irritvel, como tabagismo excessivo , ingesto de grandes quantidades de caf ou por falta de sono.

Bulhas cardacas

So os sons do corao. A primeira bulha formada pelo fechamento das vlvulas AV, quando o ventrculo contrai A segunda bulha causada pelo fechamento das valvas artica e pulmonar ao trmino da contrao. Sstole: perodo em que o ventrculo esta contrado Distole:perodo em que o s ventrculos esto relaxados.

Doena valvular cardaca: Causa mais frequente: febre reumtica, doena resultante de reao imune toxina secretada por bactrias estreptoccicas, isto causa eroso das vlvulas ou at a destruio delas.

Estenose valvular: Estreitamento dos orifcios valvulares Insuficincia valvular: quando ocorre a regurgitao de sangue por causa da eroso na vlvula. A estenose e a insuficincia valvar por causar edema pulmonar

Ciclo cardaco
Impulso rtmico no nodo SA. Contrao do trio (onda P) Passagem do impulso ao nodo AV Incio da onda QRS e contrao ventricular. Fechamento das vlvulas (AV) mitral e tricspide e abertura das vlvulas artica e pulmonar Ventrculos contrados por 0,3 s. Transporte de ons para reestabelecer as cargas normais (onda T) Pequeno refluxo de sangue das artrias para os ventrculos Fechamento das vlvulas Artica e pulmonar (segunda bulha) Relaxamento completo dos ventrculos

Sstole: perodo de contrao dos ventrculos. Inicia nas ondas QRS e termina com a onda T. Comea com a primeira bulha e termina com o incio da segunda bulha Distole: perodo de relaxamento dos ventrculos: comea com a onda T e termina com as ondas QRS, ou comea com a segunda de bulha e termina ao comear a primeira bulha.

Variaes de presso durante o ciclo cardaco


Durante a distole, a presso atrial esquerda pouco mais elevada que a do ventrculo, pois o sangue flui continuamente das veias pulmonares para o trio. Isto faz com que o sangue flua do trio para o ventrculo. Prximo ao fim da distole, a contrao do trio eleva ainda mais a presso atrial. As vlvulas mitral e tricspide se fecham, o ventrculo contrai e a presso ventricular aumenta.

Lei do corao O corao, em situao normal bombeia todo o sangue que chega at ele

Controle simptico e parassimptico


O sistema nervoso simptico aumenta os batimentos cardacos e o parassimptico diminui.

2- Fluxo Sanguneo
O sistema circulatrio sanguneo consiste num conjunto de vasos fechados (artrias, arterolas, capilares, vnulas e veias). As artrias so vasos calibrosos que levam sangue do corao para outras regies do corpo, possuem paredes fortes e poucos distensveis. As veias tambm so calibrosas, no entanto, suas paredes so mais finas e distensveis, permitindo o acmulo de sangue. Os capilares so vasos finssimos que permitem a passagem de nutrientes para os espaos intercelulares e excretas do meio extracelular para o sangue.

Dbito cardaco
Quantidade de sangue que bombeado pelo corao por unidade de tempo. Repouso = 5 litros/minuto. Exerccio = 25 a 35 l/min Em condies mnimas = 1,5l/min durante algumas horas.

O fluxo sanguneo
Difere conforme a regio do corpo. Em repouso - Crebro = 14% - Rins = 22% - Fgado = 27% - Msculos = 15%
Em exerccio Msculos recebem sanguneo.

at

80%

do

fluxo

Presso sangunea
a fora em que o sangue pressiona a parede dos vasos sanguneos. Esta fora distende os vasos sanguneos (as veias oito vezes mais do que as artrias). Esta fora faz com que o sangue flua.

Presso de pulso
Diferena entre a presso sistlica e diastlica. Ex. 1: 120 por e 80mm de Hg, a diferena de 40. Ex. 2: 200 e 190 mm de Hg com diferena de 10. Desta forma, no primeiro caso a presso de pulso (40) quatro vezes maior do que no segundo caso (10).

Resistncia ao fluxo sanguneo


Atrito do sangue com as paredes dos vasos, diminuindo a velocidade do fluxo. -Quanto maior o comprimento do vaso - Quanto maior a viscosidade - Quanto menor o dimetro do vaso

A viscosidade do sangue normal trs vezes maior do que a da gua. O fator mais importante a concentrao de glbulos vermelhos. Se diminuirmos a quantidade de hemcias pela metade a viscosidade cai para 2 vezes a da gua e se dobra a viscosidade ser de 15 vezes.

Como calcular o fluxo


Fluxo = Presso
Resistncia

Lei de Poiseuille
Fluxo

= Presso*Dimetro4 Comprimento * viscosidade

A auto-regulao do fluxo sanguneo Papel do oxignio.


A falta de oxignio faz a clula produzir substncias vasodilatoras como a adenosina, histamina, cido lctico, gs carbnico e ons potssio. A falta de oxignio relaxa a musculatura lisa produzindo a vasodilatao. Em longo prazo, a falta de oxignio faz aumentar a quantidade de vasos sanguneos perifricos. Isto ocorre em pessoas que vo para locais de altitudes elevadas.

Controle nervoso do fluxo sanguneo


Controla o fluxo sanguneo controlando as arterolas. importante na redistribuio de sangue pelo corpo.

3- Territrios especiais do sistema circulatrio.

Circulao coronariana.
Duas pequenas artrias que se originam na aorta nutrem o corao. Nome: Coronarianas direita e esquerda. O fluxo coronariano regulado pela necessidade de nutrio do corao. Em exerccios o fluxo coronariano pode aumentar em at quatro vezes.

ocluso coronariana
O estreitamento progressivo das artrias coronarianas causando uma circulao insuficiente. Isto acontece em todas pessoas idosas. Isto diminui a capacidade de executar exerccios nesta pessoa. b) O segundo mecanismo a ocluso coronariana aguda, que impede a circulao em um dos vasos. Esta condio chamada de ataque cardaco (enfarte do miocrdio).

Aterosclerose
Doena degenerativa das artrias causada pelo acmulo de tecido adiposo (gorduroso) e fibroso nas artrias.

condies que predispem aos ataques cardacos


Obesidade e dieta que contm grande quantidade de gorduras e colesterol. Fumantes tm probabilidade duas vezes maior de sofre ataques cardacos do que pessoas que no fumam. Sedentarismo predispe a ataques cardacos, devido a deposio excessiva de gordura em pessoas que no se exercitam. Hormnio sexual masculino (testosterona) tem efeito bastante potente em aumentar o teor de gordura circulante no sangue. Hereditariedade.

Fluxo Sanguneo nos msculos esquelticos e sua regulao durante o exerccio.

O fluxo sanguneo nos msculos pode aumentar em at 20 vezes. O fluxo nos msculos aumenta com o relaxamento e diminui com a contrao muscular. Em repouso, apenas 20% dos capilares esto abertos. Enquanto que, durante o exerccio todos os capilares se abrem. Quando o crebro envia sinais para os msculos para determinar a contrao, sinais so enviados ao centro vasomotor do bulbo raquidiano, que produz uma descarga simptica em massa.

Circulao cerebral
A ocluso das artrias cerebrais destroem o tecido cerebral. O fluxo sanguneo total para o crebro de 700ml/min, o que representa cerca de 14% do sangue bombeado pelo corao. Controle do fluxo preciso (caindo para 40mm de Hg ou aumentando para 200mm de Hg, o fluxo sanguneo cerebral no varia muito). A circulao cerebral responde ao nvel de gs carbnico. O fluxo sanguneo constante muito importante, porque os neurnios no devem ficar exageradamente excitveis e nem excessivamente inibidos.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)


causado pelo bloqueio ou rompimento de um vaso sanguneo. Representa a causa morte de 10 % das pessoas. Se a pessoa sobreviver ela ter seqelas relacionadas com a morte de parte do tecido nervoso devido falta de nutrio. Efeito do AVC depende da rea do sistema nervoso afetada, mas normalmente atinge a artria cerebral mdia causando paralisia motora no lado oposto ao afetado

Fluxo sanguneo no tubo gastrintestinal e no fgado.


Sistema venoso porta-heptico intestino ao fgado., Importncia: liga o

Limpa o sangue antes que ele chegue na circulao normal. Permite o armazenamento de glicose e protenas e impedindo que as concentraes destas substncias oscilem muito.

Fluxo sanguneo pela pele


Controle da temperatura corprea. Quando a temperatura aumenta muito o fluxo nesta regio aumenta facilitando a perda de calor.

Mecanismos neurais
O sistema nervoso controla a presso sangunea por dois mecanismos: a modificao da freqncia cardaca e o grau de vasoconstrio. O sistema nervoso simptico aumenta os batimentos cardacos e aumenta o grau de vaso constrio aumentando a presso sangunea. Enquanto que, o sistema nervoso parassimptico diminui a freqncia cardaca. Mesmo em condies normais, o sistema nervoso simptico mantm algum grau de contrao do vaso, estabilizando a presso sangunea.

Como o sistema nervoso sabe se a presso precisa ser elevada ou diminuda?


Por meio de barorreceptores presentes no arco da Aorta, nas cartidas e no centro vasomotor do tronco enceflico. Outro caso interessante quando ficamos em p e ocorre um acmulo de sangue nas extremidades inferiores. Para facilitar o retorno venoso o centro vasomotor aumenta a presso sangunea. A isquemia ou falta de sangue reduz a presso sangunea desta forma, o centro vasomotor tem que contrair os vasos para aumentar a presso sangunea

Mecanismos das trocas lquidas nos capilares para regulao da presso arterial
Quando o volume de sangue grande faz com que a presso sangunea aumente, isto faz com que o lquido flua para os espaos intercelular. Quando o volume de sangue fica muito reduzido, a presso capilar baixa e o lquido trazido do espao intercelular para de volta para a circulao, pelo efeito osmtico das protenas do plasma.

Regulao da presso arterial pelos rins.


Com a reduo da presso arterial a atividade renal fica reduzida ou at mesmo paralizada. Assim, presso arterial baixa reduz a produo de urina. O mau funcionamento dos rins faz a presso sangunea aumentar porque h o acmulo de sais e gua no sangue. Alm disso, alguns hormnios que atuam nos rins podem aumentar a presso sangunea como angiotensina, a vasopressina e a aldosterona.

Hipertenso a presso sangunea elevada. Isto pode provocar a ruptura dos vasos sanguneos cerebrais, dando origem aos acidentes vasculares (AVC, insuficincia renal, cegueira, surdez e ataques cardacos).

Hipertenso renal
Causada por doenas como: infeces; esclerose das arterolas renais; inflamao dos rins; Com o mau funcionamento dos rins, ocorre o acmulo de gua e sais na corrente sangunea aumentando a presso sangunea.

Hipertenso hormonal causada pela produo excessiva de alguns hormnios como a angiotensina II, a vasopressina e a aldosterona.
A angiotensina derivada da renina produzida pelos rins. Ela tem a funo de causar a constrio do caso sanguneo renal diminuindo a filtrao renal e desta forma, aumentando a quantidade de gua e sais no sangue. A vasopressina ou antidiurtico aumenta a reabsoro de gua pelos tbulos renais aumentando a presso renal. A aldosterona aumenta a reabsoro de sais pelo tbulo renal, aumentando a quantidade de sais no sangue e conseqentemente aumentando a presso sangunea pela reteno de gua por osmose. Assim, o hiperfuncionamento dos rins, supra-renais e hipfise causar hipertenso.

Hipertenso neurognica causada pelo mau funcionamento do sistema nervoso.


Quando uma pessoa fica estressada o sistema nervoso: contrai os vasos sanguneos aumenta o batimento cardaco

Hipertenso essencial a hipertenso por causa desconhecida.


Cerca de 95% das hipertenses se enquadram nesta categoria. As possveis causas desta hipertenso so: - hereditariedade - m alimentao (sal e alimentos gordurosos).

Choque circulatrio causado por algum fator que diminua a volta de sangue ao corao. Desta forma, a pessoa ter dificuldades em oxigenar o organismo podendo levar o indivduo a morte.
Ele pode ser causado pelo mau funcionamento do corao (cardignico) como no caso de uma parada cardaca ou de um mau funcionamento de uma vlvula cardaca. As hemorragias e desidratao causam o choque hipovolmico (Volume sanguneo reduzido). O sangue pode estagnar nas veias e artrias causando o choque por estagnao venosa como no choque anafiltico que faz o corpo produzir substncias vasodilatadoras fazendo o sangue permanecer nos vasos. O choque neurognico tambm faz os vasos dilatarem por falta de ao do sistema nervoso.

Anda mungkin juga menyukai