Anda di halaman 1dari 32

Processos Patolgicos e Imunolgicos II

IMUNIDADE ADQUIRIDA

Prof Flaviane Lima

COMPONENTES DA IMUNIDADE ESPECFICA

IMUNIDADE INATA ESTIMULA RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA

A imunidade inata serve como sinal de alerta inicial para o sistema imune adaptativo montar uma resposta protetora para o hospedeiro. O sinais gerados durante as respostas imunes inatas estimulam a imunidade adaptativa e influenciam a natureza desta resposta.

IMUNIDADE ADQUIRIDA

Apresenta grande especificidade aos antgenos (alta capacidade para distinguir diferentes micrbios) Memria imunolgica (forma clones de Linfcitos Antgeno-especficos)

altamente especializada (possui linfcitos efetores e de memria).


ativada a partir do contato dos linfcitos com os antgenos.

IMUNIDADE ADQUIRIDA
COMPONENTES DA IMUNIDADE ADQUIRIDA:

Fsico-qumicos: tecidos linfides e algumas secrees (citocinas).

Humoral: Anticorpos (Imunoglobulinas: IgA, IgD, IgE, IgM e IgG);


Celular: Linfcitos B e Linfcitos T

IMUNIDADE ADQUIRIDA
AS RESPOSTAS IMUNES ESPECFICAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM DOIS TIPOS:

Imunidade Humoral: mediada por anticorpos (imunoglobulinas), responsveis pelo reconhecimento especfico e eliminao de antgenos; pode ser transferida para indivduos no-imunizados (virgens) atravs do soro ou plasma. Imunidade Celular: mediada por clulas chamadas Linfcitos T; pode ser transferida a indivduos virgens, por meio de clulas (Leuccitos) de um indivduo imunizado, porm no pelo plasma ou pelo soro.

rgos Linfides e Subpopulaes de Linfcitos


RGOS LINFIDES CONCEITO Um rgo linfide um agrupamento de muitos linfcitos, os quais so as clulas responsveis pela imunidade adaptativa. Nesses rgos ocorre a maturao dos linfcitos, resultando em diferentes subpopulaes.

RGOS LINFIDES CENTRAIS OU PRIMRIOS

Os rgos linfides centrais do ser humano so o timo e a medula ssea, nos quais ocorre a maturao ou a

diferenciao dos linfcitos timo-dependentes (linfcitos T ou


clulas T) e linfcitos bursa-equivalentes ou timo-

independentes (linfcitos B ou clulas B).

IMUNIDADE CELULAR

As clula da linhagem T e B (linfcitos) originam-se de um subgrupo de clulas-tronco hematopoticas na medula ssea. O desenvolvimento dos linfcitos B ocorre totalmente no interior da medula ssea. Os linfcitos T desenvolvem-se a partir de precursores imaturos que abandonam a medula ssea e circulam pela corrente sangunea at o timo, onde proliferam e diferenciam-se em linfcitos T maduros.

IMUNIDADE CELULAR

Os linfcitos maduros que surgem do timo ou da medula ssea (rgos linfides primrios) encontram-se num estado de repouso (virgens). Quando dispersos na corrente sangunea, os linfcitos virgens migram efetivamente para vrios rgos linfides secundrios (perifricos) como o bao, linfonodos ou tonsilas. A funo dos rgos secundrios maximizar o encontro entre linfcitos e substncias estranhas. nestes locais que surgem a maioria das respostas imunolgicas.

TIMO
Na vida embrionria, o timo o primeiro rgo linfide a

aparecer.
Ao nascimento, pesa cerca de 10 a 15 gramas, atingindo seu peso mximo na adolescncia, com 15 a 30 gramas. Aps a adolescncia, o timo regride progressivamente, diminuindo de peso, tendo o menor tamanho no idoso. Assim, em relao ao peso corpreo, o timo relativamente muito maior no feto e no recm-nascido. A involuo tmica no decorrer da vida tem relao com a observao de maior nmero de infeces virais e menor defesa antitumoral em idosos. As principais funes do diferenciao de linfcitos. timo so a maturao ou

Maturao de linfcitos timo-dependentes no timo

Timo

Maturao de linfcitos T

CD1 CD3 CD2 CD5 CD7


T imaturo

CD3

T maturo

TCR CD4 CD8

MEDULA SSEA
A medula ssea, como rgo hematopoitico, d

origem a todos os linfcitos a partir da clula


linfide. A maioria desses linfcitos migra

primordial
ao timo,

diferenciando-se em linfcitos T. Uma minoria permanece na medula ssea, que agora ir atuar como rgo linfide central, promovendo a maturao dessas clulas e originando os

linfcitos bursa equivalentes (linfcitos B) .

RGOS LINFIDES PERIFRICOS OU SECUNDRIOS


Os rgos linfides perifricos esto distribudos por todo o organismo, propiciando um encontro mais rpido com antgenos. Entre os rgos linfides perifricos ou secundrios esto os linfonodos, o bao e o tecido linfide associado mucosa. O principal fenmeno que ocorre nos rgos linfides perifricos a diferenciao final e a proliferao de linfcitos.

LINFONODOS
Linfonodos ou gnglios linfticos so estruturas ovais situadas ao longo do sistema linftico. Apresentam vrios vasos linfticos aferentes por onde penetram os antgenos, vaso linftico eferente por onde saem linfcitos que j atuaram na resposta imunolgica, artria linftica que traz linfcitos para a defesa e veia linftica por onde saem linfcitos que no foram necessrios na defesa.

BAO
O bao o rgo linfide que contm a maior quantidade de linfcitos do organismo. constitudo por polpa vermelha e branca.

Na polpa vermelha h destruio de clulas danificadas ou envelhecidas, em especial eritrcitos. Enquanto a polpa branca coleta antgenos e retm linfcitos.
H proliferao desses linfcitos com aumento do rgo, na dependncia da intensidade da resposta imunolgica.

TECIDO LINFIDE ASSOCIADO S MUCOSAS (MALT) No tecido linfide associado s mucosas ocorre a resposta adaptativa humoral e/ou celular das mucosas. So os rgos linfides perifricos encapsulados ou no, encontrados ao longo das mucosas.

Subpopulaes de linfcitos timo-dependentes.

Linfcito T

+
AG

Clula apresentadora

T citotxico (CD8+)

T auxiliar (CD4+)
T com funo supressora (principalmente CD8+) T produtor de citocinas (principalmente CD4+) T memria

??

LINFCITOS T

No expressam imunoglobulinas. Detectam presena de substncias estranhas atravs de protenas de superfcie (receptores de clulas T (TCR)). No tem capacidade de atacar seus alvos a longa distncia. Exercem seus efeitos protetores atravs do contato direto com o alvo ou influenciam a atividade de outras clulas imunolgicas. As duas subpopulaes de linfcitos mais importantes podem ser distinguidas baseando-se em duas protenas de superfcie conhecidas como CD4 e CD8.

LINFCITOS T CD8

A maioria dos linfcitos T que expressa a protena de superfcie CD8 possui atividade citotxica, isto , a capacidade de matar clulas que possuem macromolculas estranhas em sua superfcie. Os linfcitos T citotxicos so extremamente importantes na defesa contra infeces virais So aproximadamente 25% dos linfcitos T no sangue humano ou nos tecidos linfides secundrios.

LINFCITOS T CD4

Os linfcitos T que expressam a protena CD4 geralmente no so citotxicos, mas atuam como clulas T auxiliares, promovendo a proliferao, maturao e funo imunolgica de outros tipos celulares. EX: as linfocinas especficas secretadas por clulas TCD4 so muito importantes no controle das atividades das clulas B, macrfagos e clulas T citotxicas (CD8) So aproximadamente 70% dos linfcitos T no sangue humano ou nos tecidos linfides secundrios.

LINFCITOS B

A caracterstica que define as clulas da linhagem B a capacidade de sintetizar protenas denominadas imunoglobulinas (Ig). Sua principal funo secretar anticorpos no sangue e outros lquidos orgnicos. So o principal tipo celular envolvido na imunidade humoral Podem expressar imunoglobulinas em duas formas diferentes:

1-nos linfcitos B em repouso (virgens) as Ig so expressas apenas na superfcie celular, onde atuam como receptores para antgenos especficos (lifcitos B de memria). 2-os linfcitos efetores (plasmcitos) esto exclusivamente especializados na secreo de grandes quantidades de imunoglobulinas (anticorpos)em seu meio circulante (plasma).

Imunidade Adaptativa Linfcitos T e B

As clulas B reconhecem e ligam-se ao antignio As clulas T s vm o antgeno associado molculas MHC em clulas apresentadoras de antgenos (APCs)

Imunidade Humoral

Protenas (anticorpos) produzidas por linfcitos B. Secretados na circulao e mucosas Neutralizam e eliminam antgenos e toxinas microbianas no sangue e no lmen de rgos

Funes dos anticorpo:


Impedir que antgenos presentes na mucosa ganhem acesso para colonizar clulas e tecidos. Previnem infeces de se estabelecer.

Imunidade Celular

Anticorpos no tm acesso a antgenos que vivem e dividem dentro de clulas infectadas. Defesa contra tais antgenos chamada imunidade clular: Mediada por linfcitos T.

Ativam fagcitos para destruir estes antgenos Efeito citotxico: matam clulas que esto abrigando atntgenos infecciosos no citoplasma.

Imunidade Adaptativa
Resposta humoral B (produo de Igs)

OBRIGADA!!!!!

Anda mungkin juga menyukai