Anda di halaman 1dari 13

VIOLNCIA CONTRA A MULHER

Dayse Rolim Oliveira Jaqueline Santos Vital

INTRODUO
A violncia contra a mulher uma expresso abrangente, incluindo diferentes formas e agresso integridade corporal, psicolgica e sexual. A violncia afeta mulheres de todas as idades, raas e classes sociais e tem graves repercusses sociais.

A violncia de gnero, como ela chamada, resulta, em parte, da condio subordinada que a mulher ainda tem na sociedade. Em razo disso, cada vez mais, a violncia de gnero vista como um srio problema da sade pblica, alm de constituir violao do direitos humanos.

O QUE SO VIOLNCIAS CONTRA MULHER?

A partir da atuao do movimento de mulheres, comportamentos considerados naturais passaram a ser classificados como violncia:
1 Impedir a mulher de trabalhar fora de casa; 2 Negar-lhe a possibilidade de sair s ou de ter amigas;

3 Impedi-la de escolher o tipo de roupa que deseja usar; 4 Impedir sua participao em atividades sociais; 5 Agresses domsticas de pequena monta ou desqualificao e humilhaes privadas ou em pblico; 6 As relaes sexuais foradas dentro do casamento; 7- Leso corporal, que agresso fsica, como socos, pontaps, bofetes, espancamentos, etc.

PORQUE SER QUE MUITAS MULHERES SOFREM CALADAS?

1 Por medo:
- Medo das ameaas; - Medo da denuncia terminar em cesta bsica e o agressor ficar em liberdade para continuar as agresses;

- Ou at mesmo, que por vingana, o agressor possa aumentar as agresses causando leses graves ou at mesmo a morte.

2 Por falta de informao


- Desconhecem a Lei Maria da Penha, cuja lei fica encarregada de proteger as mulheres contra diversos tipos de agresses.

CONSEQUNCIAS DESTAS VIOLNCIAS PARA A MULHER 1. A violncia tem resultados devastadores para a sade reprodutiva da mulher; 2. Afeta seu bem-estar fsico e mental; 3. Aumenta o risco de dores crnicas; 4. De incapacidade fsica; 5. De abuso de drogas e lcool; 6. De depresso;

7. Falando de uma agresso fsica ou sexual, elas correm maior risco de ter uma gravidez indesejada; 8. De contrair uma infeco sexualmente transmitida; 9. De sofrer um resultado adverso em sua gravidez.

O QUE PRECISA SE FEITO PARA SOLUCIONAR OU REDUZIR A VIOLNCIA DE GNERO?


1. preciso que todos os segmentos da sociedade se empenhem e tenham estratgias de longo prazo;

2. necessrio que os governos se comprometam a aprovar e executar leis que asseguram a elas o cumprimento de seus direitos legais e punem os culpados; 2. importante existir estratgias comunitrias, buscando dar mais poderes as mulheres;

3. Trabalhar tambm com os homens e mudar os tipos de crenas e atitudes que permitem o comportamento abusivo.

CONSIDERAES FINAIS
Contudo, Analisamos que somente quando as mulheres conquistam uma posio de igualdade com os homens na sociedade, a violncia contra elas deixar de ser uma norma invisvel e passar a ser vista como uma aberrao inaceitvel.

Anda mungkin juga menyukai