Anda di halaman 1dari 23

UNVERSIDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS - UNIPAC

CLONAGEM
Carlos Eduardo Cardoso Cordeiro.

Juiz de Fora, 05 de novembro de 2012.

Introduo
A clonagem um processo de reproduo assexuada, onde so obtidos indivduos geneticamente iguais (microorganismo, vegetal ou animal) a partir de uma clula-me.

Fonte: http://www.fiocruz.br/

Histrico
1894 O alemo Hans Dreisch pegou um embrio de duas clulas de ourios-do-mar e sacudindo dentro de um bquer com gua fez com que as clulas se separassem, dando origem a dois ourios adultos. 1902 O embriologista Hans Spemman usou um fio de cabelo de seu filho para separar um embrio de salamandra, tambm dando origem a dois indivduos. 1952 Robert Briggs e Thomas King realizaram a primeira clonagem de sapos a partir de clulas embrionrias.

1986 Clonagem de cordeiros a partir de clulas embrionrias do mesmo animal.


1995 Clonagem de duas ovelhas a partir de clulas embrionrias de 9 dias chamadas de "Megan" e "Morag". 1997 - O Instituto Roslin, na Esccia, revela ao mundo o nascimento da ovelha Dolly.

1997 Nasce a ovelha Polly, que possuia um gene humano, o que a fazia produzir uma protena usada no combate da fribrose cstica.

1999 - Os criadores de Dolly anunciam que ela tem sinais de envelhecimento precoce.
2001 Nasce a vaca Vitria, o primeiro animal clonado no Brasil.

Pontos Positivos da Clonagem


Obteno de clulas-tronco; Clonagem teraputica evita rejeio; Diminuio do trfico de rgos; Ajuda casais infrteis a ter filhos; Melhoramento animal.

Pontos Negativos da Clonagem


Tcnica de baixa eficincia; Vrios fetos morrem durante e depois da gestao; Envelhecimento precoce; Sndrome do filhote grande; Leses hepticas, tumores e baixa imunidade.

Nascimento da Dolly
O escocs Ian Wilmut, do Instituto Roslin, de Edimburgo, mostrou que era possvel partir de uma clula somtica diferenciada clonar um mamfero.

Fonte: www.ghente.org/

O maior feito dos cientistas foi fazer com que uma clula adulta se tornasse novamente totipotente.

Fonte: www.icb.ufmg.br/

Extino da Clonagem Teraputica?

"Clonagem teraputica". Nome pomposo, para uma tecnologia que nunca chegou a se materializar. E que agora, com os trabalhos de Shinya Yamanaka e de James Thomson, pode se tornar obsoleta antes mesmo de provarse.

cedo para entusiasmar-se com as clulas pluripotentes induzidas (CPIs) de Yamanaka e Thomson, ou dar a clonagem teraputica por natimorta, como parece inclinado a fazer Ian Wilmut (um dos "pais" de Dolly).

O Brasil e a Clonagem
O Brasil tornou-se o primeiro pas em desenvolvimento a dominar a tecnologia da clonagem. No dia 17 de maro de 2001, nasceu Vitria, uma bezerra da raa Simental, o primeiro animal clonado produzido no pas.

Fonte: http://www.cenargen.embrapa.br

Alm de viabilizar programas de melhoramento animal, esse avano tecnolgico pode ser utilizado para a conservao de animais ameaados de extino no territrio nacional.

Novas Tcnicas

Em 2001, uma tcnica alternativa chamada Handmade Cloning (HMC), foi desenvolvido para a transferncia nuclear de clulas somticas.

Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2012/04/120419102436.htm

PROJETO DE LEI DO SENADO N 285, DE 1999.


Projeto de Lei do Senado n 285, de 1999, que regulamenta a experimentao tcnico-cientfica na rea de engenharia gentica, vedando os procedimentos que visem duplicao do genoma humano com a finalidade de clones de embries de seres humanos, e d outras providncias.

Concluso
Ainda existem muitos aspectos sobre a clonagem que ainda devem ser discutidos. Todos ns devemos analisar as possveis consequncias da clonagem, pois sem dvida, uma das mais controversas e revolucionrias novidades da nossa histria.

Bibliografia
HWANG, W.S. Evidence of a Pluripotent Human Embryonic Stem Cell Line Derived from a Cloned Blastocyst. Science. v.303. p.1669- 74. 2004. RODOLFA, K.T.; EGGAN, K. A Transcriptional Logic for Nuclear Reprogramming. Cell, v.125, p.652- 55, 2006. TAKAHASHI, K.; YAMANAKA, S. Induction of Pluripotent Stem Cells from Mouse Embryonic and Adult Fibroblast Cultures by Defined Factors. Cell, v.126, p.663-676, 2006. VAGTA, G.; LEWIS, I.M.; HYTTEL, P.; THOUAS, G.A.; TROUNSON, A.O. Somatic Cell Cloning Without Micromanipulators. Cloning, v.3, n.2, p. 89-95, 2001. WILMUT, I.; SCHNIEKE, A. E.; MCWHIR, J.; KIND, A. J.; CAMPBELL, K. H. Viable offspring derived from fetal and adult mammalian cells. Nature, London, v. 385, n. 6619, p. 810-813, 1997. ZATZ, M. Clonagem e clulas-tronco. Estud. av., So Paulo, v. 18, n. 51, 2004.

Obrigado!!!

Anda mungkin juga menyukai