Anda di halaman 1dari 19

Segundo a Organizao Mundial de Sade-OMS, Sade o estado de bem-estar fsico,psicolgico e social da pessoa e no meramente a ausncia de doena ou enfermidade.

As pessoas mentalmente saudveis sentem-se bem consigo mesmas e com outras pessoas. Esto sempre aptas para lidar com as mudanas e desafios do dia-a-dia. Todos ns, independente de idade, raa, sexo ou situao econmica, estamos sujeitos a oscilaes emocionais. Voc pode se sentir para baixo, bravo, ou ansioso em resposta a uma variedade de coisas. Esses sentimentos podem ir e vir com freqncia, mas quando se tornam perturbadores, interferindo na vida diria e do trabalho, ou persistem por semanas ou meses, eles podem estar sinalizando um problema que necessite de assistncia profissional.

Pelo menos 25% das pessoas que procuram ajuda mdica por causas fsicas apresentam distrbios emocionais.
As causas mais comuns que levam as pessoas a procurar ajuda so para tratamento de depresso e ansiedade.

Aproximadamente 80 a 90% dos casos de depresso respondem ao tratamento.


A terapia nem sempre precisa ser longa Existem muitas pessoas que por causa do excesso de trabalho se tornam dependentes qumicos ou de lcool.

Pensar ou falar sobre suicdio Parania ou desconfiana excessivas Ansiedade extrema (fobias, medos) Mudanas bruscas de humor (altos e baixos) Depresso prolongada, apatia (sensao de perda da esperana, falta de prazer na vida, estados de confuso ou frustraes constantes) Comportamento compulsivo ( gastos excessivos, excesso de apetite ou de atividade fsicas.) Sensao de perda de controle sobre a vida Incapacidade de lidar com problemas ou atividades do dia-a-dia, como escola, Trabalho ou necessidade pessoais Problemas sexuais

Doena: falta ou perturbao da sade. Mental: da mente Doena Mental: falta ou perturbao da sade da mente.

Quando se fala em doena mental, a primeira imagem que vem cabea a do louco de carteirinha - o esquizofrnico ou psictico que rasga dinheiro. uma viso parcial e marcada pelo preconceito. O universo desse tipo de enfermidade bem mais amplo. Abarca das neuroses ansiedade, da depresso a pnico e fobias. Milhes de homens e mulheres ao redor do mundo so afetados por esses problemas, mas pouqussimos procuram ajuda. Por dois motivos: boa parte prefere esconder seu sofrimento, com medo de ser estigmatizada, e a maioria nem sequer desconfia de que seus sintomas so de uma doena mental. Com isso, distrbios leves, de cura relativamente fcil, podem transformar-se em problemas crnicos e incapacitantes.

A sade do trabalhador ameaada porque o equilbrio psquico danificado pelo meio em que vive ou trabalha, e no pela prpria estrutura emocional da pessoa. So ambientes que apresentam "insalubridade psquica". As presses emocionais constantes no permitem que o profissional trabalhe em toda a sua potencialidade.

Encabeam a lista os lugares em que h risco de vida ou perigo integridade fsica, como: agncias bancarias assaltadas. que so freqentemente

os ambientes com situaes conflitantes, por motivos de diferena entre a tica pessoal e a da empresa, ou quando dois diretores do ordens contrrias,
e os ambientes em que a condio humana est degenerada, como hospitais ou necrotrios.

O trabalho preventivo, alm de mais econmico, atua na origem e previne as etapas seguintes. Em ltima instncia, numa mentalidade preventiva, o objetivo manter a sade. A psicologia ajuda a pessoa a entrar em contato com esses ambientes de insalubridade psquica se protegendo.

o tratamento mais eficiente e completo para os problemas de sade mental no trabalho. s vezes o afastamento do funcionrio por um perodo pequeno pode evitar que o problema se agrave a ponto de acarretar uma ausncia mais prolongada do trabalho, com gastos maiores.
Por outro lado, h pouco interesse por parte das empresas em preveno de problemas de sade mental. O preconceito ainda atrapalha.

Os prejuzos para o empregado: Afastamento, mesmo temporrio, do emprego; Risco de perda do emprego; Mobilizao de um familiar em casa para acompanhar visitas ao mdico e auxiliar no tratamento; Queda no rendimento e na produo; Problemas emocionais. Os prejuzos para a empresa: suporte ao empregado; Perda de horas de trabalho; Diminuio de produtividade pelo trabalhador substituto; Custo de demisso do substituto, no retorno ao trabalho Diminuio de produtividade, temporria ou no, do empregado

A evoluo tecnolgica se fez acompanhar de novos ambientes de trabalho e de riscos profissionais a eles associados. A relao homem-mquina, que j trouxe enormes benefcios para a humanidade, tambm trouxe um grande nmero de vtimas, sejam elas os portadores de doenas incapacitantes ou aquelas cuja integridade fsica foi atingida.

O estresse o modo como nosso corpo reage a qualquer mudana na rotina, no nosso momento de vida (boa, ruim, real ou at imaginria). Alguns dos sintomas fsicos criados pelo estresse incluem: Aumento da freqncia cardaca Respirao rpida Tensionamento dos msculos Aumento da presso arterial

Quando no resolvido, o estresse pode levar a vrios problemas de sade incluindo:


Insnia Dor lombar Presso alta (hipertenso) Doenas cardacas Diminuio da imunidade do corpo.

Para viver uma vida saudvel, feliz e produtiva, importante saber lidar com o estresse. Aqui esto algumas tcnicas e estratgias para ajud-lo nesse sentido:

Mantenha um programa regular de alimentao saudvel, bons hbitos de vida e sono adequado. Exercite-se regularmente. O exerccio promove o condicionamento fsico e o bem-estar emocional. Equilibre trabalho e lazer. Apenas trabalho e nenhum lazer pode faz-lo sentir-se estressado. Planeje algum tempo para hobby e recreao. Essas atividades relaxam sua mente e so uma boa folga das preocupaes da vida. Planeje uma ou mais frias por ano. No trabalhe nas frias. Ria bastante. Quando um fato ou evento parece ser esmagador demais, mantenha o senso de humor. A risada afrouxa os msculos e alivia a tenso. difcil sentir estresse durante uma bela e sonora risada. Aprenda a rir como uma tcnica de relaxamento.

Ansiedade a sensao de temor, receio, medo ou angstia em relao a uma ameaa real ou imaginria ao seu bem-estar fsico ou emocional. >> Sintomas Os sintomas de ansiedade podem ser tanto fsicos como mentais. Eles incluem: Pulsao e/ou respirao acelerada Palpitao ou batimentos cardacos aumentados Tremor Respirao curta Fraqueza Insnia

Preveno

Dentro de uma mesma empresa, por exemplo, h setores onde as relaes so temperadas com bom humor, as pessoas se apoiam mutuamente, criam-se solues para os desafios cotidianos, enfim, no h sinais de neurose instalada no grupo (ainda que um ou outro membro possa eventualmente revelar problemas). necessrio lembrar sempre que prevenir ainda melhor do que remediar ou ter que tratar depois. A preveno continua sendo uma das melhores estratgias na busca da melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Anda mungkin juga menyukai