Anda di halaman 1dari 18

Texto: Reflexes sobre o espao, o urbano e a urbanizao

Ester Limonard

Objetivos:
O artigo discute se a urbanizao passvel de ser compreendida como parte integrante do processo geral de estruturao da sociedade e do territrio. Busca a estruturao do territrio sob um olhar particular, mas ao mesmo tempo amplo, referente a urbanizao enquanto necessidade histrica para a reproduo das relaes sociais de produo numa formao social e econmica especfica.

Conceitos: urbano e urbanizao


Para Lefebvre o conceito destes termos vais alm dos limites das cidades. A urbanizao seria uma condensao dos processos sociais e espaciais que haviam permitido ao capitalismo se manter e reproduzir suas relaes essenciais de produo. Ento a criao deste espao social e conflitual que se realiza a reproduo das relaes de produo.

Conceitos: urbano e urbanizao


Seria no espao socialmente produzido, o espao urbano do capitalismo mesmo no campo, onde se reproduziriam as relaes dominantes de produo atravs de um espao social concretizado, criado, ocupado e fragmentado conforme as necessidades da produo e do capitalismo. Limonard entende a urbanizao enquanto parte do processo de estruturao do territrio, enquanto um processo histrico-espacial com desdobramentos scio-econmicos.

Vertente crtica
A partir da dcada de 70 a cidade foi descoberta como espao de reproduo da fora de trabalho, da troca e do consumo. O planejamento urbano foi criticamente examinado como instrumento de coero e normatizao do espao pelo Estado. A ateno dos analistas transferiu-se dos locais de trabalho (fbricas) para os conflitos nos locais de reproduo e sobrevivncia da fora de trabalho (meio urbano, habitao e equipamentos coletivos e servios de infra-estrutura) que se consolidaram em diversos estudos sobre os movimentos sociais urbanos. (ampliao do campo de anlise urbana)

Principais contribuies

Historicismo: a questo do espao permanece como um apndice e ignoram a dinmica espacial da modernizao. Economicismo: contriburam para minimizar tanto a reificao espacial fascista, quanto a reificao do espao proposta por Le Corbusier. Estruturalista: fornece um corpo epistemolgico que permitia discutir as razes dos fenmenos e efeitos espaciais nas relaes sociais de produo, em particular por sua abertura para a questo espacial.

Principais contribuies
Ao reduzir a anlise da cidade esfera do consumo concentra-a na poltica urbana do consumo coletivo e na mobilizao dos movimentos sociais urbanos(...) O espao foi reduzido a mero suporte da circulao de capital, mercadorias e informao enquanto o desenvolvimento das cidades estaria subordinado s necessidades da circulao e subordinao do trabalho ao capital. (HARVEY, 1978). A reduo da anlise marxista afirmao das determinaes estruturais ltimas pode ser interpretada como a eliminao de toda especificidade histrica e geogrfica, o que conduz supresso da cidade e dos processos espaciais, entre eles a urbanizao, como objeto de anlise.

Principais contribuies
Contribuies de Harvey: 1 o capital domina o trabalho no s no local de trabalho, mas tambm no espao de viver, atravs da definio da qualidade e dos padres de vida da fora de trabalho. 2 a criao de novas estruturas espaciais no seria um processo isento de contradies. 3importncia da mobilidade espacial do capital e do trabalho na conformao do territrio, no reduz a formao da paisagem apenas ao capital mas aos movimentos do trabalho em sua luta contra os avanos do capital.

Principais contribuies

(...)o espao passou a ser considerado como um produto das relaes sociais mais fundamentais de produo e das leis de movimento a-espaciais (mas, mesmo assim, histrica) do capital (SOJA, 1993).

Urbanizao e estruturao do territrio


Premissas conforme Soja e Limonard: 1. O espao social produto de uma sociedade; 2. A constituio do espao socialmente produzido plena de contradies e lutas; 3. O espao socialmente produzido simultaneamente fruto das tenses entre capital e trabalho e de estratgias de luta pela reproduo do capital e do trabalho; 4. O espao socialmente produzido condensa em si desde a quotidianeidade do viver at a histria;

Urbanizao e estruturao do territrio


A produo do espao social e os processos histricos e sociais no se desenrolariam alheios entre si, mas num jogo de interao, oposio, contradio. Por conseguinte, a estruturao do territrio poderia ser definida dialeticamente como um elemento substantivo das relaes gerais de produo simultaneamente sociais e espaciais (...) Neste sentido a urbanizao seria uma forma de estruturao do territrio, onde o peso dos lugares varia historicamente em funo dos condicionantes e processos sociais, econmicos, polticos, e por vezes culturais que tomam corpo. E a rede urbana seria a expresso cristalizada de diferentes estruturaes do espao em diferentes tempos histricos.

Escala territorial da urbanizao

Lugar da reproduo das relaes sociais de produo

Urbano e Urbanizao

Lugar da reproduo da fora de trabalho e das relaes sociais

Para Lefebvre o carter espacial destas relaes cria historicamente um espao social que condiciona o desenvolvimento futuro destas relaes.

Transformaes em curso

A resultante fragmentao espacial de empresas e de grupos sociais articulados mediante a formao de novas redes d margem ao surgimento de novas solidariedades e territorialidades, as quais incidem diretamente sobre a distribuio das atividades produtivas e da populao no territrio.

Condicionantes da estruturao territorial


H que se considerar que na estruturao territorial interferem, alm da ao das empresas e das diferentes classes sociais, de distintas maneiras, trs lgicas ligadas ao: do Estado, do setor imobilirio e da capitalizao da agricultura, entre outras. O estudo da urbanizao no atual momento, portanto, deve contemplar o papel da mobilidade do capital e do trabalho, na medida em que sua intensificao contribui para alterar a distribuio das atividades produtivas e das diversas classes sociais no territrio.

Esferas de (re)produo e urbanizao


Essas mobilidades traduzem-se em duas esferas de (re)produo voltadas para a satisfao das necessidades respectivamente do capital e da fora de trabalho, ambos com diversas fraes com distintas lgicas e movimentos, que se concretizam espacialmente na produo de distintos espaos de trabalho e vida. A urbanizao, assim, hoje, poderia ser compreendida como a concatenao e concretizao espacial destes movimentos, de reproduo e distribuio das atividades produtivas e da populao, em disputa pelo espao, que sob o capitalismo traduzem-se nas estratgias do capital e do trabalho para garantir suas respectivas reprodues. (Hegemonia da reproduo das
relaes de produo).

Esferas de (re)produo e urbanizao

Urbano: lugar da reproduo das relaes de produo referentes aos bens e meios de produo, quanto o lugar da reproduo da fora de trabalho.

Lugares da urbanizao

cada lugar ... ponto de encontro de lgicas que trabalham em diferentes escalas, reveladoras de nveis diversos, e s vezes contrastantes ... (SANTOS, 1994). Os lugares poderiam ser entendidos como pontos de concentrao de condies gerais. Lugares de residncia e de trabalho. (escala intra-urbana)

Escalas da urbanizao
O espao se transforma conforme se desenvolve o meio tcnico-cientfico e modificam-se as formas de apropriao da natureza pelo homem.

As transformaes presentes do meio tcnico cientfico, dos novos meios de comunicao e transporte, ao vencer o espao pelo tempo favorecem uma crescente desaglutinao espacial de atividades e permitem uma separao de locais de trabalho, residncia e consumo em uma escala mais ampla do que a cidade propriamente dita.

Anda mungkin juga menyukai