Anda di halaman 1dari 12

A crise econmica de 1929

Quando o sculo XX comeou, a ascenso do capitalismo parecia no encontrar barreiras: as indstrias crescia em vrias partes do mundo; as potncias industrializadas disputavam as reas coloniais para expandir cada vez mais seus empreendimentos; e as reas colonizadas faziam seu papel de fornecedores de matrias-primas e de celeiro de mo-de-obra barata a servio das empresas estrangeiras. Durante a Primeira Guerra Mundial, os pases europeus comprometeram suas economias endividando-se principalmente, com os Estados Unidos, que forneciam alimentos e produtos industrializados para os pases aliados.

Em 1918, todas as potncias europias estavam endividadas, mas a situao mais difcil era a da Alemanha, que, alm dos prejuzos comuns da guerra, tinha de pagar a multa estipulada pelo Tratado de Versalhes. A consequncia dessa crise foi uma forte retratao do consumo na Europa, abalando a economia mundial. Nos Estados Unidos a situao era outra. Favorecidos economicamente pela guerra, viveram no perodo de 1918 a 1928 uma expressiva expanso da produo.

Durante o perodo em que os pases da Europa lutavam entre si, a potncia americana teve liberdade para expandir sua influncia econmica sobre a Amrica Latina, e tomou para si reas de explorao que desde o sculo XIX eram dominadas pela Inglaterra. Obedecendo aos pressuposto da Doutrina Monroe, os Estados Unidos retomaram a sua poltica de isolamento em relao Europa (tal poltica havia sido quebrada durante o perodo da guerra). Isso significou retratao dos investimentos americanos e, consequentemente, acentuou ainda mais a queda do poder de compra dos europeus

The american way of life


A expresso american way of life, que significa modo de vida norte-americano, foi cunhada durante os primeiros anos da dcada de 1920, quando a sociedade americana vivia um perodo de grande prosperidade econmica. Havia emprego, os preos caam, a agricultura produzia em larga escala, o consumo era incentivado com a expanso do crdito e com o parcelamento do pagamento das mercadorias. Mas o american way of life tinha um lado negativo, que ficou oculto por algum tempo. A mecanizao da agricultura permitiu a expanso da produo o que era motivo de euforia, no entanto, gerou tambm a runa dos pequenos e mdios proprietrios, que no podiam competir com as grandes fazendas mecanizadas.

Os benefcios do crescimento econmico no foram igualmente distribudos para toda a sociedade. Os trabalhadores de baixa renda tiveram seus salrios congelados por vrios anos, impedindo que entrassem no mercado consumidor. Houve, portanto, um grave processo de concentrao de rendas nas mos de uma parcela bem pequena da populao.

A Crise de 1929
Outros sintomas da crise desemprego, a falta de opes para as aplicaes de capital, queda dos lucros, retratao geral da produo industrial e paralisao do comrcio. A crise econmica de 1929 foi, um forte abalo gerado dentro do prprio sistema, provocado por um desequilbrio entre a oferta e a demanda de bens de consumo. A expanso da riqueza deu uma falsa ideia da capacidade de consumo, e a produo em excesso saturou o mercado, provocando a queda brusca dos preos e a falncia de muitas empresas.

Muitas das empresas norte-americanas haviam crescido graas aos investimentos captados nas bolsas de valores. Quando uma empresa precisava de capital para expandir seus empreendimentos, colocava venda aes que garantiam aos seus compradores a participao nos lucros futuros da companhia. No momento em que algumas empresas comearam a apresentar prejuzos em virtude da crise de superproduo, os capitais que haviam sido investidos em aes comearam a diminuir, a perder valor. Em 1929, diante da catstrofe econmico que se armava, houve uma corrida dos investidores querendo vender suas aes, o que contribuiu para acelerar a crise.

No final do ms de outubro de 1929, a Bolsa de Valores de Nova York no suportou a presso pelas vendas e foi obrigada a fechar o prego. Bilhes de dlares investidos no mercado de aes desapareceram e milhares de empresas faliram; inmeros investidores cometeram suicdio. A crise norte-americana repercutiu no mundo todo exceto na Rssia, que vinha desenvolvendo sua economia sem muita dependncia das finanas internacionais. No Brasil, a queda do preo internacional do caf piorou a situao econmica do pas.

O New Deal (1933-1939)


Nos Estados Unidos, a crise comeou a ser combatida em 1933, quando Franklin Roosevelt assumiu a Presidncia do pas. Sua primeira ao foi quebrar os pressupostos do liberalismo econmico e promover uma interveno do Estado na economia. O pressuposto terico que orientou a criao do plano econmico denominado New Deal era que o Estado deveria fornecer os meios para que as pessoas voltassem a consumir, a fim de reaquecer a economia. O salrio-desemprego e a formao de frentes de trabalho subvencionados pelo governo deixaram de ser considerados gastos e passaram a ser vistos como investimento.

As medidas adotadas pelo New Deal para estimular a economia e debelar a crise foram: a criao do salrio-desemprego; estmulo a atividades que geravam emprego, mas que no resultavam em produo de bens, como a construo ou reparao de obras pblicas; aumento dos salrios dos trabalhadores de baixa renda; controle dos preos dos produtos de primeira necessidades; emprstimos estatais aos produtores agrcolas arruinados.

O plano deu resultado, e a economia norteamericana conseguiu se recuperar em apenas dez anos. A poltica econmica de Roosevelt resgatou o capitalismo ao retomar a interveno do Estado para evitar os abusos econmicos. A partir da dcada de 1980, o liberalismo econmico, batizado de neoliberalismo econmico, voltou a imperar na economia mundial, permitindo o retorno de todos os excessos que o capital pode cometer.

Anda mungkin juga menyukai