Anda di halaman 1dari 51

Projeto limita a 30 kg peso mximo em trabalho braal A Cmara analisa o Projeto de Lei 5746/05, do Senado Federal, que limita

a 30 quilos o peso mximo que um trabalhador poder carregar individualmente em servios braais. O objetivo evitar acidentes e garantir melhores condies de trabalho a categorias como a dos estivadores, operrios da construo civil, tropeiros, mineiros, garimpeiros e trabalhadores do setor de carga e descarga. As empresas tero um ano de prazo para se adaptarem exigncia. A proposta altera o artigo 198 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece 60 quilos como limite mximo para carregamento de peso individual em atividades braais. O colegiado ainda rejeitou os projetos de lei 6130/05, da exdeputada Selma Schons, e 296/07, do ex-deputado Marcelo Melo, que tramitam apensados ao PL do Senado. O primeiro limita a carga a ser carregada em 25 quilos e o segundo prev o limite de 30 quilos, mas apenas para sacos.

Ergonomia
Juarez Sabino da Silva Junior Tcnico de Segurana do Trabalho

Ergonomia
Origem grega

ERGOS Trabalho NOMOS- Regras

Conceito
um conjunto de conhecidos cientficos relativos ao homem e necessrias concepo de instrumentos, mquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o mximo de conforto, segurana e eficincia.

Adaptao
Podemos observar que a adaptao sempre ocorre do trabalho para o homem. A recproca nem sempre verdadeira ou seja muito mais difcil adaptar o homem ao trabalho.

Lembre se: A mquina sempre ter que se adaptar ao homem.

Fatores

Homem: Caractersticas fsicas, psicolgicas e sociais do trabalhador, influencia do sexo, idade, treinamento e motivao.

Mquina: Entende se por mquina todas as ajudas materiais que o homem utiliza no seu trabalho,englobando equipamento, ferramentas, mobilirios e instalao.

Ambiente: Estuda as caractersticas do ambiente fsico que envolve o homem durante o trabalho como a temperatura, rudo, vibraes, luz, cores, gases e outros.

Tipos de Ergonomia
Ergonomia de concepo Ela ocorre quando a contribuio ergonmica se faz durante a fase inicial de projeto de produto da mquina, do ambiente, do instrumento, etc. Esta a melhor situao, pois ela permite que seja analisada varias alternativas para a situao do trabalho.

Tipos de Ergonomia
Ergonomia de correo aplicada no estudo das modificaes de situaes de trabalho j existe para resolver problemas que se referem na segurana, na fadiga excessiva em doena do trabalho. Muitas vezes, a soluo adotada no completamente satisfatria pois exigiria custo muito elevado.

Analise de sistema
Preocupa se com o funcionamento global de uma equipe de trabalho partindo de aspectos mais gerais como a distribuio de tarefas do homem e a mecnica.

Analise do Posto de trabalho


o estudo de uma parte do sistema onde atua um operador, ou seja, um conjunto constitudo pelos componentes, que englobam o ambiente fsico no qual o trabalhador executa sua funo: Exemplo: Mobiliado Ferramentas Acessrios Materiais Produtos

Posto de trabalho
O posto de trabalho deve adaptar se as caractersticas anatmicas (formas e estruturas humanas) e fisiolgicas dos trabalhadores, principalmente no que se refere aos sistemas msculo esquelticos, tico e as caractersticas psquicas.

Melhorias das condies de trabalho


A aplicao da ergonomia na industria feita identificando se os locais onde ocorrem maiores problemas ergonmicos. Eles podem ser reconhecidos por apresentarem alto ndice de erros, acidentes, doenas e rotatividade dos empregados. Por trs dessas evidencias podem estar ocorrendo uma inadaptao das mquinas, falhas na organizao do trabalho ou deficincias ambientais.

Ergonomia na vida diria


A ergonomia tem contribudo para melhorar a vida cotidiana, tornando os meios de transporte confortveis e seguros, a moblia domsticas mais confortvel e os aparelhos eletrodomsticos mais eficientes e seguros.

Segmentos e benefcios da ergonomia


Trabalhadores: Os trabalhadores, na medida em que ficam mais instrudos, melhor informados e mais organizados, tendem a exigir condies melhores para o trabalho.

Segmentos e benefcios da ergonomia


Consumidores: Os consumidores esto se tornando cada vez mais exigentes e sofisticados, exigindo produtos diversificados, adaptados as suas necessidades de boa qualidade.

Segmentos e benefcios da ergonomia


Competio industrial: O aumento da competio industrial a nvel mundial est estimulando as empresas a oferecerem produtos de melhor qualidade, ressaltando os requisitos ergonmicos como uma das vantagens competitivas.

Localizao das dores no corpo provocado por posturas inadequadas


Postura Em p Sentado sem encosto Assento muito alto Assento muito baixo Braos esticados Riscos e Dores Ps e Pernas Msculos do dorso Parte inferior das pernas, joelhos e ps Dorso e pescoo Ombros e braos

Aplicaes de foras
As foras humanas so resultadas de contraes musculares. Algumas foras dependendo de apenas msculos, enquanto outros exigem uma contrao coordenadas de diversos msculos principalmente se envolver combinaes complexas de movimentos como rotao e trao simultneas.

Obs.: Para grandes esforos, deve se usar preferencialmente a musculatura das pernas, que so mais resistentes

Transmisso de movimentos e foras


Fora para empurrar e puxar: A capacidade para empurrar e puxar depende de diversos fatores como a postura, dimenses antropomtricas, sexos, atritos, etc.

Transmisso de movimentos e foras


Alcance vertical: Quando o brao mantido na posio elevada, acima dos ombros, os msculos dos ombros faltam capacidade e podem aparecer dores provocadas por uma tendinite, especialmente nos trabalhadores mais idosos, que tem menos mobilidade nas juntas

Levantamento e transporte de cargas


O manuseio de cargas pesadas tem sido uma das mais freqentes causas de trauma dos trabalhadores. Isso tem ocorrido devido a grande variao individual das capacidades fsicas e freqentes substituies de trabalhadores homens por mulheres. Torna se ento,necessria conhecer a capacidade humana mximo para levantar e transportar cargas para que as maquinas sejam dimensionadas dentro desse limites.

Recomendaes para o levantamento de cargas

Mantenha a coluna reta e use a musculatura das pernas Mantenha a carga a mais prxima possvel do corpo para reduzir o movimento provocado pela carga Procure manter cargas, usando as duas mos

Recomendaes para o levantamento de cargas

A carga deve estar a 40 cm acima do piso. Se estiver abaixo, o carregamento deve ser feito em duas partes. Coloque a inicialmente sobre uma plataforma e depois a pegue em definitivo Antes de levantar um peso, remova todos os obstculos que possam atrapalhar os movimentos dos trabalhadores

Arranjo fsico
o estudo da distribuio espacial ou do posicionamento relativo dos diversos elementos que compe a organizao do posto de trabalho ou seja, como sero distribudos os diversos instrumentos de informaes e controle existente no posto de trabalho.

Conceitos

Importncia: Colocar os componentes mais importantes em posio de destaque no posto de trabalho, de modo que ele, possa ser continuadamente observado facilmente manejado. Freqncia de uso: Os componente usados com maior freqncia so colocados em posio de destaque ou de mais fcil alcance e manipulao.

Dicas de ergonomia
Procure conhecer os recursos de ajuste de sua cadeira de trabalho

Ajuste a altura do suporte da cadeira em suas costas, de forma lhe proporcionar bom apoio, sem forar qualquer ponto da coluna.

Dicas de ergonomia
Seus cotovelos devem ficar na altura do tampo da mesa.

Quando estiver digitando ou lendo, ajuste a cadeira de tal modo que seu tronco e suas coxas formem um ngulo de aproximadamente 100 a 110 graus.

Dicas de ergonomia
Quando estiver escrevendo, sente mais para a extremidade anterior da cadeira

Procure sentar se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Evite sentar se torto

Dicas de ergonomia
Caso seus ps no estejam bem apoiados, procure um apoio.

Ao trabalhar no micro computador, ajuste a distncia dos seus olhos ao monitor do vdeo.

Dicas de ergonomia
Ajuste a altura do monitor de vdeo de modo que a linha superior do monitor fique no mximo na altura dos olhos, nunca acima.

Posicione o mouse junto ao teclado

Dicas de ergonomia
Procure utilizar um suporte de documentos e posicione este suporte frente, com papis a serem lidos, assim voc no fora o pescoo para os lados.

Puxe o teclado para junto de voc. (no se esquea os cotovelos devem estar na altura do tampo da mesa.)

Dicas de ergonomia
Procure colocar objetos de uso constante como telefone, agenda, grampeador e outros o mais prximos possvel do seu corpo.

Dicas de ergonomia
Durante o expediente, no esquea de sempre que possvel, fazer movimentos de distensionamento. Movimentos contrrios aos que voc faz no trabalho

No trabalho constante com o micro computador cumpra rigorosamente uma pausa a cada hora trabalhada.

Dicas de ergonomia
Todas as pessoas que trabalham em escritrio devem evitar colocar objetos pesados ou documentos em gavetas que estejam prximas ao piso.

Evite toro ao tronco ao ter que atender os chamados telefnicos

Dicas de ergonomia
Evite estresse

Procurar que tudo esteja bem perto,


para que voc no tenha que se torcer a todo instante e desviar se da postura correta.

Dicas de ergonomia
Se voc trabalha sentado, fique atento altura da cadeira

Procure aproximar seu corpo dos objetos de trabalho que voc no tenha de se curvar ou se afastar para acion-los

Dicas de ergonomia
Converse com o supervisor ou com o mdico de sua empresa sobre as situaes em que esteja sentindo se desconfortvel ou que causem dor.

Fora do trabalho, evite fazer tarefas que tenham o padro de movimentos daqueles feitos no trabalho

Dicas de ergonomia
Adote exerccios de aquecimento ou com movimentos contrrios aqueles que voc realiza no seu trabalho com uma importante forma de preservao da sade.

Para pegar peas com uma das mos no interior da caixa ou caamba, apoie um dos braos na borda da caixa e levante com a outra. Isso aliviar a fora de compresso nos discos da coluna

Dicas de ergonomia
Antes de pegar peso, respire fundo e prenda a respirao. O aumento adicional de presso no trax diminui a presso nos discos da coluna.

Avalie sempre a sua real capacidade para levantar um determinado peso.

Dicas de ergonomia
Prefira pegar um peso de cada lado. prefervel carregar duas malas do que apenas uma

Na medida do possvel, carregue a carga com os braos estendidos junto ao corpo, evitando dor no brao.

Dicas de ergonomia
Somente utilize a posio agachada para levantar peso, quando a carga for compacta e que caiba entre os joelhos.

A manobra de levantar uma carga pesada e volumosa na frente dos joelhos na posio agachada perigosa para a coluna e para os joelhos.

Dicas de ergonomia
Desobstrua o acesso carga a ser levantada, de forma a evitar flexes e tores na coluna.

Certifique se das condies do piso para evitar tropees e escorreges enquanto transporta a carga.

LER/DORT
L.E.R: Leso por reforos repetitivos

D.O.R.T: Doenas osteomusculares relacionados ao trabalho

L.E.R
Resultados dos desequilbrio entre as exigncias das tarefas e as margens deixadas pela organizao do trabalho para que o trabalhador, na realizao de suas tarefas, mobilize suas capacidades dentro de suas capacidades.

D.O.R.T
Uma sndrome clnica caracterizada por dor crnica, acompanhada ou no por alteraes objetivas e que se manifesta principalmente no pescoo, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrncia do trabalho.

Causas da D.O.R.T

Repetitividade e/ou fora dos movimentos quanto na atividade esttica das estruturas envolvidas Produo a todo custo Sobrecarga fsica e psquica O cliente tem sempre a razo Distribuio inadequada dos afazeres Ambiente no ergonmico

Sintomas D.O.R.T

Desconforto, tenso, rigidez ou dor nas mos, dedos, antebraos e cotovelos. Mos frias, dormncia ou formigamento Reduo da habilidade(destreza manual) Perda de fora ou coordenao nas mos Dor capaz de interromper o sono

Preveno D.O.R.T
Objetivar aes que visem alterar as caractersticas relacionadas :

Repetitividade Excesso de movimentos Falta de flexibilidade de tempo e ritmo Exigncia de produtividade Falta de canais de dilogo entre trabalhadores e empresa Presso para manter a produo Mobilirios e equipamentos inadequados

Aes para D.O.R.T

Incentivar o trabalhador a prestar a ateno em sintomas e limitaes, mesmo que pequenas, orient-lo a procurar logo o auxlio. Propiciar aos mdicos que atendem aos trabalhadores um dialogo com a empresa nos casos que houver necessidade de mudar as caractersticas do posto de trabalho

Aes

Reciclagem dos mdicos Atendimento adequado ao trabalhador Amparo do trabalhador com D.O.R.T- tratamento e reabilitao Poltica de preveno- Evitar o adoecimento dos trabalhadores

Anda mungkin juga menyukai