Anda di halaman 1dari 10

Curso: Pedagogia Fundamentos e Metodologia de Cincias Prof. Esp.

Angela Neves Fernandes Perroca

O que devero saber e saber fazer os professores de Cincias Proposta baseada, de um lado, na ideia de aprendizagem como construo de conhecimento com as caractersticas de uma pesquisa cientfica e, de outro, na necessidade de transformar o pensamento espontneo do professor.

Conhecer a matria ensinada


Conhecer os problemas que originaram a construo dos conhecimentos cientficos, em especial, quais foram as dificuldades e obstculos epistemolgicos. Conhecer as orientaes metodolgicas empregadas na construo dos conhecimentos.

Ter algum conhecimento dos desenvolvimentos cientficos recentes e suas perspectivas, para poder transmitir uma viso dinmica, no fechada, da Cincia. Adquirir, do mesmo modo, conhecimentos de outras matrias relacionadas para poder abordar problemas afins.
Saber relacionar contedos adequados que deem uma viso correta da Cincia e que sejam acessveis aos alunos e suscetveis de interesse. Estar preparado para aprofundar os conhecimentos e para adquirir outros novos.

Conhecer e questionar o pensamento docente de senso comum


Conhecer a existncia de um pensamento espontneo do que ensinar Cincias e analis-lo criticamente. Questionar a obrigao de cumprir o programa, o que acaba se transformando num obstculo para aprofundar devidamente os temas. Questionar o carter natural do fracasso generalizado dos alunos e das alunas nas disciplinas cientficas e as expectativas negativas que se derivam: questionar o determinismo biolgico alunos espertos e medocres e o sociolgico nada pode ser feito com alunos marcados por meios culturalmente desfavorecidos. Questionar o autoritarismo da organizao escolar e, no plo oposto, o simples laissez-faire. Questionar, a ideia de que ensinar fcil. Estar consciente de ter um bom conhecimento de como se aprende.

Adquirir conhecimentos tericos sobre a aprendizagem das Cincias


Reconhecer a existncia de concepes espontneas difceis de serem substitudas por conhecimentos cientficos, se no mediante uma mudana conceitual metodolgica. Saber que os alunos aprendem significativamente construindo conhecimentos. Saber que os conhecimentos so respostas a questes, o que implica propor a aprendizagem a partir de situaes problemticas de interesse dos alunos. Conhecer a importncia que possuem, na construo dos conhecimentos cientficos, o ambiente da sala de aula e o das escolas, as expectativas do professor, seu compromisso pessoal com o progresso dos alunos.

Saber analisar criticamente o ensino habitual


Conhecer as limitaes dos habituais currculos enciclopdicos e, ao mesmo tempo, reducionistas. Conhecer e ter em conta que a construo do conhecimento precisa de tempo. Conhecer as limitaes dos problemas habitualmente propostos. Conhecer as limitaes das formas de avaliao habituais. Conhecer as limitaes das formas de organizao escolar habituais, muito distantes das que podem favorecer um trabalho de pesquisa coletivo.

Procedimentos de ensino para uma aprendizagem como pesquisa


Propor situaes problemticas que sejam acessveis, gerem interesse e proporcionem uma concepo preliminar da tarefa. Orientar o tratamento cientfico dos problemas propostos, o que inclui, entre outros:

- a inveno de conceitos e emisso de hipteses;


- a elaborao de estratgias de resoluo para contrapor as hipteses luz do corpo de conhecimentos de que se dispe.

-Favorecer, em especial, as atividades de sntese.

Saber dirigir as atividades dos alunos


Apresentar adequadamente as atividades a serem realizadas, tornando possvel aos alunos adquirir uma concepo global da tarefa e o interesse pela mesma.

Saber dirigir de forma ordenada as atividades de aprendizagem. Facilitar, em particular, o funcionamento dos pequenos grupos e os intercmbios enriquecedores.
Realizar snteses e reformulaes que valorizem as contribuies dos alunos e orientem devidamente o desenvolvimento da tarefa. Facilitar de maneira oportuna a informao necessria para que os alunos apreciem a validade de seu trabalho, abrindo-lhes novas perspectivas. Criar um bom clima de funcionamento da aula, sabendo que uma boa disciplina o resultado de um trabalho interessante e de um relacionamento correto entre professores e alunos. Saber agir, enfim, como especialista capaz de dirigir o trabalho de vrias equipes de pesquisadores iniciantes e de transmitir seu prprio interesse pela tarefa e pelos avanos de cada aluno.

Saber avaliar
Conhecer e utilizar a avaliao como instrumento de aprendizagem que permita favorecer um feedback adequado para promover o avano dos alunos. Ampliar o conceito e a prtica da avaliao ao conjunto de saberes, destrezas e atitudes que interessa contemplar na aprendizagem , superando sua habitual limitao memorizao repetitiva de contedos conceituais.

Introduzir formas de avaliao de sua prpria tarefa docente como instrumento de melhoria de ensino.

Fonte: Formao de Professores de Cincias de Anna M.Pessoa de Carvalho e Daniel Gil-Prez.

Anda mungkin juga menyukai