Anda di halaman 1dari 15

Para todo aquele que tem o direito de ao, existe o direito

resistncia. O artigo 5, inciso LV da Constituio Federal assegura a ampla defesa e o contraditrio. Apenas excepcionalmente e sempre com previso legal, o ru formula pedidos na defesa. Exemplos artigo 922 do CPC, artigo 31 da Lei dos Juizados Especiais, 9.099/95, e artigo 278, pargrafo primeiro do CPC. O ru no est obrigado a se defender, pois a defesa no uma obrigao, um dever.Ao tomar conhecimento da demanda contra si proposta, pode o ru exercitar o direito da defesa.

A defesa nada mais do que um nus que cabe ao ru, j que o exerccio da defesa o comportamento que se espera que o ru assuma, podendo colher conseqncias desfavorveis se no o fizer. a) Espcies de defesa: a.1) DEFESA DE MRITO -Aquela em que o ru procura resistir ao pedido mediato do autor, ou seja, visa atacar o mrito da causa, o direito material almejado, e no o processo. A defesa de mrito subdivide-se em direta e indireta. a.1.1) DEFESA DE MRITO DIRETA - apresenta manifestao do ru, cujo teor prev a negativa da ocorrncia dos fatos narrados na petio inicial, e, se ocorreram, foram diferentemente do noticiado na petio inicial. a.1.2) DEFESA DE MRITO INDIRETA - apresenta manifestao do ru admitindo os fatos noticiados pelo autor, porm suscita fatos novos, impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor. a.2) DEFESA PROCESSUAL - O ru ataca a relao jurdica processual instaurada com objetivo de impedir a anlise e julgamento da matria de mrito ou mesmo postergar tal deciso sobre o direito material

A defesa processual subdivide-se em prpria e

imprpria. a.2.1) DEFESA PROCESSUAL PRPRIA - visa extinguir o processo sem julgamento de mrito. Ex: inpcia da petio inicial, ilegitimidade de partes, litispendncia, coisa julgada. a.2.2) DEFESA PROCESSUAL IMPRPRIA - visa obstar temporariamente a tramitao do processo, sem contudo ocasionar a extino.Ex: nulidade de citao, excees, conexo ou continncia, incapacidade de parte, defeito de representao ou falta de autorizao.

b) Prazos para a resposta do ru: b.1) Procedimento comum ordinrio

- prazo para oferecimento de contestao, exceo ou reconveno de 15 (quinze) dias (297 e 241). b.2) Procedimento sumrio - defesa escrita - apresentada na audincia de conciliao, aps restada infrutfera. c) Contagem dos prazos: c.1) Citao por correio ou por oficial de justia - o prazo conta-se a partir da juntada aos autos do aviso de recebimento ou do mandado de citao cumprido - (artigo 241, I e II);

citao por carta precatria ou carta rogatria o prazo para

contestar inicia-se aps a juntada da carta devidamente cumprida nos autos principais artigo 241, IV, do CPC; citao por edital o prazo s comea a viger aps o aperfeioamento da citao, que se d com o encerramento do prazo do edital, que pode variar entre 20 a 60 dias. Este prazo s ter incio a partir da ltima publicao do edital artigo 232, IV, 241, V, do CPC. Vrios rus prazo comum conforme dispe os artigos 298 e com as ressalvas do 191, ambos do CPC. Verificao do artigo 241, III, do CPC. Caso o ru seja defendido por defensor pblico o prazo para contestar o dobro (Lei n. 1.060/50). Quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico, o prazo contado em qudruplo artigo 188 do CPC.

Forma da defesa.
escrita,

formulada por advogado devidamente habilitado para representar a parte nos autos, atravs de procurao. oral, apenas no procedimento sumrio artigo 278 do CPC e nos Juizados Especiais de Pequenas Causas.

DA CONTESTAO
Contestao a resposta do ru ao do autor. Por ela

o ru exerce, na sua plenitude, o direito de contradio ou defesa, em face da ao e da pretenso do autor. Representa para o ru aquilo que a petio inicial representa para o autor, pois, na contestao, compete ao ru alegar "toda a matria de defesa" (art. 300 do CPC), no que diz respeito matria de mrito.

PRINCPIOS
Princpio da Concentrao. A contestao tem carter

preclusivo, porque, uma vez ofertada a contestao, tem-se por consumado o direito de defesa, no podendo o ru deduzir novas alegaes, exceto se relativas a direito superveniente. Princpio da Eventualidade. A contestao o instrumento formal normal da defesa do ru. O princpio da eventualidade, tambm denominado de princpio da concentrao da defesa na contestao, tem por conceito que todas as defesas devem ser formuladas de uma s vez, como medida de previso - ad eventum -para o caso em que a primeira oferecida seja rejeitada.

Requisitos da Contestao. artigo 302 do CPC. Requisitos intrnsecos: a) manifestao precisa e especfica sobre

os fatos narrados na petio inicial; b) exposio dos fatos e dos fundamentos jurdicos da resistncia do ru ao processo e ao pedido do autor; c) apresentao dos documentos destinados a provar as alegaes do ru; d) especificao das provas que o ru pretende produzir; Isentos do nus de impugnar especificamente os fatos alegados pelo autor esto algumas pessoas: o advogado dativo, o curador especial e o rgo do Ministrio Pblico que funcione como parte. - Quando a defesa consistir na alegao de fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor, evidente que esses fatos devero ser expostos na contestao e provados pelo ru durante a instruo processual.

Tpicos de defesa que possam ser suscitados na contestao.


Como preliminar artigo 301 do CPC:
Inexistncia ou nulidade de citao. Em princpio, vindo o ru a juzo, com tempo para

defender-se, a falta ou nulidade da citao ficar suprida. Pode o ru, entretanto, comparecer apenas para alegar a falta ou nulidade da citao, caso em que se considerar feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. aconselhvel oferecer todos os demais meios de defesa.

Incompetncia absoluta artigo 113, caput, do CPC. feita na pea de contestao, pois a relativa formulada atravs de exceo instrumental.Pode ser feita em qualquer fase processual ou grau de jurisdio.Se o ru no suscitar exceo no momento de defesa, poder arcar com os prejuzos causados com o retardamento do processo artigo 113, pargrafo primeiro; Inpcia da petio inicial - sendo inepta, o juiz indefere liminarmente a ao artigo 295, I e pargrafo nico, do CPC. Perempo - traz como conseqncia a extino do processo artigo 268, pargrafo nico e 267, III e V, ambos do CPC. Litispendncia - significa lide pendente em juzo. Dois so os pressupostos da litispendncia. Verifica-se a litispendncia ou a coisa julgada quando se reproduz ao anteriormente ajuizada. Pressuposto a identidade de aes: entre a ao anteriormente ajuizada e a em que se oferece a nova ao, dever haver identidade. E, duas aes so idnticas quando so idnticos os seus elementos - identidade objeto sobre que versa o julgamento, identidade de causa de pedir e identidade de partes. Do segundo pressuposto, verifica-se quando h repetio da ao que est em curso. Deriva-se a litispendncia da citao. Assim, ao deduzi-la dever-se- prov-la por meio de certido da citao do ru na primeira demanda, proposta no mesmo ou em outro juzo (artigo 301, pargrafo segundo, e artigo 267, V, do CPC).

Coisa julgada- Uma vez definitivamente decidida a lide por sentena

transitada em julgado, configura-se a coisa julgada. a) quando se reproduz ao anteriormente ajuizada. b) h coisa julgada, quando se repete ao que j foi decidida por sentena, de que no caiba mais recurso. Pressupostos pios de coisa julgada haver um processo findo, com sentena transitada em julgado. Alegando coisa julgada, o ru dever prov-la por meio de certido da sentena, transitada em julgado, proferida no mesmo ou em outro juzo (Artigo 301, pargrafo terceiro e 267, V, do CPC). Conexo - A argio de conexo visa a transferncia do processo para outro juiz ou juzo, cuja competncia esteja preventa, ou reunio do processo, em que alegada com processo j ajuizado, no mesmo ou em outro juzo. O ru poder alegar continncia, caso seja necessria a formulao de defesa, quanto a este instituto.

(artigo 105 do CPC). Embora no exista meno a respeito, a

continncia tambm passvel de alegao. Incapacidade de parte - defeito de representao ou falta de autorizao. Contempla defesa contra o processo por falta de pressupostos processuais referentes s partes (artigos 13 e 267, IV, do CPC). Conveno de arbitragem - existindo tal conveno, extingue-se o feito; (Lei n. 9.307/96 artigo 1 e artigo 267, VII). Carncia de ao - versa sobre as condies da ao, que devem coexistir para que possa o juiz entrar no exame do mrito (artigo 267, VI). Falta de cauo ou de outra prestao que a lei exige como preliminar, ou ainda, sobre a falta de honorrios de advogado de processo declarado extinto sem julgamento de mrito, quando o autor intentar nova ao (artigos 835 e 268, parte final, ambos do CPC).

- Conforme o disposto no pargrafo quarto, do art. 301 do CPC, o Juiz poder, desde que nos autos constem elementos e mesmo que o ru no os tenha suscitado, decidir de ofcio sobre as matrias versadas no artigo 301 do CPC. - Art. 128 do CPC - O Juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. Tais so as defesas consistentes nas excees de prescrio de direitos disponveis, novao, compensao, reteno, benefcio de excusso ou de ordem, ou de outras j ditas nas laudas anteriores.- Aps o oferecimento da contestao, so admitidas novas defesas (Art. 303 do CPC), quando fundadas em direito superveniente prpria contestao, isto , direito que somente se constituiu ou se integrou posteriormente a esta. Assim, por exemplo, os aluguis, as rendas, as prestaes peridicas em geral, que se tornarem exigveis somente depois da contestao. - Tambm se admitem defesas novas quando versarem sobre a matria que o juiz possa e deva conhecer de ofcio, seja de matria de direito substancial (prescrio, v.g), ou de matria de direito processual (tudo o que vem enumerado no artigo 301 do CPC, salvo a conveno de arbitragem). - So, ainda, admissveis defesas novas depois da contestao, quando por lei puderem ser formuladas em qualquer tempo e juzo. Assim, por exemplo, o impedimento do juiz, ou a sua suspeio da qual teve cincia o ru posteriormente contestao; a prescrio, que pode ser alegada em qualquer instncia, pela parte interessada (art. 162 do CPC).

Anda mungkin juga menyukai