Anda di halaman 1dari 9

Uma alimentao balanceada, precisa conter diariamente os seguintes nutrientes: 70% Carboidratos - Energia quando digerido se transforma em glicose

Macronutrientes

20% Protenas - necessria para construir o corpo. Dentes, ossos, msculos tudo feito de protena. 10% Gorduras / Lipdeos - Corpo quebra a protena do animal e transforma na nossa protena. Sais Minerais - clcio, ferro, fsforo, sdio, potssio, magnsio, zinco elementos da natureza que no so orgnicos (no possuem carbono). Vitaminas - Hodrosolveis B, C - se dissolve na gua e elimina na urina no tem problema tomar muito Lipossolveis s desenvolve na gordura mais difcil eliminao vitamina A e E se comer muito tem a doena hipervitaminose.

Micronutrientes

70% Carboidratos
Os carboidratos so alimentos que fornecem energia ao organismo. Existem dois tipos: acares (mel, frutose) ou amido (cereais, tubrculos). Cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os Tubrculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc)
* Acar Acar vrias formas (leite- lactose, branco- sacarose (cana), frutas- frutose) * Sacarose difcil digesto (tudo o que difcil digerir no muito bom)

* O amido vegetal farinhas e tudo o que feito de farinha (po, macarro, batata, mandioca, arroz).

20% Protenas
Alimento construtor - tambm tem caloria e energia necessrio para construir o corpo: Dentes, ossos, msculos tudo feito de protena. Corpo quebra a protena do animal e - Soja em gro transforma na nossa protena. - Levedura
- Cogumelos - Amndoas - Requeijo - Amendoim - Manteiga - Iogurtes - Aveias - Ovos - Leite

10% Gorduras
Tambm energtica e tambm construtora (constri o corpo). Em nosso organismo, as gorduras tm como principal funo fornecer energia e ajudar no transporte das vitaminas no solveis . Elas podem ser de origem animal ou vegetal. As de origem animal so gorduras saturadas e tendem a elevar os nveis de colesterol. No caso da vegetal, em sua maior parte, o tipo da gordura obtida a insaturada, mais saudvel por ajudar a prevenir as doenas do corao.

Colesterol
A gordura Importante porque traz o colesterol (parte integrante de todas as membranas celulares) trilhes de clulas todas precisam de uma parte de colesterol para manter a membrana unida) Bom colesterol / mau colesterol. Colesterol pesado tambm tem uma funo, mas tem uma tendncia maior para se acumular.
O colesterol um tipo de gordura que est presente em alimentos de procedncia animal. Uma de suas funes participar da formao de hormnios.
EXISTEM VRIAS CORRENTES ALIMENTCIAS VRIOS CIENTISTAS TRABALHANDO TEM CONTROVRSIAS.

Problemas do consumo de gorduras


Quanto mais saturada mais prejudicial. Saturada gruda nas artrias. A gordura acumulada na parede das artrias e veias, prejudicando a circulao do sangue. Pode causar: hipertenso, colesterol alto, derrames, infarto, etc. Se a pessoa se exercita - mais rpido sangue passa. Quanto mais rpido, mais difcil do sangue grudar nas paredes.

Gordura Trans

A gordura hidrogenada uma gordura vegetal que foi criada pela indstria para ser uma alternativa gordura saturada. Como no existe gordura no mundo vegetal, somente leos, foi idealizado, ento, um processo de transformao desses leos vegetais em gordura slida e estes so utilizados para melhorar a consistncia dos alimentos e tambm aumentar a vida de prateleira de alguns produtos. Sempre desconfie dos alimentos sequinhos, aqueles que so fritos, mas no ficam oleosos. Ela deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos aps a fritura, formando uma casquinha. Tambm desconfie das tortas, bolos, pes industrializados que ficam muito fofos.

Processo de Fabricao da Gordura Trans

Anda mungkin juga menyukai