Anda di halaman 1dari 13

Prof Carlos Mauricio Almeida

Todo se vivo para se ajustar ao meio ambiente necessita de clulas com 3 propriedades:
Pseudpodes

Sensibilidade Condutibilidade Contratilidade

Estmulo

Figura -Ameba

Com o surgimento de organismos mais complexos, as clulas com sensibilidade e condutibilidade permaneceram mais superficialmente (1o. neurnios nos celenterados ) e as outras mais profundamentecls musculares).

Figura Anmona do mar

Aneldeos e Platelmintos, o SN deixou de ser difuso e passou a ser mais avanado e se agrupar (centralizao) com par de gnglios unidos por uma corda ventral (segmentos) surgem os termos:
Neurnios aferentes ou sensitivos. Neurnios eferente ou motores.

Figura Sistema nervoso ganglionar

Surgiu ento assim o arco reflexo simples (Fig 1) e o arco reflexo intersegmentado com o neurnio de asociao ou intersegmentado.

Figura : Reflexo simples nos aneldeos

Resumo:
Grupos de animais Celenterados Aneldeos, Moluscos e Platelmintos Vertebrados Caractersticas Difuso Ganglionar Encfalo e Medula espinhal

Evoluo dos 3 tipos de neurnio


1.

Neurnio aferente ou sensitivo


surgiu com funo de levar os estmulos externos/ambientais. Animais inferiores se encontram na superfcie ( neurnio com nico axnio) e nos vertebrados foram interiorizados ( gnglios sensitivos) e pseudo-unipolares.

Figura -Evoluo do neurnio sensitivo

Figura tipos de neurnios

2. Neurnios eferentes ou motores


Conduzir impulso ao rgo efetuador (msculo ou glndula) Corpo celular dentro do SNC e no sofreu variao na evoluo. Exceo: neurnios dos mm lisos cardicos e glndulas . (gnglios viscerais).
Neurnios dos mm estriados : coluna ventral medular (neurnio motor inferior ou II ).

Figura Corte da Medula Espinhal

3. Neurnios de Associao
Surgiram com a evoluo, aumentando a complexidade do SN permitindo comportamentos mais elaborados. Corpo celular dentro do SNC Evoluo houve um grande aumentos destes neurnios especialmente nas extremidades anteriores (como boca e rgos sensoriais) concentrao de neurnios de associao Gnglios cerebrides (invertebrados) ao Encfalo (vertebrados).

Representam a maioria dos neurnios: sinapses dentro do SNC ou fora dele permitindo um alto grau de encefalizao ma evoluo dos seres humanos.

Reflexos Espinhal do vertebrados X invertebrados


Reflexos medular simples: p.ex reflexo patelar, anquileu e etc.

Figura Arco reflexo simples

Figura Reflexo patelar.

O arco reflexo simples encontrado em invertebrados como nos anelideos. Reflexo intra-segmentar.

REFLEXOS PROFUNDOS MEDULARES

Figura Martelo de Babinski e Taylor.

Reflexos inter-segmentares Impulso aferente chega em um segmento da medula e faz conexes (n. de associao ou interneurnios) com vrios outros segmentos medulares) Ex: Reflexo de retirada

Figura Reflexo inter-segmentar

OBRIGADO.

Anda mungkin juga menyukai