Anda di halaman 1dari 23

Instrumentos de Medies Eltrica

Ampermetro Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente eltrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contnua como corrente alternada. A unidade utilizada o mpere. O ampermetro deve ser ligado sempre em srie, para aferir a corrente que passa por determinada regio do circuito. Para isso o ampermetro deve ter sua resistncia interna muito pequena, a menor possvel. Se sua resistncia interna for muito pequena, comparada s resistncias do circuito, consideramos o ampermetro como sendo ideal.

Voltmetro no-ideal

Ampermetro Ideal

Voltmetro
Aparelho utilizado para medir a diferena de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tenso eltrica. Para no atrapalhar o circuito, sua resistncia interna deve ser muito alta, a maior possvel. Se sua resistncia interna for muito alta, comparada s resistncias do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal. Os voltmetros podem medir tenses contnuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho. Voltmetro Ideal Resistncia interna infinita.

Voltmetro no-ideal

Voltmetro Ideal

Terrmetro
O alicate terrmetro EM-5248 mede a resistncia de sistemas de aterramento formados por estacas ou malhas pequenas por medio da resistncia de um lao de terra aproveitando a presena de aterramentos vizinhos, sem a necessidade de utilizar estacas auxiliares prprias e sem desconectar o aterramento sob teste. Este instrumento especialmente indicado para medir a resistncia prpria de um determinado eletrodo que faz parte de um sistema de aterramento complexo. Tambm permite detectar rapidamente a existncia de conexes inadequadas e contatos de m qualidade.

Ligando-se essas hastes a um terrmetro de quatro terminais, 2 externos para corrente e dois internos para potencial, como indicado na figura

O terrmetro mede o potencial entre os pontosinternos e o divide pela corrente imposta pelo aparelho atravs dos terminais externos, fornecendo diretamente o valor da resistencia R. Segundo a teoria de Wenner, a resistividade do solo a profundidade d dada por:

r=2pRd

Fasmetro
Em um sistema eltrico trifsico, o fasmetro serve para determinar a seqncia das fases - abc (seqncia direta) ou acb (seq. inversa) Que mede a diferena de fase entre duas correntes alternadas de mesma freqncia.

Sequncimetro
- Funes: Verifica a seqncia de fases, indica a fase aberta e o sentido de rotao do motor.

Wattmetro
O wattmetro um instrumento desenvolvido para medio de potncia elctrica fornecida ou dissipada por um elemento. Um Wattmetro considerado ideal quando medir a tenso sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e medir a corrente sem introduzir qualquer queda de tenso aos seus terminais. O Wattmetro para medidas de RF opera nas freqncias entre 450 kHz e 2,7 GHz. A maioria dos wattmetros so projetados para trabalhar em uma linha de transmisso coaxial de 50 para realizar medies de potncia direta e refletida de sinais CW e sinais modulados em AM, FM, SSB, TV e sinais modulados por PULSO. Nos modelos mais tradicionais, a leitura direta em Watts, graduada em escalas. A faixa de freqncia e potncia selecionada no wattmetro e se d por meio da insero de um detector no soquete da seo da linha de RF. A escala de leitura determinada pelo elemento detector, onde consta vrias informaes como: a potncia de fundo de escala, a faixa de freqncia e uma seta que indica o sentido da potncia (direta ou refletida). Tipos de Wattmetros Existem basicamente dois tipos de wattmetros: o do tipo THRULINE e o TERMALINE, os quais so classificados de acordo com a posio em que ocupam na linha de transmisso.

Varmetro
Varmetro um instrumento utilizado para medir a potncia eltrica reativa (Q) de um circuito. A unidade o VAr (Volt-ampre reactivo). Em sistema de grande potncia, geralmente se usa o MVAr (Mega Volt-ampre reactivo), tendo como medidor o megavarmetro

Multmetro
O multitester ou multmetro o aparelho usado para medir corrente eltrica (DCmA) ou (DCA), tenso contnua (DCV), tenso alternada (ACV) e resistncia eltrica (). A funo do multitester pode ser escolhida atravs da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipos de multitester: o analgico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal lquido). Cada um tem sua vantagem: o analgico melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital melhor para medir tenses e testar resistores.

TENSO CONTNUA

TENSO ALTERNADA

CORRENTE CONTNUA

RESISTNCIA

DIODO E TRANSISTOR

Anda mungkin juga menyukai