Anda di halaman 1dari 12

TICA

Fabrcio Martins

Fernando Toniazzo
Wagner Dierings

Tradicionalmente entendida como um estudo ou uma reflexo sobre os costumes ou sobre as aes humanas.

Pode ser entendida tambm como a prpria realizao de um tipo de comportamento.

MORAL E TICA ANDAM DE MOS DADAS E SE CONFUNDEM.

O estudo da tica se defronta com problemas de variao de costumes. O que moral na Etipia no moral no Brasil, por exemplo, a bigamia: Para os mulumanos honroso ter mais de uma esposa. J os pases catlicos pregam a monogamia casamento nico.

No centro da tica aparece o dever, ou obrigao moral, conduta correta.

A TICA NA ANTIGA GRCIA

Historicamente, a idia de tica surgiu na antiga Grcia, por volta de 500 a 300 a.C, atravs das observaes de Scrates e seus Discpulos.

Por determinao expressa da Lei 5.194/66, em 30 de setembro de 1971 foi adotado, por meio da resoluo 205/71, o Cdigo de tica Profissional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, proposto pelas Entidades de Classe. Em 26 de novembro de 2002, na cidade de Goinia, foi adotado pela resoluo n 1.002/2002, o novo cdigo de tica, chamado de Cdigo de tica Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Metrologia, abrangendo todas as categorias ou grupos profissionais integrados ao Sistema Confea/Crea.

Anlise do Artigo 7 da Resoluo n 205 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

O Caput do Artigo 7 traz a seguinte redao:

Art. 7 - Exercer o trabalho profissional com lealdade, dedicao e honestidade para com seus clientes e empregadores ou chefes, e com o esprito de justia e equidade para com os contratantes e empreiteiros.

Este texto por si s altamente explicativo e facilmente compreendido. Trata de uma obrigao que todo o profissional deveria ter a obrigao de realizar o que lhe incumbido com amor, dedicao e profissionalismo, no somente pensando em si mesmo, mas na misso do Engenheiro, que de buscar melhorar a vida das pessoas. Ser leal no significa ser humilhado.

Ainda, o mesmo artigo, se divide em 05 (cinco) itens que trazem as redaes que explanamos a seguir: Em conexo com o cumprimento deste Artigo deve o profissional:
a) Considerar como confidencial toda informao tcnica, financeira ou de outra natureza, que obtenha sobre os interesses de seu cliente ou empregador. Toda e qualquer empresa possui informaes confidenciais que podem custar longos anos de trabalho dedicado. Estas informaes so propriedade da empresa e devem ser resguardadas por todo profissional a que tenha acesso. Os princpios morais regam que devemos prezar pelo sigilo de informaes confidenciais, pois est sendo nos confiado como profissionais, informaes privilegiadas que devero ser sigilosas.

b) Receber somente de uma nica fonte honorrios ou compensaes pelo mesmo servio prestado, salvo se, para proceder de modo diverso, tiver havido consentimento de todas as partes interessadas. Em hiptese alguma deve-se receber honorrios mais de uma vez pelo mesmo servio. Salve o caso em que o servio prestado beneficie mais de um cliente, e estes decidam pelo rateio dos custos.

c) No receber de empreiteiros, fornecedores ou de entidades relacionadas com a transao em causa, comisses, descontos, servios ou outro favorecimento, nem apresentar qualquer proposta nesse sentido. O que preza a moral e tica fazer o correto. No seria correto que o profissional aceitasse propinas para executar um servio ou assinar um laudo liberando um projeto ou obra. Alm de estar colocando a vida de pessoas e sua carreira profissional em risco, estas atitudes apenas denigrem a imagem do profissional, que acaba sendo generalizado que se um profissional aceitou uma ajudinha todos devem aceitar. Isto alm de antitico imoral.

d) Prevenir seu empregador, colega interessado ou cliente, das consequncias que possam advir do no-acolhimento de parecer ou projeto de sua autoria. O Engenheiro deve expor e esclarecer todo e qualquer risco que possa vir a acontecer no projeto, orientando como o mesmo deve ser executado e fiscalizando desde o processo mais simples at as etapas de finalizao, pois nunca estamos livres de acidentes ou descuido dos demais profissionais.

e) No praticar quaisquer atos que possam comprometer a confiana que lhe depositada pelo seu cliente ou empregador. Como Engenheiros, somos o profissional a quem confiada uma responsabilidade imensa. No somente pelo documento assinado para ser possvel que se realize uma obra ou projeto, mas tambm pela tranquilidade que o empregador ou cliente ter que est fazendo pelo modo mais seguro, econmico e legalmente correto. O Engenheiro o profissional que deve transmitir segurana e tranquilidade ao seu cliente. Deve prezar pela transparncia e nunca omitir informaes que possam a vir a comprometer o projeto.

Anda mungkin juga menyukai