Anda di halaman 1dari 60

Pr-histria da Fotografia

O princpio da cmara obscura em gravura do sculo XVII.

Joseph Nipce criou a primeira fotografia permanente, do exterior de sua janela, por volta de 1826. A fotografia foi feita usando uma cmera obscura uma placa de estanho com betume branco da Judia que tinha a propriedade de se endurecer quando atingido pela luz. Nas partes no afetadas, o betume era retirado com uma soluo de essncia de alfazema.

Esta primeira fotografia foi feita com uma exposio de aproximadamente 8 horas. Levou tanto tempo que o sol passou pela cmera e iluminou os 2 lados da paisagem. Esse processo foi batizado por Nipce de "HELIOGRAFIA", gravura com a luz solar.

Foi atravs dos irmos Chevalier, famosos pticos de Paris, que Nipce entrou em contato com outro entusiasta que procurava obter imagens impressionadas quimicamente: Louis Jacques Mand Daguerre.

Este, durante alguns anos, causara sensao em Paris com o seu "Diorama", um espetculo composto por enormes painis translcidos pintados por intermdio da cmara escura, que produziam efeitos visuais (fuso, trimensionalidade) atravs de iluminao controlada no verso destes painis.

Nipce e Daguerre durante algum tempo mantiveram correspondncia sobre seus trabalhos. Em 1829 firmaram uma sociedade com o propsito de aperfeioar a Heliografia, compartilhando seus conhecimentos secretos.

Dois anos aps a morte de Nipce, Daguerre descobriu que uma imagem quase invisvel, latente, podia revelar-se com o vapor de mercrio, reduzindo-se assim de horas para minutos o tempo de exposio. Conta a histria que uma noite Daguerre guardou uma placa subexposta dentro de um armrio onde havia um termmetro de mercrio que se quebrara. Ao amanhecer, abrindo o armrio, Daguerre constatou que a placa havia adquirido uma imagem de densidade bastante satisfatria, tornara-se visvel. Em todas as reas atingidas pela luz o mercrio criava um amlgama de grande brilho, formando as reas claras da imagem.

Aps a revelao, agora controlada, Daguerre submetia a placa com a imagem a um banho fixador, para dissolver os halogenetos de prata no revelados, formando as reas escuras da imagem. Inicialmente foi usado o sal de cozinha, o cloreto de sdio, como elemento fixador, sendo substitudo posteriormente por Tiosulfato de sdio (hypo) que garantia maior durabilidade imagem. Este processo foi batizado com o nome de Daguerreotipia.

"Boulevard du Temple", tirada por Daguerre, por volta de 1838 em Paris, foi a primeira fotografia de uma pessoa. A imagem mostra uma movimentada rua, mas por causa do tempo da exposio (+10 minutos), no se v o trfego. A exceo o homem no canto esquerdo, que permaneceu parado tempo suficiente ao ter suas botas enceradas.

A mais conhecida imagem de Edgar Allan Poe foi tirada por um daguerretipo em 1848, pouco tempo antes de sua morte.

A primeira fotografia tirada de Abraham Lincoln tambm foi por um daguerretipo. Foto de 1846 por Matthew B. Brady.

1850

1830

1924

1935

OBJETIVAS

um conjunto de lentes que concentram os raios de luz emanados pela objetiva na cmera. Em sua forma mais simples definimos como uma parte de vidro polido. A objetiva atingida pela luz que se dispersa a partir do indivduo e lhe faz convergir de novo formando uma imagem.

OBJETIVAS
AS PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DE UMA OBJETIVA Toda objetiva tem certas caractersticas que determinam a sua utilidade para o uso na formao de imagens. As principais destas caractersticas so : 1. Distncia focal

DISTNCIA FOCAL
O EFEITO DA DISTNCIA FOCAL NA IMAGEM Um dos fatores mais evidentes afetados pela distncia focal de uma objetiva a maneira como ela representa uma cena. Nas fotografias abaixo feitas com objetivas de distncias focais diferentes, vemos como o aspecto da cena muda radicalmente.

24 mm

50 mm

100 mm

200 mm

A distncia focal de uma objetiva determina o ngulo com que esta poder cobrir a cena . Este fator chamado de ANGULO DE COBERTURA.

A distncia focal de uma objetiva determina o ngulo com que esta poder cobrir a cena . Este fator chamado de ANGULO DE COBERTURA.

Olho de Peixe
(7,5mm) Objetiva de distncia focal extrema

A objetiva Zoom pode mudar a sua distncia focal mediante um complexo deslocamento de seus elementos internos. Aqui mostrada objetiva Nikon 50 - 300mm.

OBJETIVAS CATADIOPTRICAS
so uma soluo para limitar o desconfortvel tamanho de teleobjetivas extremas. Seu desenho permite reduzir este tamanho para menos da metade por meio de espelhos. A maior desvantagem deste tipo de objetiva que devido ao sistema de espelhos estas objetivas no podem ter um diafragma e so portanto de abertura fixa.

Uma segunda desvantagem do seu desenho que elas costumam ter uma abertura relativamente pequena geralmente entre f-6 ou f-8 dependendo da sua distncia focal.

Muitas objetivas catadiptricas so verdadeiros telescpios e na verdade o seu desenho derivado de um tipo de telescpio. A caracterstica mas evidente destas objetivas que elas so

gordas

ou seja, so mais largas do que compridas.

TIPOS DE CMERAS ANALGICAS


Reflex com 2 objetivas
Paralaxe: Fenmeno pelo qual no ha correspondncia exata entre o objeto visto e o fotografado devido ao deslocamento espacial da objetiva do visor e a objetiva responsvel pela imagem fotogrfica. O resultado um enquadramento falho. Cmeras de visor telemtrico e outras como a de duas objetivas produzem este defeito quando se tenta fazer fotografia de aproximao. O efeito de paralaxe quase nulo a distncias de dois metros ou mais mas crtico em fotografia de retrato e macrofotografia.

TIPOS DE CMERAS ANALGICAS


A cmara reflex de uma objetiva a melhor opo para quem deseja se concentrar apenas no trabalho de fotografar, mantendo controle dos recursos tcnicos e evitando possveis erros decorrentes do prprio sistema. A maior vantagem deste tipo de cmara que vemos a imagem a ser fotografada pela mesma objetiva que ser utilizada para produzir a fotografia. Desta maneira o foco, o enquadramento e outros detalhes que vemos dentro do visor so os mesmos que sero registrados no filme. Isto representa uma enorme vantagem sobre todos os outros tipos de cmaras fotogrficas e por isto que o conceito inventado na Alemanha nos anos 30 ainda o mais utilizado hoje em cmaras profissionais e semi-profissionais. Reflex com 1 objetiva (mono-reflex)

2. O DIAFRAGMA E A ABERTURA RELATIVA


A abertura relativa de uma objetiva refere-se sua capacidade mxima de transmisso de luz. Chama-se de abertura relativa por ser uma equao derivada de dois fatores: a distncia focal da objetiva dividido pelo dimetro efetivo da mesma. Um exemplo; uma objetiva com distncia focal de 100mm e um dimetro efetivo de 50mm teria uma abertura relativa de f2.

O diafragma o dispositivo utilizado para se diminuir a quantidade de luz que passa pela objetiva. (Na verdade o diafragma um dispositivo para diminuirmos o dimetro efetivo da objetiva).

VALORES DE ABERTURAS

Valores de Aberturas

Regulagem de foco

Regulagem da abertura

O controle de profundidade de campo mediante a regulagem das aberturas do diafragma constitui um dos recursos mais criativos da fotografia .
A profundidade de campo afetada por outros fatores como a distncia focal da objetiva e a distncia entre o objeto focalizado e o filme. Quanto menor a distncia focal de uma objetiva, maior ser a sua profundidade de campo. E quanto mais prximo o objeto do plano do filme, menor ser a profundidade de campo obtida.

PROFUNDIDADE DE FOCO

Foco em primeiro plano

Foco em segundo plano

OBTURADORES E A VELOCIDADE
As velocidades com que o obturador abre e fecha tem importante funo no somente em relao ao tempo que a luz da cena atinge o filme mas tambm de como a cena ser representada. Uma cena fotografada com tempos de exposio longos ir representar objetos em movimento como borres. J uma fotografia de tempos muito curtos ir congelar o movimento de forma surpreendente.
Os tempos de exposio mais comuns em cmaras fotogrficas vo geralmente de um segundo at milsimos de segundo e so geralmente representados da seguinte forma: 1, 2, 4, 8, 15, 30, 60,125,250,500,1000,2000,e 4000. Existe ainda uma velocidade com a letra B que significa Bulb (lmpada em ingls ).

EFEITOS DA UTILIZAO DE VELOCIDADES VARIADAS

Velocidade do obturador = 1/500

Velocidade do obturador = 1/15

EFEITOS DA UTILIZAO DE VELOCIDADES VARIADAS

TIPOS DE OBTURADORES

Obturador de Cortina

Obturador Central

SUPORTE DE REGISTRO

Equipamentos para sensibilizar o suporte de vidro com uma soluo de nitrato de prata. 1851 Negativo a partir de vidro molhado

O NEGATIVO
As duas partes principais do filme fotogrfico so a sua base e a emulso sensvel luz. A base uma folha transparente e flexvel, na qual as emulses (ou camadas) so dispostas. A maioria dos filmes para cmera tem base de acetato de celulose, enquanto os filmes em folha (como filmes para raios X e filmes para artes grficas) usam base em polister.

O NEGATIVO
A emulso feita de micro-camadas de gelatina, nas quais elementos com sensibilidade luz, como sais compostos de prata extremamente pura, ficam suspensos. A composio da emulso determina as caractersticas de um filme se produzir imagens em preto-e-branco ou imagens coloridas e a quantidade de luz necessria exposio correta (indicada pelas diferentes velocidades de filme).

O NEGATIVO

Os filmes coloridos se baseiam no mesmo princpio dos filmes P/B: contm uma emulso de sais de prata sensveis luz que tambm se enegrecem na razo direta da proporo de luz que recebem. O que lhes d a cor uma srie de pigmentos orgnicos coloridos, que agem juntamente com os haletos de prata, distribudos em trs camadas superpostas. Durante o processamento, a imagem de prata eliminada, restando apenas a imagem CROMGENA, isto , aquela gerada pelos pigmentos.

Filmes de baixa sensibilidade (baixa velocidade): ISO 32 a ISO


64. So ideais para o trabalho com muita luz (dias ensolarados, sol forte e flashes de alta potncia). Em condies favorveis, esses filmes produzem resultados de gro excepcionalmente fino, o que proporciona boa definio nos detalhes e bom contraste, mesmo em grandes ampliaes.

Filmes de mdia sensibilidade: ISO 100 a 400, so os mais


populares para os objetivos gerais a que se prope a emulso em preto e branco. So filmes de granulao fina e ainda permitem trabalhos em condies de luz um pouco mais variadas. Indicados para dias ensolarados (ISO 100) ou nublados (ISO 200) e flashes de baixa potncia (embutido na cmera).

Filmes de alta sensibilidade (alta velocidade): ISO 800 a ISO


3200. Apresentam um aspecto nitidamente granulado quando so ampliados. So ideais para trabalhos com pouca luz, como ambientes externos a noite, museus, teatros e casas de espetculos em geral sem necessidade de uso de flash ou quando se necessita de alta velocidade para "congelar" o movimento (fotos de ao).

GRANULAO DO NEGATIVO

Para que uma fotografia fique "boa" so necessrias duas coisas bsicas: enquadrar bem o que se quer, e medir corretamente a luz existente na cena, para que o negativo receba a quantidade de luz certa. a esta medio da luz, que se d o nome de FOTOMETRIA.

FOTOMETRIA

UNIDADES DE MEDIDAS FOTOMTRICAS


GRANDEZA Intensidade Luminosa DEFINIO Fluxo emitido por esfreo-radiano UNIDADE Candela

Fluxo
Iluminamento Luminncia

Quantidade Total emitida


Fluxo recebido por unidade de superfcie Intensidade emitida por unidade de superfcie

Lmen
Lux Stilb

Radincia

Fluxo emitido por unidade de superfcie

Lambert

FOTMETROS
FOTMETRO DE LUZ INCIDENTE

FOTMETRO DE LUZ REFLETIDA (SPOT METER)

NEGATIVO SOBREXPOSTO (Luz a mais)

EXPOSIO CORRETA

NEGATIVO SUBEXPOSTO (Luz a menos)

PROCESSO DE REVELAO DA FOTOGRAFIA ANALGICA IMAGEM LATENTE ou EXPOSIO


Etapa do processo fotogrfico onde o negativo sensibilizado pela luz, imprimindo nos halides de prata as formas do contraste. uma imagem no visvel.

REVELAO
Para que tais tomos modificados pela ao da luz tornem-se visveis e distintos dos demais, fazse necessria a interveno de um agente REVELADOR, ou seja, um composto qumico capaz de traduzir esta diferena atmica em forma de enegrecimento das partculas. Em palavras simples, o que o revelador faz nada mais que promover uma oxi-reduo, oxidando a prata para que ela fique visvel como prata metlica.

PROCESSO DE REVELAO DA FOTOGRAFIA ANALGICA

1. Tanque de Revelao do Negativo

Enrolamento do negativo na espiral para revelar.

PROCESSO DE REVELAO DA FOTOGRAFIA ANALGICA

1- Revelao 2- Interrupo 3- Fixao 4- Lavagem

IMAGEM DIGITAL

CCD
CCD Charge Coupled Device

O CCD composto por milhares de pontos sensveis luz. Cada um destes pontos uma miniatura de foto-clula utilizada por calculadoras

que funcionam com luz solar. Nestas calculadoras, a eletricidade


gerada pelas foto-clulas, que convertem luz em energia (um efeito descoberto por Albert Einstein e que lhe valeu o prmio Nobel de 1905). Quanto mais luz incide sobre as mesmas, mais energia gerada: a intensidade de corrente criada proporcional intensidade da luz.

IMAGEM DIGITAL
1 1. Lugar ocupado pelo CCD (cmeras digitais) 2. Filme negativo (cmeras analgicas)

CCD
A foto-clula presente na calculadora no consegue distinguir cores, apenas

reage luminosidade como um todo, maior ou menor. Por isto diz-se que o CCD no 'enxerga' cores, e sim preto e branco (apenas variaes dessa luminosidade).
Dentro da faixa de espectro visvel da luz, os CCDs tendem a 'enxergar' um pouco mais para o infravermelho do que para o violeta, da as aplicaes como nightshot por exemplo).

CCD

O processo de digitalizao de um sinal analgico consiste em obter sucessivas amostras das intensidades deste sinal convertendo a seguir estes valores para o formato binrio, em um processo denominado sampling.

O CCD lido pelo circuito eletrnico linha a linha e o resultado um sinal analgico, uma seqncia de valores de intensidades dos sucessivos pixels dispostos ao longo das linhas. A partir deste ponto, o sinal pode ser gravado diretamente na fita (cmeras analgicas) ou ento digitalizado e a seguir gravado em fita / disco (cmeras digitais).

A LEITURA DO CCD

PIXEL PICTURE ELEMENT


Imagens ao serem digitalizadas geraro, uma seqncia de valores representando pequenos pedaos. Estes pedaos lembram um mosaico de pequenas pastilhas de mesmo tamanho, alinhadas lado a lado, onde cada 'pastilha' representa uma pequena poro da imagem. Assim como no mosaico de pastilhas, onde cada uma possui uma nica cor, independente das demais e no conjunto, ao serem observadas distncia formam determinada figura, na imagem digitalizada tambm ocorre o mesmo: cada pedao da imagem recebe o nome de pixel e individualmente representada numericamente (porcentagens de cada cor bsica, luminosidade). Assim, pode-se dizer que o CCD um mosaico de pastilhas regulares, dispostas lado a lado, onde cada pastilha um pixel. Quanto menor o tamanho das pastilhas melhor a definio da figura e o mesmo ocorre com a imagem digitalizada: quanto menores os pixels (e portanto mais pixels no mesmo tamanho de figura) maior a definio da imagem.

PIXEL PICTURE ELEMENT


Quanto mais pixels uma imagem possuir mais qualidade e portanto RESOLUO ela ter. Um megapixel equivalente a um milho de pixels. Como exemplo, uma cmera com a capacidade de gravar imagens de um megapixel deve possuir um CCD com um milho de sensores Isto quer dizer que um sensor CCD de um megapixel poderia ter as dimenses tericas de 1.000 por 1.000 pixels. Largura 1152 pixels

Altura 864 pixels

CCD de 1 Megapixel

PIXEL PICTURE ELEMENT


Num monitor colorido cada Pixel composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul.

Cada um destes pontos capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos trs pontos possvel exibir em torno de 16 milhes de cores diferentes. Em resoluo de 640 x 480 temos 307 mil pixels, a 800 x 600 temos 480 mil, a 1024 x 768 temos 786 mil e assim por diante.

DISTINO DE CORES PELO CCD


Diversos artifcios foram testados ao longo do tempo para conseguir o registro de imagens em cores atravs do CCD. O mais simples (e barato) consiste em recobrir o CCD com uma mscara de micro janelas (filtros) coloridas, nas cores bsicas do sistema RGB (vermelho, verde, azul).

Um dos arranjos mais utilizados neste processo foi proposto por um pesquisador da Kodak chamado Bryce Bayer, e ficou conhecido como

padro Bayer

CCD Padro Bayer

As janelas coloridas so na verdade pequenas lentes microscpicas que captam, concentram e direcionam a luz que incide sobre elas para os pixels do CCD situado logo abaixo.

A IMPORTNCIA DO GREEN NO BRILHO

Bayer percebeu que o olho humano duas vezes mais sensvel ao verde do que ao vermelho e azul

DIFERENAS ENTRE 3 CCDS E 1 CCD


Um processo mais sofisticado (e dispendioso) utiliza 3 CCDs, cada um para o registro independente de cada uma das 3 cores bsicas. A tcnica mais em uso atualmente a que emprega prismas. Um bloco de 3 prismas (chamado beam splitter) colados separa a imagem projetada pelas lentes em 3 novas imagens, idnticas original exceto por um aspecto: cada uma delas possui somente uma das cores do sistema RGB.

CROMINNCIA X LUMINNCIA
O CCD produz um conjunto de 3 sinais analgicos, cada sinal correspondendo a uma das cores bsicas. Este sinal, chamado RGB, contm as informaes de luminosidade e ao mesmo tempo tambm de cor de cada pixel.

As informaes de luz (intensidade de brilho) chamamos de luminncia

As informaes de cor chamamos de crominncia


Para economizar espao, tanto nas informaes transmitidas como nas geradas, o sinal RGB puro convertido para sinais analgicos.

DIFERENAS ENTRE 3 CCDS E 1 CCD


Com este sistema ganha-se na preciso e na fidelidade da reproduo das cores, uma vez que o circuito eletrnico soma as 3 cores pixel a pixel e no atravs de blocos de pixels como no sistema de filtros coloridos. O desenho abaixo ilustra a imagem captada com um sistema de 3 CCDs e com o sistema Bayer:

CMOS
O sensor semicondutor de metalxido complementar (CMOS) uma alternativa ao CCD. Os sensores CMOSs apresentam baixo consumo de energia e chip com maior funcionalidade. Eles so bastante adequados para aplicaes portteis como cmeras de telefones celulares, PDAs e certas cmeras digitais.

PROPORES X TAMANHO DE CCD

Os primeiros CCDs continham pixels maiores do que os atuais e podia-se dizer que quanto maior o tamanho de um CCD melhor a imagem produzida. Atualmente no entanto a tecnologia capaz de compactar cada vez mais um nmero maior de pixels em CCDs de dimenses menores (1/4 pol, 1/6 pol) de forma que nem sempre um CCD menor produz imagem com menor qualidade do que um maior.

Anda mungkin juga menyukai