Anda di halaman 1dari 18

METALURGIA DOS NO FERROSOS

Nquel e Suas Ligas


Estruturas

Propriedades
Tratamentos trmicos

O Ni um metal cbico de faces centradas com uma elevada temperatura de fuso ( Tf ), que gira em torno de 1453 C. o Ni puro no apresenta mudanas de fases alotrpica desde a temperatura ambiente at sua fuso. Apresenta portanto uma fase austentica estvel em toda faixa de temperatura. Esta caracterstica faz com que o Ni seja um metal apropriado para uso de altas temperaturas.

Alm disso, o Ni apresenta uma alta resistncia oxidao, e por isso pode ser empregado em ambientes agressivos (corrosivos ). Este metal pode ser empregado como elemento nico de revestimento de peas e componentes. Quando empregado como metal de base em uma liga dispensa tratamento para proteo superficial. O Ni ainda largamente empregado como elemento de adio para aumentar propriedades de ligas ferrosas, como em aos para tratamento trmico. O Ni o nico elemento substitucional que aumenta a tenacidade do ao Carbono.

O metal nquel utilizado na forma tecnologicamente pura, que serve como metal base de diversas ligas para a constituio de peas e estruturas de diferentes produtos metlicos, por onde so exigidas as suas caractersticas fundamentais de resistncia mecnica associada resistncia corroso, tanto temperatura ambiente como s temperaturas elevadas. O nquel e as ligas de nquel podem ser agrupados da seguinte forma:

nquel (de diversos graus de pureza); nquel ligado (com pequenos teores de elementos de liga);

ligas nquel cobre;


ligas nquel cromo;

ligas nquel ferro cromo;


ligas nquel molibdnio.

O nquel um dos mais importantes metais usados na

engenharia. Alm de extensa aplicao como elemento de liga em ao e outras ligas, nquel puro e suas ligas tm caractersticas importantes, responsveis por sua ampla utilizao. Uso de nquel na indstria

Aeronutica : Turbina gs, que onde a pea destaca o Material de Superliga de Nquel

Energia: Turbinas a vapor, condutores e sistemas de controle de movimento das varetas de combustvel em usinas nucleares;

O nquel puro tem boa combinao de propriedades, incluindo resistncia corroso em diversos meios, boa resistncia mecnica e elevada ductilidade, mesmo a temperaturas muito baixas. Os principais exemplos so o Nquel 200 e o Nquel 201 que contm cerca de 99,5% de Ni. Ambos so particularmente resistentes atmosferas custicas, de halognios em altas temperaturas; meios onde contenha sais; e meios oxidantes.

Aplicaes importantes do nquel so encontradas na

soldagem, em componentes eltricos e eletrnicos, na indstria qumica, especialmente no manuseio de bases e meios de pH elevado.
O AWS 23 um eletrodo de nquel puro de excelente caractersticas e propriedades mecnicas para soldagem a frio todas as espcies de ferro fundido. timo para reparos de peas e unio de ferro fundido ao ao.

Aspectos Gerais As ligas Ni so ligas contendo um teor de Ni igual ou maior que 30%. Uns dos elementos de adio mais importantes nestas ligas o cromo ( Cr ) , cujo teor varia entre 10% e 30%. O Cr adicionado s ligas de Ni para aumentar a sua resistncia corroso. A explicao do aumento da resistncia corroso pela adio de Cr reside na formao de um oxido estvel, Cr2O3, bastante aderente superfcie, que reduz de maneira significativa a difuso do oxignio ( O2 ) para camadas mais profundas da liga.

Estes materiais so caracterizados por uma alta densidade e oferecem boas propriedades eletrnicas e magnticas. Tm ainda excelente resistncia corroso e boas caractersticas de transferncia de calor. Encontram aplicao em trocadores de calor, evaporadores e em processamento de produtos alimentares , onde alta pureza r exigida.

O Nquel e o Cobre formam uma srie contnua de ligas com soluo slida, e constituem dois grandes grupos de ligas de importncia: as ligas nquel-cobre e as ligas cobre-nquel. A seleo entre elas condicionada pelas suas caractersticas de resistncia corroso e de custo; as ligas com maiores teores de nquel em geral tm maior resistncia corroso, contudo so de custo mais elevado, pois o preo do nquel cerca de duas a trs vezes maior que o preo do cobre, dependendo das condies de mercado.

A adio de cobre ao nquel cria uma srie de ligas teis. Monel 400 com aproximadamente 67% de nquel, apresenta melhore resistncia mecnica que o nquel puro, bem como excelente resistncia corroso em diversos meios, especialmente em gua do mar corrente. Alm disso, apresenta boa soldabilidade e tenacidade em ampla faixa de temperaturas.
Adies de alumnio e titnio tornam esta liga endurecvel por precipitao (Monel k-500). O composto intermetlico Ni3(Al,Ti) o principal responsvel pelo aumento das propriedades mecnicas nestas ligas. MONEL K500 uma liga de alta performance totalmente moderna fabricada pelo processo da dupla fuso atravs da Electro Slag Refining (ESR), o que garante melhor qualidade do material fornecido.

Aplicaes tpicas

para estas ligas so: bombas e vlvulas, hlices e eixos de hlices, equipamentos martimos, equipamentos para a indstria qumica e trocadores de calor.

Selo mecnico IT9 feito com partes metlicas feitas em monel 400 e ao inoxidvel.

As ligas nquel - ferro tem o custo menor, pois tem menor resistncia a oxidao. Esse sistema, nas composies usuais, forma uma variada faixa de solues slidas nas quais poder-se-ia incluir os aos inoxidveis com nquel (por exemplo, a liga de ferro com 18% Cr e 8% Ni). As ligas desse sistema possuem elevada resistncia corroso a diversos meios tanto cidos como bsicos e de caractersticas oxidantes ou redutoras.

Ligas Ni-Fe tm importantes propriedades magnticas, baixa perda por histerese durante ciclo magntico, baixa perda por corrente induzida e alta permeabilidade magntica. A permeabilidade magntica inicial aumenta at 80% com a adio de ferro ao nquel.

As ligas nquel ferro tm forte caracterstica magntica

Kovar uma liga metlica composta de ferro, nquel e cobalto e compatvel com grandes expanses trmicas, que permite conexes mecnicas e eltricas para transmisso de sinais sob diferentes condies de temperatura e presso. As aplicaes so diversas, passando por equipamentos de preciso na rea mdica, espacial e militar.

Conectores em KOVAR, Desenvolvidos pelo CTI (centro de tecnologia da informao renato archer) Estes so os primeiros conectores do tipo desenvolvidos no Brasil.

As ligas Ni-Cr tm elevada resistncia mecnica e resistncia corroso e oxidao em ampla faixa de temperaturas e diversos ambientes.
Alm de possurem elevada resistividade eltrica devido adio do cromo.

Grfico que mostra a relao entre a resistividade eltrica e a porcentagem de cromo para ligas nquel cromo

FIO DE NQUEL-CROMO (NiCr) 1mm RESISTNCIA PARA SOLDAR O PLSTICO USADO EM TODOS OS TIPOS DE SELADORAS

Anda mungkin juga menyukai