Anda di halaman 1dari 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL CURSO TERCNICO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOTCNICA EM ENFERMAGEM II

CUIDADOS EM FERIDAS

Docente
Maria Concebida

Discentes:
Jssica Baracho; Luciana Fernandes; Mariangela Gama; Maria Cristina; Thaiza Matias; Vicente de Paula.

Introduo
... Deve-se realizar um tratamento eficaz, em curto prazo que possam trazer maior conforto e breve retorno normalidade de sua vida. (Maria, Aun, 2004).

Com o propsito de ampliar o conhecimento no que se refere aos cuidados prestados ao portadores de leses, o presente trabalho buscou atravs de pesquisas,

identificar bem como compreender as caractersticas


especficas alm dos tratamentos as leses cirrgicas e leses no cirrgicas. Logo, relatamos cuidados de preveno da leso, alm de atitudes para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Objetivos:
Identificar leses cirrgicas e leses no cirrgicas. Relatar os cuidados que devem ser prestados as leses. Analisar as diferenas existentes entre os dois tipos de leses.

Metodologia
Pesquisas bibliogrficas; Consulta em sites; Discurso em grupo.

Leso Cirrgica:
Ferida provocada intencionalmente por inciso cirrgica em MIE Limpa De cicatrizao por primeira inteno Aberta /Aguda Em fase inflamatria Presena de tecido de granulao

Cuidados:
Realizar curativo dirio, seguindo as observaes abaixo: -Higienizar as mos; -Preparar o material (SF 0.9 %, esparadrapo/micropore, gazes estreis suficientes), luvas estreis); -Explicar ao cliente o que vai ser feito; -Preservar a privacidade do cliente com biombo; -Colocar o paciente em posio confortvel e expor apenas a rea afetada; -Umedecer o micropore/esparadrapo com SF, para melhor remoo do curativo; -Calar as luvas e remova o curativo ; -Umedea a gaze com SF e limpe primeiro a inciso, utilizando as duas faces da gaze (sem voltar ao incio, de cima para baixo); -Limpar as regies laterais da inciso ( de dentro para fora); -Retirar o excesso de soro da inciso e das laterais, na mesma tcnica anterior; -Observar aspecto da ferida (esxudato, edema, etc.) -Ocluir a inciso com gaze seca e fixar com micropore/esparadrapo; (se estiver seca no perodo de 24 a 48 hs no precisa ocluir, mas se apresentar exsudato manter ocluda com gaze) -Manter o paciente confortvel; -Descartar o lixo em local apropriado; -Higienizar as mos;

Orientaes:
1. A ocluso em incises cirrgicas dever ser por 24 a 48 horas, mantendo curativo seco. 2. Curativo deve sempre ser feito aps o banho. No banho, lavar a ferida operatria com gua corrente e sabonete, com leve frico sobre a ferida. O curativo deve ser feito com soro fisiolgico; 3. 3.Esforos devem ser evitados por aproximadamente 90 dias, a fim de garantir uma boa cicatrizao; 4. Os pontos vo ser retirados em um perodo de 7 a 12 dias, dependendo do local operado. Essa retirada de pontos ser realizada no retorno ps-operatrio, previamente agendado; 5. No retirar os pontos em outro local, somente no designado pelo seu mdico, pois ele vai avaliar a necessidade de retirada ou no dos pontos; 6. Secreo, inflamao e demais alteraes: deve-se procurar seu mdico para uma avaliao.

Registro de Enfermagem
10/04/2013. 09h. Realizada limpeza de inciso cirrgica em MIE, abrangendo 50% do membro, com aproximadamente 8x1 cm de comprimento e 2 cm de profundidade. Leso apresenta-se, limpa, cicatrizando por primeira inteno, presena de tecido de granulao, com pouco exsudato serossanguinolento, cor avermelhada, margens alinhadas, edemaciada e sem odor. Limpeza assptica, com SF 0,9%, aquecido e em jato. Cobertura feita com gazes steres. Orientado manter rea sempre limpa e protegida de secrees, animais, poeira, gua suja e demais substncias procurando evitar infeco; no banho lavar a ferida com gua corrente e sabonete, com leve frico sobre o local; No aplicar pomadas ou outras substncias sem orientao mdica, manter repouso e elevao dos membros inferiores. Al. Tec. Enf. EEN/UFRN.

Leso No-Cirrgica
lcera Venosa de Classe 6 (confirmada pelo Cirurgio Vascular)em MID

Cicatrizando por 2 inteno

Crnica
rea distal em fase de granulao, bordos superior e antero-lateral externos em fase inflamatria, com presena de exsudado moderado. Bordos externos apresenta uma demarcada rea de tecido rosado

Cuidados
muito importante observar, planear e avaliar sistematicamente a ferida. Os resultados no surgem de um dia para o outro, pelo que necessrio tempo para compreender e avaliar melhor as diversas fases do processo cicatricial; Necessidade de uniformizar os procedimentos no tratamento de lceras venosas; O uso de material de proteco nos cuidados de higiene (evitar a humidade) Seguir a tcnica correta, na limpeza e troca do curativo.

Orientaes
1. Orientar o paciente quanto data do retorno, cuidados especficos e gerais; 2. Existem trs aspectos importantes no tratamento das lceras venosas: Melhorar a drenagem da perna (exerccio, compresso e elevao), Cuidar da pele e usar os produtos apropriados para a ferida; 3. Cuidado da sade da pessoa durante o tratamento das feridas 4. Seguir protocolos de tratamento para o controle de outros problemas de sade; 5. Manter o peso do corpo dentro de limites normais 6. Proteger as pernas 7. Evitar bater ou lesar as pernas. 8. Manter os curativos limpos, Orientando sobre a higiene das mos ao realizar a troca do curativo; 9. Comparecer s consultas para tratamento das feridas.

Registro de enfermagem

Concluso

Referncias
JOHNSON & JOHNSON, Lda PROMOGRAN Monografia do Produto. 2001; DEALEY, Carol Cuidando de feridas Um guia para as enfermeiras. So Paulo: Atheneu Editora. 2001, 2. Edio. ISBN: 85-7454-070-6. UNDERWOOD, J. C. E. Patologia Geral e Especial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A. 1995. ISBN: 85-277-0299-1. JORGE, Slvia A.; DANTAS, Snia Regina P.E. Abordagem Multiprofissional do Tratamento de Feridas, So Paulo: Editora Atheneu. 2004. ISBN 85-7379-575-1. http://2.bp.blogspot.com/_IS4XNonVnJ0/TNa8lPE9L_I/AAAAA AAAAkM/KmcycBFWjkE/s1600/cirurgia+dois.jpg Avalao e tratamento de feridas. Orientaes aos profissionais de saude.

Obrigada!

Anda mungkin juga menyukai