Anda di halaman 1dari 22

Externalidades

Objetivo Geral

Objetivos Especficos

Identificar e explicar externalidades como uma falha de mercado, bem como polticas publicas e solues privadas associadas a este problema.

Identificar e explicar externalidades como uma falha de mercado e especificar seus efeitos. Efeitos desta falha de mercado no bem-estar, seja por meio de externalidades positivas ou negativas. Identificar e explicar as polticas pblicas relacionadas a este conjunto de falhas de mercado. Identificar e explicar as solues privadas para este conjunto de falhas de mercado.

Externalidades: Definio

o efeito do impacto das aes de um agente econmico sobre o bem-estar de outros agentes econmicos que no esto diretamente relacionados a esta ao ou que no tomam parte da ao. Externalidades so falhas de mercado. Com externalidades, o interesse da sociedade em relao a um resultado de mercado vai alm do prprio mercado. Inclui tambm o bem-estar das demais pessoas afetadas. Assim, em situaes de existncia de externalidade o governo pode melhorar ou potencializar os resultados de mercado.

Externalidades: Definio

Se o efeito deste impacto causado pela externalidade for adverso/danoso, temos uma externalidade negativa.
Ex:

Quando uma empresa polui os rios de uma cidade para efetivar sua produo. Gera custo adicionais para a sociedade.

Se o efeito deste impacto causado pela externalidade for benfico, temos uma externalidade positiva.
Ex:

Desenvolvimento de novas tecnologias. Gera benefcios adicionais que transcendem indivduos que desenvolveram a tecnologia.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Mercado sem externalidade

Em um mercado, sem interveno do governo, o preo do produto se ajusta para equilibrar/coordenar oferta e demanda.
P
Oferta
(Custo Privado)

P Eq. Merc ado

Ou seja, coordena a quantidade comercializada ao confrontar o custo privado das empresas de produzir com o benefcio ou valor privado avaliado pelos consumidores deste mercado. Ex: Uma empresa produzindo medicamentos. Custo social de produzir medicamentos da empresa e o Benefcio social dos consumidores.

Demanda
(Benefcio Privado)

Q Eq. Q Merc ado Privado Custo Social = Custo Beneficio Social = Beneficio Privado

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Mercado com externalidade negativa na oferta

Se uma empresa durante sua atividade de produo ou venda gerar custos que no so absorvidos apenas pela empresa do mercado em questo, mas so pagos pela sociedade; esta empresa esta gerando externalidade negativa.
Por

exemplo, se a empresa de medicamentos emitir poluentes que geram risco a sade das pessoas desta sociedade, ela estar gerando externalidade negativa.

Ou seja, esta gerando custos pra sociedade, mas estes custo no so pagos apenas pelas empresas do mercado. O custo social maior que o custo privado das empresas.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Mercado com externalidade negativa na oferta


Custo Social

P B

(Custo Privado + Custo Externo)

Oferta
(Custo Privado)

P timo P Eq. Merc ado

A
Demanda
(Benefcio Privado)

Para realizar a produo as empresas de um mercado geram custos, parte destes custos sero pagos pela empresa e outra parte ser externalizada para ser paga pela sociedade. O benefcio da produo de ser absorvido pelo consumidores. Ex: Empresa de medicamentos emite poluentes que geram risco a sade. Neste caso, o custo da sade so externalizado para a sociedade.

Q Q Eq. Q tima Merc adoPrivado Custo Social > Custo Custo Social = Custo Privado + Custo Externo Beneficio Social = Beneficio Privado

Externalidades e Ineficincia de Mercado : Mercado com externalidade negativa na oferta

Como a externalidade gera um custo social maior que o custo privado das empresas haver divergncia entre os preo e quantidade de equilbrio definido pelo timo de mercado (Ponto A), e o preo e quantidade timos para a sociedade como um todo (Ponto B). Como fazer para incentivar as empresa a produzir no nvel de timo social ?

Internalizar os custos externos frutos de externalidades por meio de impostos, taxas ou multas relativas a quantidade produzida (custos externo gerados). Essa internalizaro destes custos deslocaria a curva de oferta para a esquerda at o ponto de timo social.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Mercado com externalidade negativa na demanda

Se compradores em sua atividade de compra geram custos que no so absorvidos apenas por quem compra neste mercado em questo, estar gerando externalidade negativa.
Por

exemplo, se um indivduo decide comprar e consumir cigarros gerar custos de manuteno a sade para a sociedade, ele estar gerando externalidade negativa.

Ou seja, o benefcio privado do indivduo esta sendo super avaliado se comparado com o benefcio social, dado que no esta considerando ou descontando os custos que tal consumo implicar.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Mercado com externalidade negativa na demanda


Ao realizar alguns consumos indivduos absorvem benefcios e Oferta geram custos sociais. A (Custo Privado) P Eq. O benefcio privado ser Merc absorvido na integra pelo B ado consumidor, mas o P Demanda (Benefcio Privado) timo benefcio social ser menor que o privado Benefcio Social (Benefcio Privado dado que tem que arcar - Custo Externo) com custos externos. Q Eq. Q Q Ex: Pessoa consumindo tima Merc cigarros. ado Neste caso, o custo da Benefcio Privado > Benefcio Privado sade so externalizado Custo Social = Custo Privado para a sociedade. Beneficio Social = Beneficio Privado - Custo Externo

Externalidades e Ineficincia de Mercado : Mercado com externalidade negativa na demanda

Como a externalidade gera um beneficio privado maior que o benefcio social dado os custos externos haver divergncia entre os preo e quantidade de equilbrio definido pelo timo de mercado (Ponto A), e o preo e quantidade timos para a sociedade como um todo (Ponto B). Como fazer para incentivar compradores a consumir no nvel de timo social ?

Internalizar os custos externos frutos de externalidades por meio de impostos, taxas ou multas relativas a quantidade consumida (custos externo gerados). Essa internalizaro destes custos deslocaria a curva de demanda para a esquerda at o ponto de timo social.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Mercado com externalidade positiva na oferta

Se uma empresa durante sua atividade de produo ou venda gerar benefcio que no so inteiramente absorvidos s por este mercado, mas so absorvidos pela sociedade; esta empresa esta gerando externalidade positiva.
Por

exemplo, se a empresa de medicamentos desenvolver um novo mtodo purificar a gua geram um benefcio tecnolgico que pode ser aproveitado por pessoas fora do mercado de medicamentos, ela estar gerando externalidade positiva.

Ou seja, esta gerando benefcios pra sociedade, mas estes benefcio no afetam apenas o mercado gerando um custo social inferior que o custo privado daquele mercado se descontarmos o benefcio externo gerado.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Mercado com externalidade positiva na oferta


P A B
Oferta
(Custo Privado)

Custo Social P Eq. Merc ado P timo Demanda


(Benefcio Privado) (Custo Privado - Benefcio Externo)

Q Eq.Q Q Merc tima ado Custo Privado > Custo Social Custo Social = Custo Privado - Benefcio Externo Benefcio Social = Beneficio Privado

Aps realizar a produo as empresas de um mercado geram benefcios e custos sociais. O custo privado ser absorvido na integra pelo produtor, mas o custo social ser menor que o privado dado que foram gerados benefcios externos. Ex: Empresa de medicamentos desenvolve nova tecnologia. Neste caso, o benefcio da nova tecnologia so externalizados para a sociedade.

Externalidades e Ineficincia de Mercado : Mercado com externalidade negativa na oferta

Como a externalidade gera um custo privado maior que o custo social neste mercado haver divergncia entre os preo e quantidade de equilbrio definido pelo timo de mercado (Ponto A), e o preo e quantidade timos para a sociedade como um todo (Ponto B). Como fazer para incentivar as empresa a produzir no nvel de timo social ?
Efetivar Esse

subsdios sobre a quantidade produzida (benefcios externo gerados). subsdio deslocaria a curva de oferta para a direita at o ponto de timo social.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Mercado com externalidade positiva na demanda

Se compradores em sua atividade de compra geram benefcio que no so absorvidos apenas por quem compra neste mercado em questo, estar gerando externalidade positiva.
Por

exemplo, se um indivduo decide comprar e consumir mais educao (estudar mais) gerar benficos para a populao com um todo, ele estar gerando externalidade positiva.

Ou seja, o benefcio privado do indivduo esta sendo sub avaliado se comparado com o benefcio social, dado que no esta considerando os benefcios externos que tal consumo implicar.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Mercado com externalidade positiva na demanda


P B A
Oferta
(Custo Privado)

P timo P Eq. Merc ado

Benefcio Social
(Benefcio Privado + Benefcio Externo)

Demanda
(Benefcio Privado)

Q Eq. Q Q Merctima ado Benefcio Social > Benefcio Privado Custo Social = Custo Privado Ex: Pessoas que decidem Benefcio Social = Beneficio Privado + Benefcio Externo

Ao realizar alguns consumos indivduos absorvem benefcios e geram benefcios sociais, parte destes benficos sero absorvidos pelos consumidores e outra parte ser externalizada para sociedade que est fora deste mercado. O custo da produo de ser absorvido pelos produtores. consumir mais educao. Neste caso, o benefcio de um maior nvel de

Externalidades e Ineficincia de Mercado : Mercado com externalidade negativa na demanda

Como a externalidade gera um benefcio social maior que o benefcio privado, neste mercado haver divergncia entre os preo e quantidade de equilbrio definido pelo timo de mercado (Ponto A), e o preo e quantidade timos para a sociedade como um todo (Ponto B). Como fazer para incentivar as pessoas a consumirem no nvel de timo social ?
Efetivar

subsdios sobre a quantidade consumida (benefcios externo gerados). Ex: Bolsas de incentivo a estudo. subsdio deslocaria a curva de demanda para a direita at o ponto de timo social.

Esse

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Resumo

Externalidades Negativas
Induzem Ao

uma quantidade comercializada maior do que a socialmente desejvel. do Governo: Internalizar externalidades por meio de impostos, taxas e multas sobre consumidores ou produtores.

Externalidades Positivas
Induzem Ao

uma quantidade comercializada menor do que a socialmente desejvel. do Governo: Subsdios ou incentivos que induzam maior produo ou consumo.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Solues Privadas

Em alguns casos, o problema das externalidades podem ser solucionados por meio de cdigos morais ou sanes sociais.
Ex:

Pessoas podem no jogar lixo na rua porque acha que a coisa errada de se fazer ou porque entendem as consequncias amplas deste ato. Pessoas realizam doaes para instituies de suporte social porque acham que a coisa errada de se fazer ou porque entendem as consequncias amplas deste ato.

Ex:

Podem seguir o lema: No faa aos outros o que no quer que faam a voc.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Teorema de Coase (Definio)

Se agentes privados podem negociar sem custos a alocao de recursos, ento o mercado privado sempre resolver o problema das externalidades e alocar eficientemente os recursos. Indivduos podem e iro internalizar custos ou incentivar a externalizao de benefcios buscando a melhor alocao de recursos ou melhor bem-estar social.

Externalidades e Ineficincia de Mercado: Teorema de Coase

Resumindo, qualquer que seja a distribuio de direitos, as partes interessadas (Stakeholders) podem sempre chegar a um acordo em que cada uma das partes fique em melhor situao e o resultado seja eficiente. Isso nem sempre ocorre por que existem custos de transao para que o melhor resultado seja atingido. Custos de transao so os custos que as partes interessada incorrem para efetivar a negociao que leva ao melhor resultado social.

Referncias Bibliogrficas

MANKIW, N. G. Introduo Economia. So Paulo: Cengage Learning, 2009. 838 pg. VASCONCELLOS, M. S. Economia, Micro e Macro, Atlas, 2002.

Anda mungkin juga menyukai