Anda di halaman 1dari 17

A

ORGANIZAO DO CORPO HUMANO : A CLULA

O termo clula (do grego kytos = cela; do latim cella = espao vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigaes sobre a constituio da cortia analisada atravs de lentes de aumento. A teoria celular, porm, s foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann, onde concluram que todo ser vivo constitudo por unidades fundamentais: as clulas. Assim, desenvolveu-se a citologia (cincia que estuda as clulas), importante ramo da Biologia.

A Clula
a unidade bsica da vida, portanto, todos os seres vivos a possui, exceto os vrus. A clula possui basicamente trs componentes: membrana, citoplasma e ncleo. so os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das clulas so to pequenas, que necessrio juntar milhares para cobrir a rea de um centmetro quadrado.

Composio Qumica das Clulas


As substncias que compe as clulas podem ser orgnicas, que so os carboidratos, lipdios e protenas e as substncias inorgnicas que so a gua e os sais minerais gua - 70% do volume celular; dissolve e transporta materiais na clula; participa de inmeras reaes bioqumicas. Sais minerais - So reguladores qumicos.

A MEMBRANA PLASMTICA
Tem as funes de separar, proteger e delimitar o meio interno do externo da clula. seletiva, ou seja, permite que as substncias necessrias ao funcionamento das clulas sejam selecionadas e transportadas para o seu interior ou jogadas para fora quando no so desnecessrias. Transporte Passivo - sem gasto de energia. Como no transporte de glicose. Transporte Ativo - com gasto de energia. Transporte Facilitado - Protenas transportadoras, modificam a permeabilidade da membrana; ocorre tanto passiva quanto ativamente.

De fora para dentro, verifica-se a presena de uma espessa parede, a membrana celulsica. Essa membrana de grande resistncia e totalmente permevel, porm as elasticidades so limitadas. A membrana plasmtica fica logo abaixo da membrana celulsica. O citoplasma no preenche a clula toda, restringindo-se a uma camada localizada abaixo da parede. Finalmente, nota-se a presena de um grande vacolo, espao ocupado por uma soluo aquosa de sais, aucares e pigmentos.

ORGANELAS

CITOPLASMTICAS

OS RIBOSSOMOS
So os produtores de protenas. So encontrados livres pelo citoplasma ou aderidos s membranas do retculo endoplasmtico rugoso.

VACOLOS
So cavidades limitadas por membrana lipoprotica. Os vacolos podem ser digestivos ou autofgicos Vacolo Digestivo - As partculas englobadas so atacadas pelas enzimas lisossmicas. Vacolo Autofgico - Digere partes da prpria clula.

O RETCULO ENDOPLASMTICO
uma rede de canais e bolsas membranosas e achatadas, pode apresentar uma caracterstica rugosa devido a presena dos ribossomos. As suas principais funes so o transporte no interior de protenas,lipdios e outros materiais, e o armazenamento de algumas solues nos vacolos .

O COMPLEXO DE GOLGI
um conjunto de bolsas achatadas e empilhadas umas sobre as outras, tem a funo de armazenar e encaminhar substncias produzidas pela clula.

OS LISOSSOMOS
So pequenas bolsas de vrios tipos de enzima,responsveis pela digesto intracelular e que, as vezes, digerem elementos da prpria clulas.

A MITOCNDRIA a organela geradora de energia, tem uma forma oval e constituda por uma dupla membrana lipoproteca. responsvel pela respirao celular.No seu interior ocorre a oxidao final das molculas orgnicas obtidas nos alimentos ingeridos.

CENTROLOS

So estruturas compostas por dois cilindro.Cada cilindro formado por nove conjuntos de trs microtbulos. Esto presentes na maioria dos seres eucariontes. Sua funo est relacionada com o processo da orientao da diviso celular, e movimentos celulares

Anda mungkin juga menyukai