Anda di halaman 1dari 49

Linguagem x Lngua Linguagem capacidade humana de estabelecer comunicao,

seja por gestos, sons, palavras, sinais, smbolos etc. Serve para
representar conceitos, ideias, sentimentos, significados, pensamentos. Lngua conjunto de palavras e expresses usadas por uma comunidade, munido de regras prprias organizadas em um

sistema (a gramtica de uma lngua). Tambm chamada cdigo.

AULA 1

Fala x escrita: a fala A fala anterior escrita. Todo ser humano, dentro das suas normalidades, tem a capacidade de falar. J a escrita adquirida, no sendo de acesso a todos (alguns povos possuem lngua falada prpria, mas no escrita). Quando falamos, qualquer problema na interpretao ou compreenso pode ser imediatamente retomado e solucionado; alm do que, quando conversamos ou somos ouvidos, outros componentes da "fala" formam um ambiente propcio para a interpretao da mensagem: gestos, expresses faciais, tons de voz que completam, modificam, reforam o que dizemos.
AULA 1

Estudo de caso: a modalidade falada Trechos da fala do homem: Aqui bem cegadu Tem umas cachoeira boa Nessa Santo Antoio onde ocs foram l muito bonito. A gua l muito fria (...). L bonito

A lngua falada, por se desenvolver espontaneamente, caracterizada pela hesitao, repetio, pausas na voz etc.
AULA 1

Fala x escrita: a escrita A escrita consiste num processo mais lento do que falar. Ela mais durvel, podendo ser lida e reproduzida; independente, ao contrrio da fala, dispensando, assim, a presena fsica do autor. A escrita, portanto, tem a capacidade de se transferir de um meio a outro. Sua funo central a de registro da lngua, para a difuso de informaes e a construo de conhecimentos.

A inteno da escrita a produo de textos que sero alvos da atividade de leitura.


AULA 1

AULA 1

Registro formal x registro informal Quando falamos ou escrevemos, estamos diante de um determinado contexto, uma situao especfica que orienta a maneira como iremos nos comunicar. Dependendo de quem ir ler/ouvir a mensagem que produzimos, ns variamos a maneira de registrar a lngua, por diversos motivos: o nvel de compreenso daquele que ir ler/ouvir, a situao, que determina o nvel de formalidade/informalidade, a finalidade da comunicao etc. No meio acadmico e profissional, normalmente utilizamos o registro formal da lngua.
AULA 1

Registro formal x registro informal: estudo de caso Registro formal A sacarose extrada da cana de acar, que ainda no tenha passado pelo processo de purificao e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos slidos troncopiramidais de base retangular, impressiona agradavelmente ao paladar. Entretanto, no altera suas dimenses lineares ou suas propores quando submetida a uma tenso axial em consequncia da aplicao de compresses equivalentes e opostas. Registro informal Rapadura doce, mas no mole.
AULA 1

Registro formal x registro informal

Tanto o registro formal quanto o informal devem se adequar situao. Uma mensagem muito formal, em uma situao informal, pode mudar o sentido do que se pretende comunicar, por exemplo. O inverso tambm verdadeiro. A isso chamamos adequao da linguagem.

A adequao da linguagem a forma que temos para adaptar nosso texto/fala situao de comunicao.
AULA 1

Variao lingustica Variao lingustica a diversificao da lngua em virtude da diversidade de costumes e falantes que uma lngua possui. Variedades regionais So as diferenas que encontramos na fala/escrita de acordo com a localizao regional de uma comunidade lingustica. Na variao regional temos, principalmente, diferenas no sotaque e no vocabulrio. Mosca x moxca Garoto x pi

AULA 1

Variao lingustica

Variedades sociais
So as diferenas que encontramos na fala/escrita de acordo com a identidade do falante e seu nvel de letramento. Na variao social temos, principalmente, diferenas no vocabulrio, na ortografia e na concordncia.

Variao lingustica: estudo de caso

Variao padro A lngua no usada de modo homogneo por todos os seus falantes. O uso de uma lngua varia de poca para poca, de regio para regio, de classe social para classe social, e assim por diante.

Embora as variaes sejam naturais, existe uma expectativa de que todas as pessoas falem/escrevam da mesma maneira.
Se no fosse assim, por exemplo, nunca teramos o Jornal Nacional, j que os falantes de diferentes regies e nveis de letramento no compreenderiam a mesma mensagem. A variao padro corresponde ao uso homogneo da lngua.

Registro formal x informal Linguagem formal aquela em que se usa o padro formal da lngua, isto , aquela ensinada na gramtica, e seu uso se d em situaes mais formais. J o padro informal da lngua aquele usada em situaes que no requer tanto rigor, como nas conversas com amigos ou com a famlia. O registro formal a modalidade lingustica tomada como padro, e nela se redigem os textos e documentos oficiais do pas. Tambm a modalidade usada no meio profissional, por exemplo.

Variao lingustica Variao lingustica a diversificao da lngua em virtude da diversidade de costumes e falantes que uma lngua possui. Variedades regionais So as diferenas que encontramos na fala/escrita de acordo com a localizao regional de uma comunidade lingustica. Na variao regional temos, principalmente, diferenas no sotaque e no vocabulrio. Mosca x moxca Garoto x pi

AULA 2

Variao lingustica

Variedades sociais
So as diferenas que encontramos na fala/escrita de acordo com a identidade do falante e seu nvel de letramento. Na variao social temos, principalmente, diferenas no vocabulrio, na ortografia e na concordncia.

AULA 2

Variao lingustica: estudo de caso

Variao lingustica e textualidade

A lngua no sempre a mesma em qualquer situao, ela varia de acordo com a regio, com a idade, com a situao, com a formalidade ou informalidade do encontro, as pessoas envolvidas. Enfim, possumos diversos contextos em que a lngua se acomoda. A esse fenmeno denominamos Variao lingustica.

Entretanto, mesmo que haja variao, sempre ser necessrio que os elementos da lngua estejam ordenados e relacionados de forma a haver textualidade.

Variao lingustica e textualidade: anlise de enunciados Tomates verdes planam entre as rvores do deserto na noite de anteontem h 150 anos atrs.

Poltica a ideolgica decises de renovao carece


legislativas nas.

Maria toma banho porque sua me disse ela pegue a toalha.

Texto e textualidade Temos um texto toda vez que tivermos uma ideia completa, mesmo que isso seja feito atravs de uma nica palavra. Um texto no uma questo de quantidade de palavras, mas sim de

comunicar mensagem que possa ser entendida pelo interlocutor,


pelo leitor. Alguns aspectos esto relacionados com a textualidade, ou seja, com a capacidade de tornar um grupo de palavras em um texto.

Texto e textualidade

Texto e textualidade

Texto e textualidade: coeso


H de se convir que um texto deve ser claro, estando essa qualidade relacionada diretamente aos elementos coesivos, que promovem a ligao entre as partes. Vejamos um exemplo:
Erva e marimbondos (Zero Hora, 18/04/1996)

A rainha e princesas da Feira Nacional do Chimarro, de Venncio Aires, animaram a manh do presidente do Senado, Jos Sarney, ontem.
.................... convidado especial da Fenachim, que se realiza de 3 a 12 de maio. Ciceroneadas pelo governador Antnio Britto, ................. entregaram um pacote de boa erva ao .......... . No ser de grande proveito. Natural do Maranho e eleito pelo Amap, ...................... est mais acostumado com gua de coco.

Texto e textualidade: coerncia


A coerncia determina que um texto ser uma unidade significativa, passvel de compreenso. Tambm permite ao leitor observar uma continuidade, uma progresso /relao entre ideias e informaes, para evitar uma contradio.

Na fatdica entrevista que concedeu Folha, o mdico e pesquisador Ricardo Brentani, um dos mais renomados oncologistas do pas, defendeu hoje o fechamento imediato das escolas mdicas que forem mal avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Seu argumento o de que o Brasil j conta com um nmero suficiente de reservas ambientais. No faz sentido, portanto, manter em funcionamento 170 aldeias, muitas dos quais sem condies mnimas de ensino.

Conceitos a serem vistos nesta aula

- Conjunto de palavras x texto - Fatores de textualidade: coeso e coerncia - Coeso sequencial e coeso referencial

AULA 3

Conjunto de palavras x texto

As pessoas, geralmente, no se comunicam por palavras ou frases isoladas. H uma unidade comunicativa bsica, que o texto. At mesmo uma nica palavra pode ser considerada texto; ou seja, uma unidade significativa. Entretanto, para que um conjunto de palavras seja um texto, alguns fatores devem estar presentes.

AULA 3

Estudo de caso: (in)coerncia nas notcias de jornal

"Depois de algum tempo, a gua corrente foi instalada no cemitrio, para a satisfao dos habitantes.
"A polcia e a justia so as duas mos de um mesmo brao. "A nova terapia traz esperanas a todos os que morrem de cncer a cada ano."

"Os nossos leitores nos desculparo por esse erro indesculpvel.

AULA 3

Coerncia textual A coerncia textual a relao lgica entre as ideias, pois essas devem se complementar. o resultado da nocontradio entre as partes do texto. A coerncia de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor tm do assunto abordado, bem como o conhecimento de mundo que articulado. Pode-se concluir que texto coerente aquele do qual possvel estabelecer sentido para o interlocutor. Trata-se do princpio de interpretabilidade.
AULA 3

Coerncia e o conhecimento de mundo Nossa compreenso de um texto depende de nossas experincias de vida, de nossas vivncias, de nosso conhecimento de mundo, de nossas leituras.

Os fins justificam as meias...


Quanto mais amplo o conhecimento do leitor, mais ampla ser sua compreenso.
AULA 3

Coerncia e o conhecimento de mundo: desafio

Vamos iniciar uma cruzada contra o terrorismo.


(George W. Bush)

AULA 3

Coeso textual Na construo de um texto, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreenso do que se l. Para que um texto apresente coeso, portanto, devemos escrever de maneira que as ideias se liguem (ou remetam) umas s outras, formando um fluxo lgico e contnuo. Quando um texto est coeso, temos a sensao de que sua leitura se d com facilidade. O uso adequado de elementos coesivos propicia maior legibilidade ao texto, deixando claros os tipos de relaes estabelecidas entre as informaes contidas.
AULA 3

Coeso textual: estudo de caso

Dentre as diversas possibilidades de explicar o tema desta aula, eu escolhi a possibilidade de examinar os elementos coesivos, possibilidade esta que permite ao aluno e professor aprimorarem sua capacidade de escrever.
O uso correto de elementos coesivos evita a repetio de palavras e tambm as ambiguidades, entre outros benefcios.
AULA 3

Coeso textual: estudo de caso Dona de uma luminosidade fantstica, a ilha de Itaparica elegeu a liberdade como padro (...). Ali tudo flui espontaneamente, desde que o sol nasce, at a noite chegar. Ela funciona como um quebra-mar que protege o interior da Baa de Todos os Santos. a maior de todas as 54 da regio (...). Como qualquer localidade baiana que se preza, a ilha pratica ritos de antigas razes mticas.
(texto adaptado de Ingedore Koch, em A coeso textual).

AULA 3

Coeso referencial A coeso referencial retoma elementos presentes no texto (palavras, nomes) com duas finalidades bsicas: a) evitar a repetio; b) poder indicar outras caractersticas/atributos daquele elemento. O tcnico do Corinthians afirmou que o desempenho do time ir melhorar. Mano Menezes intensificou os treinamentos fsicos do timo, pois, segundo ele, estava faltando gs na equipe. O uso de referentes, alm de evitar repetio desnecessria, permite maior fluidez ao texto.
AULA 3

Coeso sequencial

Quando falamos que um texto se caracteriza por apresentar uma ideia completa, isso significa dizer que as informaes esto conectadas umas s outras coerentemente. Deduzimos, assim, que h uma coeso sequencial que garante a textualidade. Nem todas as conexes so possveis para formar uma ideia completa, coerente. Isso nos leva a perceber que essas junes, que podemos chamar de articulaes sintticas, devem ser utilizadas de forma a buscar o sentido adequado.
AULA 3

Coeso sequencial: exemplos de texto de telegrama

Muito grato palavras amizade minha formatura Comparecer urgente firma documentos

A linguagem telegrfica se caracteriza pela economia de termos e nfase em palavras especficas para gerar uma compreenso mnima.
AULA 3

AULA 3

Coeso sequencial: estudo de caso A sociedade brasileira vem acompanhando o crescimento da violncia urbana, em especial durante as duas ltimas dcadas do sculo XX. Por consequncia, o medo e a insegurana tornaram-se sensaes comuns a quem vive nos grandes centros urbanos. Segundo dados do Escritrio das Naes Unidas contra drogas e crimes (Brasil e Cone Sul), um dos indicadores mais consistentes do aumento da criminalidade violenta no Brasil a evoluo da incidncia de homicdios, que passou de 11 para 27 ocorrncias por 100 mil habitantes entre 1980 e 2000 (Fonte: http://www.unodc.org/brazil, consultado em abril de 2008).

AULA 3

Conceitos a serem vistos nesta aula

- Tipos de coerncia - Fatores de coerncia: conhecimento de mundo e intertextualidade

AULA 4

AULA 4

Tipos de coerncia: semntica Sempre que os sentidos de um enunciado no significam, gerando ambiguidade, falta de sentido ou contradio, estamos diante de uma incoerncia. Por se tratar de sentido, dizemos ser um problema de coerncia semntica. Para quem l, fica difcil recuperar os sentidos originais que o autor do texto quis propor. Semntica o estudo do sentido das palavras de uma lngua.
AULA 4

Estudo de caso: coerncia semntica

Idosa assaltada em condomnio de luxo

Guiomar Neves, 70 anos, costuma passar parte do dia na varanda de sua casa, voltada para o leste, onde aprecia o belo espetculo da natureza que o pr-do-sol. Nesta manh, entretanto, foi surpreendida...

AULA 4

Coerncia sinttica

A coerncia sinttica se refere mais coeso, como vimos na aula passada. Quando os elementos coesivos esto mal empregados (ou esto ausentes), temos uma incoerncia motivada pela arrumao inadequada de parte do texto, ou at dele todo.

O uso adequado de elementos coesivos propicia maior legibilidade ao texto, deixando claros os tipos de relaes estabelecidas entre as informaes contidas.
AULA 4

Estudo de caso: coerncia sinttica

Na verdade, essa falta de leitura, de escrever, seja porque tudo j vem pronto, mastigado para uma boa compreenso, no precisando pensar, o professor se sente impotente, faz com que o ensino seja prejudicado.

AULA 4

Estudo de caso: coerncia sinttica

Na verdade, essa falta de leitura e escrita fazem com que o


ensino seja prejudicado, porque tudo j vem pronto, mastigado para uma boa compreenso, o que gera a ideia da no necessidade de se pensar. Esse problema faz com que o professor se sinta impotente.

AULA 4

Coerncia estilstica

Esse tipo de coerncia no chega, na verdade, a perturbar a


interpretabilidade de um texto; uma noo relacionada mistura de registros lingusticos. desejvel que quem escreve ou l se mantenha num estilo relativamente uniforme.

AULA 4

Coerncia estilstica: estudo de caso

AULA 4

Coerncia estilstica: estudo de caso

Prezada Sra. Amanda,

Escrevo-te estas palavras para prestar meus profundos sentimentos pelo fato de sua progenitora, aquela velha rabugenta, ter batido as botas ontem.

AULA 4

Coerncia estilstica: estudo de caso

Prezada Sra. Amanda,

Escrevo-te estas palavras para prestar meus profundos sentimentos pelo fato de sua progenitora, aquela velha rabugenta, ter batido as botas ontem.

AULA 4

Estudo de caso: usando o conhecimento de mundo

AULA 4

Anda mungkin juga menyukai