Anda di halaman 1dari 7

A GEOGRAFIA DA INDUSTRIALIZAO

A Hegemonia inglesa

1.

Tendo sido pioneira da 1 Revoluo Industrial, mantinha em meados do sculo XIX a hegemonia sobre os restantes pases, a qual era evidente em vrios factores:
Era a primeira potncia na produo txtil e metalrgica; Utilizava a energia a vapor em larga escala; Possua a maior extenso de caminhos-de-ferro;

Controlava o comrcio internacional graas vasta frota mercante e ao sistema financeiro avanado;
Registava o maior crescimento demogrfico e urbano

Ao abrir o sculo XX a Inglaterra foi ultrapassada pelos EUA por no ter acompanhado a modernizao tecnolgica

A AFIRMAO DE NOVAS POTNCIAS

No decurso do sculo XIX, muitas foram as naes que encetaram a via industrializadora, tomando esta formas e ritmos diferentes. Para alm do caso de Inglaterra, os pases mais industrializados da Europa eram: a Frana, a Alemanha, a Sua e a Blgica. A nvel mundial salientavam-se: os Estados Unidos e o Japo. Certos pases tiveram uma industrializao mais lenta, tais como: a Rssia; a ustria-Hungria; a Itlia; Portugal e a Espanha.

Particularismos do processo de industrializao das principais potncias industriais 1. FRANA


Em Frana, o arranque industrial contou com vrios entraves:
-

Fraco poder de compra da sua populao; Abundncia de gua e de carvo de madeira, o que encorajava as formas de produo tradicionais; A sua economia dependia ainda de uma agricultura de subsistncia; Escassez de capital;

Isolamento dos mercados;


A concorrncia britnica; A crise econmica e poltica dos finais do sculo XVIII (Rer. Francesa)

A industrializao da Frana assentou na electricidade e na produo automvel. Apenas alcanou a etapa de maturidade na 1 dcada do sculo XX.

2. ALEMANHA

A etapa de arranque industrial (take-off) deu-se em meados do sculo XIX, cerca de 1840.

Sem passar pela etapa do txtil, os Alemes lanam-se decididamente na grande indstria, privilegiando os sectores do carvo, do ao e dos caminhos-de-ferro (a Alemanha ocupava o 2 lugar, a seguir Inglaterra, em extenso de rede ferroviria)
Vastos recursos mineiros.

A unificao alem (Zollverein) e a vitria sobre a Frana, em 1871, contriburam para acelerar o ritmo, desenvolvendo-se os sectores da qumica, da construo naval e da electricidade.
Administrao estatal autoritria e proteccionista. Estreita ligao entre a investigao cientfica e a indstria.

3. ESTADOS UNIDOS DA AMRICA


Em 1830 os Estados Unidos arrancam.

Abundncia de matrias-primas e recursos naturais (algodo, l, carvo, petrleo, gigantescas quedas-dgua) e de um vasto mercado interno; Concentrao empresarial (por exemplo, de empresas siderrgicas, dando origem USS United States Steel Corporation, lder da siderurgia mundial);

Arrancam os sectores energticos mais modernos: a electricidade e o petrleo;


Pouco depois a vez da indstria automvel, por exemplo o sucesso da Ford; No fim do sculo XIX, os Estados Unidos tornaram-se a 1 potncia industrial do mundo, posio consolidada com a 1 Guerra mundial.

4- JAPO
O Japo industrializou-se na 2 metade do sculo XIX, a partir de 1868. O imperador Mutsu-Hito lanou o pas na era do progresso: o Meiji:

Introduz reformas polticas e econmicas e abre o pas aos capitais e tcnicos estrangeiros; Financiou a criao de novas indstrias e apoiou a produo industrial (construo naval, seda, siderurgia) seguindo os modelos ocidentais; O Japo beneficiou de um intenso crescimento demogrfico, o qual forneceu mo-de-obra e consumidores indstria; Forte orgulho nacional que incutiu aos Japoneses o sentido da superioridade rcica relativamente aos demais povos asiticos.

Anda mungkin juga menyukai