Anda di halaman 1dari 18

E R I K S O N

Erikson - Biografia
Erik Erikson nasceu a 15 de Julho de 1902, em Frankfurt , Alemanha Filho de pais Dinamarqueses, mas abandonado nascena pelo pai, foi educado por Theodor Homburger, um pediatra Judaico-Alemo, que pensava ser o seu verdadeiro pai.

Em 1927, foi convidado a ser professor numa escola que se distinguia pelo seu estilo muito progressivo.
Erikson comeou a relacionar-se com a famlia Freud, com quem iniciou psicanlise e com quem ganhou o gosto do estudo da infncia. Em 1930 publicou o seu primeiro artigo

Erikson - Biografia
Em 1933, aps completar a sua formao como psicanalista, foi eleito para o instituto de psicanlise de Viena. Tambm em 1933 emigrou para os Estados Unidos onde iniciou a prtica da psicanlise infantil em Boston, associando-se faculdade de medicina de Harvard. Em 1938 deu inicio aos seus primeiros estudos sobre as influncias culturais no desenvolvimento psicolgico.

Erikson faleceu em Maio de 1994

Teoria Psicossocial do Desenvolvimento


Na opinio de Erikson, a energia que orienta o desenvolvimento psicossocial. Defende uma perspectiva psicodinmica que valoriza a interaco entre o meio social e a personalidade. O desenvolvimento evolui em oito idades, oito estdios psicossociais. Os primeiros quatro estdios decorrem no perodo de beb e da infncia, e os ltimos trs durante a idade adulta e a velhice. Erikson d especial importncia ao perodo da adolescncia, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta.

Teoria Psicossocial do Desenvolvimento


Cada estgio contribui para a formao da personalidade total. Como cada criana tem um ritmo cronolgico especfico, no se deve atribuir uma durao exacta a cada estdio. O ncleo de cada estdio uma crise bsica, que existe no s durante aquela idade especfica, mas tambm nas posteriores a nvel de consequncias, tendo razes prvias nas anteriores. A formao da identidade inicia-se nos primeiros quatro estdios, e o senso desta negociado na adolescncia evolui e influencia os ltimos trs estgios.

1 Idade: Confiana versus Desconfiana (0 18 meses)


Nesta idade a criana vai aprender o que ter ou no confiana, esta est muito relacionada com a relao entre o beb e a me. A confiana demonstrada pelo beb na capacidade de dormir de forma pacfica, alimentar-se confortavelmente e de excretar de forma relaxada. Devido confiana do beb e familiaridade com me, que adquire com situaes de conforto por ela proporcionadas, atinge uma realizao social, que consiste na aceitao em que ela pode ausentar-se e na

certeza que ela voltar.

1 Idade: Confiana versus Desconfiana (0 18 meses)


O beb ganha experincia no contacto com os adultos, aprendendo a confiar e a

depender deles, assim como a confiar em si mesmo.


A desconfiana a parte negativa deste estgio, que equilibrada com a segurana proporcionada pela confiana.

2 Idade: Autonomia versus Vergonha e Dvida (18 meses 3 anos)


Durante este estdio a criana vai aprender quais os seus privilgios, obrigaes e

limitaes. H por ela, uma necessidade de auto-controle e de aceitao do


controle por parte das outras pessoas, desenvolvendo-se um senso de autonomia. O versus negativo deste estdio a vergonha e a dvida quando perde o senso de auto-controle, os pais contribuem neste processo ao usarem a vergonha na represso da teimosia.

Vs

3 Idade: Iniciativa versus Culpa (3 6 anos)


Nesta fase a criana encontra-se nitidamente mais avanada e mais organizada tanto a nvel fsico como mental. a capacidade de planejar as suas tarefas e

metas a atingir que a define como autnoma e por consequncia a introduz nesta
etapa. No entanto este estdio define-se tambm como perigoso, pois a criana procura exaustivamente e de uma forma entusiasta atingir as suas metas que implicam fantasias genitais e o uso de meios agressivos a manipulativos para alcanar a essas metas.

4 Idade: Indstria versus Inferioridade (6 - 12 anos)


Nesta fase a criana necessita controlar a sua imaginao exuberante e dedicar a sua ateno

educao formal. Ela no s desenvolve um senso de aplicao como aprende as


recompensas da perseverana e da diligncia. O prazer de brincar, o interesse pelos seus brinquedos so gradualmente desviados para interesses por algo mais produtivo utilizando outro tipo de instrumentos para os seus

trabalhos que no so os seus brinquedos.


Tambm neste estdio existe um perigo eminente que se caracteriza pelo sentimento de inferioridade aquando da sua incapacidade de dominncia das tarefas que lhe so propostas pelos pais ou professor.

4 Idade: Indstria versus Inferioridade (6 - 12 anos)


Ao longo deste estdio da indstria desponta a virtude de competncia, isto

porque os estdios anteriores proporcionaram uma viso, embora que no muito


ntida, mas futura em relao a algumas tarefas. Nesta fase ela sente-se pronta para conhecer e utilizar os instrumentos e mquinas e mtodos para desempenhar o trabalho adulto, trabalho esse que implica responsabilidades como ir escola,

fazer as tarefas de casa, aprender habilidades, de modo a evitar sentimentos de


inferioridade.

A competncia, ento, o livre exerccio da destreza e da inteligncia na concluso de tarefas, no-prejudicado pela inferioridade infantil. (Erikson,Apud., Calvin S. Hall; Lindzey Gardner; John B. Campbell, 2000: p.172)

5 Idade: Identidade versus Difuso ou Confuso (12 18 anos)


Esta 5 idade localiza-se na adolescncia, puberdade, precisamente na idade em que na vertente positiva, o adolescente vai adquirir uma identidade psicossocial, isto , compreende a sua singularidade, o seu papel no mundo.

Neste estdio os indivduos esto recheados de novas potencialidades


cognitivas, exploram e ensaiam estatutos e papis sociais, devido sociedade fornecer este espao de experimentao ao adolescente. neste mbito que ressalta um dos conceitos eriksonianos que ajuda a conferir tanta relevncia a este estgio, ou seja, a prorrogao psicossocial.

5 Idade: Identidade versus Difuso ou Confuso (12 18 anos)


Um grande nmero de adolescentes, tem uma evoluo incompleta por terem entrado excessivamente rpido na vida adulta, sem um amadurecimento interior, que s poderia ter sido facultado por uma boa vivncia neste estdio e nos seus diferentes aspectos.

O versus negativo menciona os aspectos, sentimentos relacionados


confuso/difuso de quem ainda no se descobriu a si prprio, e no sabe o que pretende, tendo dificuldade em optar.

6 Idade: Intimidade versus Isolamento (18 - 30 anos)


nesta idade dos 18/20 aos 30 e tal anos, a qual o jovem almeja estabelecer relaes de intimidade com os outros e adquire a capacidade necessria para o amor ntimo. Este estdio caracteriza-se pelo facto de pela primeira vez o indivduo poder desfrutar de uma genitalidade sexual verdadeira, mutuamente com o alvo do seu amor. Tal situao deve-se realidade de que o indivduo nos estdios anteriores limitava-se procura da identidade sexual e a um anseio por intimidades efmeras. ento a idade de jovem adulto que, com uma identidade assumida, possibilita o estabelecer de relaes de intimidade com os outros, em que o amor a virtude dominante do universo, pois apesar de estar presente nos estdios anteriores, neste ganha nova textura. A fora do ego depende do parceiro com que est preparado para compartilhar situaes to peculiares como a criao de um filho, a ttulo exemplificativo.

6 Idade: Intimidade versus Isolamento (18 - 30 anos)


Os indivduos encaram a tarefa desenvolvimento mental de construir relaes com os outros numa comunicao profunda expressa no amor e nas relaes de

amizade.
A vertente negativa traduz-se no isolamento de quem no consegue partilhar afectos com intimidade nas relaes privilegiadas.

7 Idade: Generatividade versus Estagnao (30 - 60 anos)


um dos mais extensos estdios psicossociais e resume-se no conflito entre educar, cuidar do futuro, criar e preocupar-se exclusivamente com os seus interesses e necessidades. A generatividade denota a possibilidade de se ser criativo e produtivo em diversas reas da vida. Bem mais do que educar e criar os filhos representa uma preocupao com o contentamento das geraes seguintes, uma descentrao e expanso do Ego empenhado em converter o mundo num lugar melhor para viver, como tal, a generatividade representa o desejo de realizar algo que nos sobreviva. Se o desenvolvimento e descentrao do Ego no ocorre, ou seja, se se d o fracasso na expanso da generatividade, o indivduo pode estagnar, preocupar-se quase unicamente com o seu bemestar e a posse de bens materiais.

8 Idade: Integridade versus Desespero (aps os 65 anos)


A ltima idade do desenvolvimento psicossocial marcada por um olhar retrospectivo, que faz com que, ao aproximarmo-nos do final vida sentamos a necessidade de aquilatar o que dela fizemos, revendo escolhas, realizaes, opes e fracassos. A integridade indica que o indivduo considera positivo o seu percurso vital, ou seja, toma conscincia que a vida teve sentido e que foi feito o melhor possvel dadas as circunstncias e as suas capacidades. Reconcilia-se com a mgoa e a angstia, e encara a existncia como algo positivo.

Se o avaliamento da existncia negativa, se sentimos


que desaproveitamos o nosso tempo e no concebemos quase nada, existe o desejo de retroceder, de readquirir as oportunidades perdidas, de reformular opes e escolhas. Ao conjecturar que demasiado tarde, pode instalar-se o desgosto, a angstia, o pnico da morte.

Fim

Anda mungkin juga menyukai