Anda di halaman 1dari 23

DISTRIBUIO E ARMAZENAGEM

PROF FAUSTO

WMS Wharehouse Management System


(Sistema de Gerenciamento de Armazm)

SILVIO FREITAS RA: A1766E-8 - EP9P44


#

Roteiro

WMS Warehouse Managment System Etapas do processo de armazenagem Benefcios do uso do WMS na Cadeia de Suprimentos Exemplos de WMS existentes no mercado

Empresas que usam WMS


Concluso Referencial Bibliogrfico

O que um WMS

WMS a sigla para Warehouse Management

System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazm,


em portugus. WMS uma parte muito importante da cadeia de suprimentos, e fornece a rotao dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidao automtica e cross-docking para maximizar o uso do

espao nos armazns. (Donath, 2002, p. 134).

O que um WMS

O WMS tambm dirige e otimiza a disposio de "put-

away" ou colocao no armazm, baseado em


informaes de tempo real sobre o status do uso de prateleiras;

Mais especificamente dedicado Gesto de Armazns;


Busca automatizar e otimizar todas as atividades

operacionais e administrativas que envolvem o processo


de armazenagem; (Banzato, 1998).
#

WMS Warehouse Managment System

Como dissemos, o WMS parte do SCM, que auxilia o

gerenciamento da armazenagem.

Com um WMS operacional, significa que a empresa depende menos da experincia das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligncia para operar o todo o processo de armazenagem:

WMS Warehouse Managment System

Agendamento de recebimento (Atravs de informaes, mostra em qual horrio e local uma operao dever ser executada, realizando o clculo de recursos e tempo para aquela operao) Recebimento (Receiving) ( Nessa etapa, todos os volumes so conferidos, caso haja qualquer inconsistncia, ficar registrado em sistema) Endereamento (Storage Locations) ( Uma vez conferido, o sistema calcula os espaos disponveis e emite automaticamente etiquetas de cdigo de barras, que sero colocadas nos volumes a serem armazenados)

WMS Warehouse Managment System

Armazenamento (Put Away) ( Aps endereamento, o sistema indica quais equipamentos sero necessrios para realizar a operao e orienta atravs de endereos fsicos disponveis dentro do depsito ou centro de distribuio) Separao (Picking) ( A cada ordem de separao, o sistema indica onde est o item solicitado, indicando os equipamentos necessrios para a operao e orientando em qual endereo o produto dever ser retirado. A conferncia do endereo ocorre atravs da leitura do cdigo de barras fixado na estrutura, e do produto, na caixa ou volume do produto solicitado, antes do item ser levado para a rea de expedio.)

WMS Warehouse Managment System

Expedio (Vehicle Loading/Dispatch)(Na expedio, os itens separados so conferidos uma ltima vez, e colocados dentro de uma rea de confinamento, para embarque ao destino final. Na entrega de cada pedido, o sistema envia uma mensagem SMS atravs de equipamentos de dotados de tecnologia 3G informado que o item foi entregue.) Abastecimento de linhas de produo (Delivered) ( O abastecimento de linhas de produo tem como finalidade evitar que uma linha de produo deixe de funcionar por falta de um determinado item necessrio. No momento da programao da linha de montagem, o sistema calcula automaticamente a quantidade de itens necessrios e informa caso alguns deles seja insuficiente. O abastecimento automtico de linhas de produo evita que haja interrupes no programadas, reduzindo custos e aumentando a produtividade.)
#

WMS Warehouse Managment System

Redirecionamento de Carga (Cross Docking) pode ser essencial para sua eficincia e viabilidade, pois auxilia na sincronizao entre o recebimento e a expedio de mercadorias em outro veculo. Nesse processo, a carga no chega nem a ser estocada, a fim de ser entregue ao cliente imediatamente, ou o mais rapidamente possvel.

WMS Estoque Ideal do Cliente

Etapas do processo de armazenagem

Fonte: http://www.infomatics.co.in/wms.aspx
#

Estrutura do Armazm

Benefcios do uso do WMS

A correta implementao de um WMS permite obter uma

elevada confiabilidade e minimizar o risco por parte da


empresa. Estes dois fatores levam a (Tompkins et al., 1998, p. 684):

Eliminao de reclamaes por parte dos clientes; Otimizao do espao para armazenagem; Melhoria da produtividade; Vantagem competitiva; Controle de sada e entrada mercadorias; Controle de produo individual ou coletiva;
#

Custo da Implantao do WMS

O custo para se implantar um WMS em todos os setores que o englobam, fica entre 2,4 e 3,0 milhes de reais. O retorno do investimento vem em aproximadamente 3 anos, ou seja, 36 meses aps a implantao da ferramenta. Existem WMS mais em conta, mas com menos recursos disponveis e com menos robustez para suportar grande volume de dados, transaes e pincipalmente fornecer relatrios gerenciais confrontando dados do Centro de Distribuio, Clientes e Indstria.

Exemplos de WMS existentes no mercado

Empresas que usam WMS

Fonte: Computerworld - Edio 406

DEMONSTRAO

WMS Consulta por N.F.

WMS Cadastro N.F.

WMS Visio - Relatrios

Concluso

Sistemas de Informao, como o WMS, so ferramentas extremamente importantes para a gesto eficiente da cadeia de suprimentos, principalmente no que tange a gesto da armazenagem. O WMS permite economia de tempo e custo nos processos de gerenciamento de armazenagem, ao possibilitar o atendimento das demandas dos clientes de forma rpida, legalizada e precisa. Existem vrios WMS no mercado, cada empresa deve procurar aquele que melhor se adeque a sua necessidade.

Referencial Bibliogrfico

BANZATO, Eduardo. Warehouse Management System - WMS. SO PAULO: IMAM, 1998. 97 pp. DONATH, Bob, ed. - The IOMA handbook of logistics and inventory management [Em linha]. Nova Iorque: John Wiley & Sons, 2002. [Consult. 3 Abr. 2008]. Disponvel em WWW: <URL:http://books.google.com/books?id=G8E5bMwTrBQC&hl=ptPT>. ISBN 978-0-471-44293-6 http://www.infomatics.co.in/wms.aspx

LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de Informao Gerenciais. 5 edio. So Paulo: Person Brasil, 2003.
TURBAN, Efraim; RAINER, Rexz Kelly; POTTER, Richard E. Administrao de Tecnologia da Informao Teoria e Prtica. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

GOMES, Carlos; RIBEIRO, Priscilla. Gesto da Cadeia de Suprimentos Integrada Tecnologia da Informao. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

DISTRIBUIO E ARMAZENAGEM

PROF FAUSTO

WMS Wharehouse Management System

(Sistema de Gerenciamento de Armazm)

ENGENHARIA DE PRODUO MECNICA SILVIO FREITAS RA: A1766E-8 - EP9P44


#

Anda mungkin juga menyukai