Anda di halaman 1dari 27

Contrato de Emprego

Caractersticas, requisitos formadores, elementos e nulidades

Caractersticas do Contrato de Emprego

I - Caractersticas: De direito privado: os contratantes se colocam em mesmo p de igualdade JURDICA (e no econmica!); Intuitu Personae em relao ao empregado: pessoal em relao ao empregado. Obrigao personalssima, decorrente da confiana que emerge do contrato;

Caractersticas do Contrato de Emprego

Sinalagmtico: dele resultam obrigaes contrrias e equivalentes; Consensual: a lei, em regra, no exige forma especial para sua validade, bastando o consenso das partes; De trato sucessivo A relao de trabalho contnua, durvel (Princpio da Continuidade da relao de emprego);

Caractersticas do Contrato de Emprego

Oneroso: prestao de trabalho corresponde a contraprestao de salrio; Alteridade: a prestao de servios faz-se por conta alheia, ou seja, o risco do resultado sob o nus de quem contratou o empregado e no do prestador de servios.

Formao do Contrato de Emprego

II Formao do Contrato de Emprego: Elementos Essenciais: Agente capaz: a capacidade a aptido para adquirir direitos e contrair obrigaes. Constitui pressuposto dos atos jurdicos. No Direito do Trabalho, a capacidade absoluta adquire-se aos 18 anos completos; entre os 14 e 18 anos, as pessoas so relativamente capazes; e, os menores de 16 anos so absolutamente incapazes.

Formao do Contrato de Emprego


PS.: Menor e Jovem aprendiz = 14 a 24 anos (incompletos). Portanto, o menor de 16 anos, que no esteja na condio de menor aprendiz, reputase absolutamente incapaz uma vez que no pode trabalhar. PS.: O menor entre 16 e 18 anos pode trabalhar mediante autorizao do representante legal; pode assinar recibos de salrios mas no pode assinar quitao pelo recebimento de indenizao.

Formao do Contrato de Emprego

Idoneidade do objeto: o contrato de emprego no pode ter um objeto que seja contrrio lei, moral, aos princpios de ordem pblica e aos bons costumes. Portanto, na hiptese do objeto do contrato de emprego constituir atividade ilcita, criminal ou contrria aos bons costumes, ser nulo de pleno direito, por falta ou defeito de um dos elementos jurdicos-formais do contrato (art. 104 do CCB).

Formao do Contrato de Emprego


De toda feita, no que concerne ao objeto do contrato, h, ainda, algumas outras nuances a serem analisadas, tais como: a - ) possibilidade fsica do objeto: o negcio jurdico h de ter um objeto fsica ou materialmente possvel, no momento de sua constituio, viabilizando a sua realizao pelas partes. Ex.: o empregado trabalhar na estrela SOL; construir um prdio de 30 andares em 15 dias; etc.

Formao do Contrato de Emprego


b - ) determinao do objeto: caso o objeto do
contrato no seja determinvel, ele invlido, pois no possui todos os elementos necessrios para determinar o seu objeto. Por isso o contrato deve especificar o gnero, a espcie, a quantidade ou as caractersticas individuais. Ex.: se o empregado contratado para construir algo, deve o empregador especificar o que ser construdo, com que material, em que horrio e quais as ferramentas.

Formao do Contrato de Emprego


Portanto, de suma relevncia que se compreenda a diferena existente entre o trabalho proibido e o trabalho ilcito, pois no caso de atividade proibida, o contrato, embora nulo, produz efeitos, devendo o empregado receber salrios e outros benefcios; ao passo que, no caso de atividade ilcita, o contrato no produz efeitos.

Formao do Contrato de Emprego


O trabalho ILEGAL/PROIBIDO, aquele que a lei impede seja exercido por determinadas pessoas ou em determinadas circunstncias, uma vez que seu objeto proibido.
Ex.: o menor de 18 anos que trabalha em horrio noturno/insalubre/perigoso ou prejudicial sua formao moral; trabalho contnuo que demande fora muscular da empregada mulher superior a 20 kg; etc.).

Formao do Contrato de Emprego


O trabalho ILCITO, aquele objeto do contrato que constitui atividade ilcita, criminal ou contrria aos bons costumes, sendo, consequentemente, nulo de pleno direito (art. 104 CC). So alguns exemplos mais comuns: - o apontador de jogo de bicho (OJ 199 SDI-I/TST); - o mdico que faz aborto ilegal em clnicas; - a prostituta em casa de lenocnio; - o vendedor de produto receptado.

Formao do Contrato de Emprego

Forma prescrita ou no defesa em lei: a rigor, no h forma prescrita em lei. Vide artigo 442 da CLT.
Elementos Acidentais: condio e termo.

Prova do Contrato de Emprego

III Prova do Contrato de Emprego: todos os meios de prova admitidos em Direito!

CTPS: as anotaes feitas na CTPS do empregado geram uma presuno iuris tantum em relao ao empregado e, prova absoluta ( juris et juris ) em relao ao empregador, j que eqivale a uma CONFISSO!!!

Prova do Contrato de Emprego


No entanto, esse valor probante das anotaes da CTPS pode ser anulado nos mesmos casos em que a lei admite seja retratada a confisso, ou seja, quando haja erro, dolo, coao, violncia. PS.: No valer a anotao feita em nome do empregador por quem no tinha poderes para tanto.

A Nulidade do Contrato de Emprego

IV A Nulidade do Contrato de Emprego: ocorre nas mesmas hipteses do artigo 166 do CCB. O contrato de emprego tambm nulo, quando concludo com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar as normas de proteo ao trabalho (Artigo 9 da CLT).

A Nulidade do Contrato de Emprego

Mas, quais so os EFEITOS DA NULIDADE?


No Direito Comum, se a nulidade atinge o contrato, o resultado seria a produo da dissoluo da relao. E, a princpio, a nulidade retroage ao instante de sua formao. Como consequncia, no Direito Comum, as partes se devem restituir tudo o que receberam, devem voltar ao status quo ante, como se nunca tivessem contratado.

A Nulidade do Contrato de Emprego


Contudo, o Contrato de Emprego um contrato de trato sucessivo e, evidentemente, no pode o empregador devolver ao empregado a fora de trabalho que este executou em virtude de um contrato nulo. Assim, no possvel aplicar-se o Princpio retroativo da nulidade.

A Nulidade do Contrato de Emprego


Da por que os salrios pagos no devem ser restitudos. E se no foram pagos? Deve ocorrer o pagamento eis que ningum pode enriquecer-se sem causa, em detrimento de outrem. Portanto,em havendo a prestao do trabalho - ainda que com base em um contrato nulo -, o salrio h de ser pago, afinal, a prestao de servios do empregado tem, natureza infungvel, ou seja, no pode ser "restituda".

A Nulidade do Contrato de Emprego

A Nulidade, em decorrncia da ILICITUDE DO OBJETO - a menos que o empregado tenha agido de boa-f, ignorando o fim a que se destinava o servio -, no acarretar o pagamento da prestao de servios realizada.

A Nulidade do Contrato de Emprego

Bases principiolgicas da Teoria das Nulidades no Direito do Trabalho:

Princpio da irretroatividade das nulidades: no pacto laboral, mantm-se todas as repercusses materiais pertinentes ao contrato, at o momento em que for declarada, pela autoridade judicial, a nulidade. A nulidade produz efeitos a partir de sua decretao - no h retroao;

A Nulidade do Contrato de Emprego

Princpio do no enriquecimento sem causa: invivel a soluo civilista clssica em situaes de nulidade absoluta em que o trabalho j foi prestado, sob pena de autorizar o enriquecimento sem causa e ilcita do tomador de servios;

A Nulidade do Contrato de Emprego

Impossibilidade de restituio das partes ao status quo ante: no possvel conferir-se retroatividade nulidade decretada, pois o trabalho, como energia desprendida, NO PODE SER RESTITUDO AO SEU PRESTADOR.

Obrigaes decorrentes do Contrato de Emprego

V Obrigaes decorrentes do Contrato de Emprego: Para ambas as partes:

Princpio da Execuo de Boa-F = constitui a base da sistemtica jurdica em matria de Contratos (Art. 85 CCB). um princpio de carter BILATERAL! Portanto, cada contratante obrigado a levar outra parte toda a ajuda necessria para assegurar a execuo de boa-f do contrato. proibido o desinteresse de uma das partes pela outra.

Obrigaes decorrentes do Contrato de Emprego

Para o Empregado: trabalhar, observando o seguinte: Dever de Diligncia = importa na obrigao de dar, na prestao do trabalho, aquele rendimento qualitativo e quantitativo que o empregador pode esperar. Dever de Obedincia = trata-se da prestao de servio SUBORDINADO, todavia, isto limita-se aos aspectos unicamente contratuais.

Obrigaes decorrentes do Contrato de Emprego

Dever de Fidelidade = decorre do carter fiducirio da relao, traduzindo-se num sentido de lealdade do empregado no s em relao pessoa do empregador, mas ao prprio empreendimento em que colabora.
Ateno: a fidelidade tambm expresso de boa-f com que deve ser executado o Contrato de Emprego e se manifesta, principalmente, pela proibio de difundir notcias que possam implicar dano moral ou patrimonial ao empregador e a empresa, assim como de praticar atos de concorrncia atividade econmica do empregador.

Obrigaes decorrentes do Contrato de Emprego

Para o Empregador:
Dever de pagar salrio; Dever de dar trabalho; Dever de respeitar personalidade moral do empregado na sua dignidade de pessoa humana, afinal, diligncia, obedincia e fidelidade do empregado preciso que corresponda a compreenso do empregador de que seu empregado uma criatura humana dotada de crebro e de corao e no uma mquina.

Anda mungkin juga menyukai